Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Tecnologia ataca roubos de carros


Inter Slide Informação é tratada num centro próprio

Informação é tratada num centro próprio
20 Fevereiro 2009 - 00h30







Segurança: ACP mostra ferramenta de combate ao carjacking

* João C. Rodrigues

Numa altura em que os números relativos ao carjacking não param de crescer em Portugal – de acordo com dados do Gabinete Coordenador de Segurança, só no primeiro semestre de 2008 registou-se uma subida de 55% (307 casos participados) – a solução para o problema vem da África do Sul. Uma parceria entre a empresa Cartrack e o Automóvel Clube de Portugal (ACP) vai permitir instalar nos veículos um sistema de localização e monitorização por GPS e rádio frequência que possibilita, entre outras valências, a imobilização remota do veículo.



Os responsáveis da empresa sul-africana – que detém naquele país uma taxa de recuperação de automóveis roubados na ordem dos 93% – garantem que o sistema "é o mais completo do mercado, pois acrescenta à localização por GPS um sistema de localização por rádio frequência. Indispensável caso o GPS seja retirado ou o carro escondido num parque subterrâneo", diz Zak Calisto, presidente da Cartrack.


O sistema, que também está disponível para não-sócios do ACP, e os protocolos assinados pela empresa sul-africana prevêem ainda que, em caso de roubo, sejam enviados dois seguranças privados para prestar assistência no local e um helicóptero que ajudará as autoridades competentes a localizar e recuperar os veículos.


Actualmente existem no mercado outros sistemas concorrentes, como os propostos pela Imob e InoSat, que funcionam apenas com recurso à localização por GPS.


"Temos essa experiência na África do Sul. Os ladrões sabem que ao retirar o GPS do carro não são localizados. E é aí que precisamos da rádio frequência", garante Zak Calisto. O objectivo é atingir os cem mil clientes ainda este ano.

.
.
in Correio da Manhã 2\009.02.20
.
.

Sem comentários: