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sexta-feira, 20 de março de 2009

Crise econômica ameaça sobrevivência dos jornais gratuitos





20 DE MARÇO DE 2009 - 16h30

Crise econômica ameaça sobrevivência dos jornais gratuitos


No nascimento da onda mundial de jornais gratuitos, a aposta era a de que eles fariam os impressos pagos perderem espaço. Agora, no entanto, a previsão precisa ser revista após a chegada da crise mundial. Notícia do Financial Times, repercutida pelo Valor Econômico, diz que grupos jornalísticos enfrentam dificuldades em toda a Europa, com a recessão e a ida de anunciantes para a internet.


Como salvar jornais que vivem de publicidade?

Para Sly Bailey, executiva-chefe da Trinity Mirror — que publica mais de 110 títulos distribuídos gratuitamente pelo Reino Unido —, jornais de publicação gratuita estão em especial perigo. “Os jornais gratuitos estão nas trincheiras da linha de frente desta guerra, simplesmente porque têm como receita apenas a publicidade.”


A Metro Internacional, maior editora de jornais gratuitos no mundo, anunciou em fevereiro planos para a emissão de ações com direito preferencial de subscrição. A reviravolta ocorreu depois de a companhia admitir que não honrou suas dívidas e não tem capital de giro suficiente para o próximo ano.


Controlado por capital sueco, o Metro circula em 22 países com 81 edições e é lido por mais de 18 milhões de pessoas. A empresa está tentando levantar cerca de US$ 65 milhões, através do lançamento de ações para seus acionistas. No final do mês passado, a companhia anunciou ter sido abordada para vender suas operações. As operações dos jornais do grupo na Espanha, onde detinha 100% do negócio, já foram suspensas.


O Trinity Mirror e o rival Johnston Press, ambos do Reino Unido, que publicam cerca de 230 jornais gratuitos, divulgaram resultados decepcionantes nos últimos meses. Somente a receita da circulação de seus jornais pagos tiveram aumento. Para o analista Simon Baker, do banco Credit Suisse, a demanda permanece relativamente forte para os grupos de jornais regionais na Europa. segundo ele, o que realmente está afetando o setor é a publicidade.


''A verdadeira solução para os jornais é aumentar o preço de capa para alcançar um novo equilíbrio que reflita melhor o balanceamento entre os consumidores que realmente querem ler seu conteúdo — e eles realmente querem — e o declínio da demanda publicitária'', diz Baker. “Obviamente, para uma editora de jornais regionais na qual os periódicos gratuitos eram o modelo de negócios, este é um desafio fundamental.”


Da Redação, com informações do AdNews e do Valor Econômico

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in Vermelho 2009.03.20

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