Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Guernica





Guernica - Marcelo Ortiz
Publicado em artes e letras por bjr em 22 mar 05:30 PM
Obvious - um olhar mais demorado

A 26 de Abril de 1937, durante a guerra civil espanhola, a aldeia de Guernica foi atacada e practicamente destruida pela Legião Condor da Luftwaffe, inspirando uma das mais famosas pinturas de Pablo Picasso. Devido ao horror das quase 1600 mortes originadas pelo bombardeamento, esta obra que já estava a ser efectuada pelo artista, recebeu então o nome desta aldeia, nascendo e perpetuamdo-se Guernica.

.

Também com base nesta pintura, o Paulista Marcelo Ricardo Ortiz criou uma animação a 3D tremendamente bela e interessante. A proposta, com base na representação de uma figura de Guernica, é a de percorrer algumas obras marcantes de alguns artistas. Van Gogh, Salvador Dali e Escher estão lá, numa dinâmica e harmonia fora do vulgar. Especial atenção à sequência final, quase hipnótica , da passagem de um dos desenhos de Escher para a finalização notável em Guernica.

http://www.youtube.com/watch?v=cSdXZr2_D3A

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro, parabéns pelo blog. Se calhar, um link referente relativamente a proveniência do artigo não ficaria mal... (http://blog.uncovering.org/archives/2007/03/guernica_marcel_1.html).