Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 9 de dezembro de 2012

Patinhas: Um pato poupadinho há já 65 anos

JN


Personagem foi inspirada em Ebenezer Scrooge, de "Um conto de Natal", de Charles Dickens Tio Patinhas surgiu em 1947,na revista "Four Colour Comics", sob o nome Scrooge McDuck

Publicado em 2012-12-02

F. CLETO E PINA

Patinhas: Um pato poupadinho há já 65 anos
Tio Patinhas faz anos

Scrooge McDuck, aliás, o Tio Patinhas, fez a sua estreia nos quadradinhos em dezembro de 1947, como criação de Carl Barks. Antipático e pouco sociável, já era "o pato mais rico do Mundo".

Essa primeira aventura, intitulada "Christmas on Bear Mountain" (Natal na Montanha do Urso), integrou a revista norte-americana "Four Colour Comics" #178, publicada pela Dell Comics. Com 20 páginas, tinha sido escrita e desenhada por Barks em julho daquele ano, estando o mais célebre "desenhador dos patos" longe de imaginar o êxito da nova personagem.

Se, em termos de temperamento - egoísta, amargo, desagradável, solitário -, Patinhas já estava próximo do que lhe conhecemos, em termos físicos, apresentava algumas diferenças, nomeadamente óculos com aros e barba em vez das (agora) tradicionais patilhas.

Nessa BD, tudo começa quando o Pato Donald e os seus sobrinhos recebem um convite de um tio rico - que, aparentemente, desconheciam - para passar o Natal com ele nas montanhas. Aceitam de imediato, desconhecendo que ele pretende disfarçar-se de urso e divertir-se às suas custas, o que dará origem a algumas peripécias divertidas com peles de urso e ursos de verdade.

Apesar de avarento, o Tio Patinhas, inspirado em Ebenezer Scrooge, de "Um conto de Natal", de Charles Dickens, fez sucesso e tornou-se personagem recorrente das aventuras dos patos Disney.

Escocês de gema
"A saga do Tio Patinhas", espécie de biografia oficial escrita e desenhada pelo norte-americano Don Rosa a partir das várias histórias de Barks, localiza o seu nascimento em 1867, em Glasgow (que o fez cidadão honorário em 2007), na Escócia (daí a sua avareza). Nela, conta o percurso de Patinhas desde um pequeno engraxador até se tornar o multimilionário homem de negócios mundialmente famoso, depois de ter sido barqueiro, vaqueiro, pesquisador de ouro, mineiro em África, caçador de tesouros e muito mais. Tendo enriquecido à custa do seu trabalho, tornou-se dono de grande parte da cidade de Patópolis, possui uma enorme caixa-forte cheia de dinheiro, no qual adora mergulhar e nadar, e explora ao máximo os que o rodeiam, especialmente Donald.

Como não podia deixar de ser, a sua enorme fortuna atrai muitos indesejáveis, com os terríveis irmãos Metralha (igualmente criados por Barks, quatro anos mais tarde) à cabeça. Outra ameaça recorrente é a Maga Patalógica, que pretende transformar num amuleto a famosa moedinha n.º1, a primeira que Patinhas ganhou a trabalhar e que desde sempre guarda. Entre os seus ódios de estimação, contam-se os também milionários Patacôncio e MacMonei.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Donald Duck
Christmas on Bear Mountain

Natal Nas Montanhas

http://coa.inducks.org/story.php?c=W+OS++178-02#scans

Itália, TG 677
Itália, TL 455


***
Holanda, DD1974-50
Holanda, DD1974-51
***
Alemanha, TGDDZ 43
Iugoslávia, MZS 687
***
Estados Unidos, DDAD 9
Alemanha, BLDD 8


***
Espanha, YTGS 1
França, JM 1852

Sem comentários: