Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 8 de julho de 2008

Não Alinhados iniciam conferência de Informação





2 DE JULHO DE 2008 - 13h46


O Movimento de Países Não Alinhados inicia nesta terça-feira (20) em Isla Margarita, na Venezuela, a análise e a busca de novos mecanismos de comunicação para enfrentar de forma conjunta os desafios da manipulação mediática que enfrentam vários deles.


Por Miguel Lozano, para a agência Prensa Latina



A 7.ª Conferência de Ministros de Informação de países Não Alinhados, realizada entre 2 e 4 de julho, conta com a presença de aproximadamente 90 delegações dos 117 países membros, expressão do interesse levantado pelo tema do encontro.

.

Fontes do comitê organizador disseram à Prensa Latina que 45 dessas delegações confirmaram sua presença a nível ministerial, enquanto o restante estará presente com outros funcionários diplomáticos na reunião da ilha caribenha venezuelana de Margarita.

.

O encontro aborda a necessidade de estabelecer uma nova ordem de comunicação mundial que apóie processos de integração e estabelecimento de um mundo multipolar, como defende o movimento.

.

Algumas das propostas, segundo adiantaram as fontes, incluem a criação de uma rede entre os centros de produção de conteúdos e a expansão de iniciativas latino-americanas como a Telesur e a Radiosur.

.

Outro dos elementos é o impulso dos meios comunitários para enfrentar o predomínio das grandes empresas, experiência que na Venezuela se manifesta com a criação de quinhentos veículos, sejam impressos, ou emissoras de rádios e televisão alternativas.

.

A realização do encontro na Venezuela tem também grande significado para as autoridades do país sul-americano, que denunciaram em reiteradas ocasiões a existência de uma campanha de descrédito organizada pelos Estados Unidos.

.
Agência Prensa Latina
.
in Vermelho
.
.

Sem comentários: