Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Fachada do Cine Astor corre risco de demolição (Brasil)

Notícias
22/08/2007 - Clipping Cultural
Fachada do Cine Astor corre risco de demolição

Construção foi inaugurada no início da década de 20



Depois de tombada como patrimônio cultural do município, a fachada do prédio que abrigou o Cine Astor pode ser demolida. A intenção da Prefeitura de Porto Alegre se deve à deterioração provocada pelo tempo e pela perda das característias originais. Fechado em 1993, do prédio, na av. Benjamin Constant, só resta a fachada, que, pela falta de cuidado, corre o risco de desabamento. Nenhuma decisão, porém, deverá ser tomada antes de uma consulta à população.
.
Diante da situação, a Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epahc) e o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico iniciam o debate sobre o futuro da construção, inaugurada no início da década de 1920, sendo considerado um dos maiores cine-teatros da Capital. O Astor era um dos símbolos do cinema de bairro da cidade, mas, após a desativação, ficou abandonado. A fachada do prédio perdeu suas características com algumas alterações, segundo o diretor da Epahc, Osório Queiroz Júnior. “Existe o risco de desabamento. É preciso rever o processo de tombamento e avaliar se a fachada pode ser considerada ou não um patrimônio cultural”, destaca.
.
Uma das possibilidades seria a implantação de um novo espaço no local que tivesse ligação com o cinema. “Essa referência cultural poderia acontecer, por exemplo, com uma nova construção”, salienta. A idéia é realizar uma audiência pública sobre o assunto, que pretende ouvir os moradores, sobretudo do bairro Floresta, e o proprietário do prédio. O tombamento como patrimônio histórico impede a demolição, medida que dependeria de consenso para ocorrer.
.
Foto: Antônio Sobral

Fonte: Correio do Povo, p. 03 - 19/08/2007.
.

Sem comentários: