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sexta-feira, 20 de março de 2009

Mulheres articulam rede para mudar imagem da mulher na mídia



20 DE MARÇO DE 2009 - 16h59


Mulheres articulam rede para mudar imagem da mulher na mídia


De 12 a 15 de março foi realizado, em São Paulo, o seminário “O controle social da imagem da mulher na mídia”. A atividade foi organizada pela articulação Mulher e Mídia, da qual participam 25 entidades, com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo federal. “O objetivo é criar uma grande rede para interferir no legislativo, executivo e judiciário, pressionando os poderes para fiscalizar o uso da imagem feminina”, disse Valmíria Guida, do Coletivo de Mulheres Ana Montenegro.


“A ausência da imagem e da voz de um Brasil plural, multicultural e multi-étnico faz com que a maioria das mulheres brasileiras não se reconheça na TV. (...) É constante na grade de programação a espetacularização e interpretação da ‘realidade’ segundo uma visão única e conservadora, o modelo inalcançável e impositivo de beleza”, explica a justificativa do evento.


Entre as diversas mídias, a televisão foi escolhida como principal foco de análise “por ser o principal meio de comunicação e entretenimento e veiculação de valores em nossa sociedade”.


Para Valmíria, além das mesas e oficinas, o encontro foi bastante enriquecedor pela articulação e troca de experiências entre as mulheres de todo o país. Ela contou que a idéia do encontro é montar uma rede de feministas para cobrar o controle social da imagem da mulher na mídia.


“As protagonistas das novelas são sempre frágeis, indefesas, apaixonadas, submissas, e muito bonitas, de acordo com o padrão passado pela mídia. E é uma beleza impossível para a maioria das mulheres, porque depende de bens materiais que são inacessíveis a muitas. É difícil a mulher deixar de ser objeto sexual em um sistema mercantilista, que transforma tudo em mercadoria”, afirma Valmíria.


Fonte: Núcleo Piratininga de Comunicação

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in Vermelho 2009.03.20

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