Discurso de Lula da Silva (excerto)

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sábado, 7 de maio de 2011

“Imagens do Vinho do Porto: Rótulos e Cartazes”

Vinho do Porto


Abril 30, 2010


Acho piada quando o meu pai diz que o vinho do Porto (e a VistaAlegre) são dos poucos produtos que nos promovem no estrangeiro. Em termos de desenho, as embalagens e tudo o que se refere à promoção do vinho do porto pode ser analisado com uma evolução. As suas representações, demonstram a mentalidade de cada época e a forma como viam o produto “vinho”.
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“Os rótulos do Vinho do Porto revelam (ainda) algumas curiosidades em torno deste produto identitário de uma região. … o Vinho do Porto é apresentado como um produto com propriedades terapêuticas, algo bem diferente das actuais campanhas anti-álcool».
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O vinho era embalado especificamente para as farmácias, onde era vendido como um tónico regenerante, indicado para astenias, depressões, problemas estomacais e outros males do corpo. «Algumas versões eram reforçadas com carne, o que o tornava mais nutritivo», acrescenta.
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Numa outra variante terapêutica era adicionado quinino, os chamados vinhos quinados recomendados na profilaxia da febre-amarela. Neste caso pretendia-se atingir os mercados tropicais, onde as temperaturas elevadas certamente não convidavam ao consumo de um vinho com um elevado grau alcoólico».
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Não foi com intenção e nem sabia da exposição do museu do Douro, antes de ir pesquisar sobre este assunto, mas o facto é que está a decorrer neste local uma exposição intitulada “Imagens do Vinho do Porto: Rótulos e Cartazes”, bastante interessante.
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” Revelar o processo publicitário de um produto nacional ao longo dos anos é um dos objectivos da mostra que, do Peso da Régua, onde se situa o museu, seguirá para Gaia, assim como outras localidades da região duriense. Uma exposição que estará também patente em Lisboa. Natália Fauvrelle, coordenadora dos Serviços de Museologia, fala sobre esta iniciativa. O discurso da exposição ‘Imagens do Vinho do Porto’ centra-se em torno das imagens publicitárias produzidas para este produto até à primeira metade do século XX. Os rótulos e cartazes servem de mote para mostrar diferentes linguagens de comunicação que as empresas do Vinho do Porto adoptaram, que vão desde um estilo que recorre às emoções e evoca factos apelativos para o consumidor até se centrar nas características mais técnicas de cada vinho», diz.”
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“As imagens em rótulos colados nas garrafas e os cartazes de publicidade deixam perceber a evolução quanto a estratégias de mercado, mas também das técnicas de impressão, cores, formatos e suportes. «A exposição aborda a imagem do Vinho do Porto a partir das linguagens de comunicação, que não está ainda muito estudado, em parte porque as fontes são escassas. Deste modo, acabamos por juntar estudos parcelares sobre a garrafa e sobre a publicidade para conseguir contar uma história», conta Natália.”
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“No século XIX, D. Antónia Ferreira foi uma das primeiras produtoras de vinho a apostar na qualidade e mensagem do rótulo das garrafas. Segundo a nossa entrevistada, D. Antónia teve mesmo o cuidado de escolher uma gráfica francesa para fazer a impressão.
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A mensagem transmitida é sobretudo de confiança e de qualidade: se no início do século tal imagem era dada pela quantidade de medalhas que um vinho recebia, hoje essa garantia é dada ao consumidor pela assinatura do enólogo ou pelas características do vinho», remata Natália.”
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Segundo Francisco Providência, comissário da exposição, esta “relata uma sequência de acontecimentos e de formas que traduzem a evolução teórica das estratégias que subjazem à sua afirmação global. Olhando para as suas embalagens, rótulos e/ou cartazes impressos, até à primeira metade do século XX, verificamos a adopção de diferentes estratégias de persuasão visual que mais não são do que a tentativa de superação da experiência organoléptica do vinho, pela sua representação visual».”
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Vinho do Porto - As histórias que rótulos e cartazes contam

Apelar às emoções, revelar características técnicas ou mesmo propriedades terapêuticas são mensagens que, ao longo de décadas, se têm inscrito nos rótulos e cartazes do Vinho do Porto. O Museu do Douro patenteia em exposição preciosismos da publicidade e marketing.

Sara Pelicano | quinta-feira, 25 de Março de 2010


«Imagens do Vinho do Porto: Rótulos e Cartazes» é o nome da exposição patente no Museu do Douro. Revelar o processo publicitário de um produto nacional ao longo dos anos é um dos objectivos da mostra que, do Peso da Régua, onde se situa o museu, seguirá para Gaia, assim como outras localidades da região duriense. Uma exposição que estará também patente em Lisboa.

Natália Fauvrelle, coordenadora dos Serviços de Museologia, fala sobre esta iniciativa. «O discurso da exposição ‘Imagens do Vinho do Porto’ centra-se em torno das imagens publicitárias produzidas para este produto até à primeira metade do século XX».


«Os rótulos e cartazes servem de mote para mostrar diferentes linguagens de comunicação que as empresas do Vinho do Porto adoptaram, que vão desde um estilo que recorre às emoções e evoca factos apelativos para o consumidor até se centrar nas características mais técnicas de cada vinho», diz.


As imagens em rótulos colados nas garrafas e os cartazes de publicidade deixam perceber a evolução quanto a estratégias de mercado, mas também das técnicas de impressão, cores, formatos e suportes. «A exposição aborda a imagem do Vinho do Porto a partir das linguagens de comunicação, que não está ainda muito estudado, em parte porque as fontes são escassas. Deste modo, acabamos por juntar estudos parcelares sobre a garrafa e sobre a publicidade para conseguir contar uma história», conta Natália.


No século XIX, D. Antónia Ferreira foi uma das primeiras produtoras de vinho a apostar na qualidade e mensagem do rótulo das garrafas. Segundo a nossa entrevistada, D. Antónia teve mesmo o cuidado de escolher uma gráfica francesa para fazer a impressão.


«A mensagem transmitida é sobretudo de confiança e de qualidade: se no início do século tal imagem era dada pela quantidade de medalhas que um vinho recebia, hoje essa garantia é dada ao consumidor pela assinatura do enólogo ou pelas características do vinho», remata Natália.

Vinho terapêutico

Os rótulos do Vinho do Porto revelam ainda algumas curiosidades em torno deste produto identitário de uma região. Natália Fauvrelle conta que «no decorrer da investigação para preparar a exposição, encontrámos um grupo de rótulos muito interessante, em que o Vinho do Porto é apresentado como um produto com propriedades terapêuticas, algo bem diferente das actuais campanhas anti-álcool».


O vinho era embalado especificamente para as farmácias, onde era vendido como um tónico regenerante, indicado para astenias, depressões, problemas estomacais e outros males do corpo. «Algumas versões eram reforçadas com carne, o que o tornava mais nutritivo», acrescenta.


«Numa outra variante terapêutica era adicionado quinino, os chamados vinhos quinados recomendados na profilaxia da febre-amarela. Neste caso pretendia-se atingir os mercados tropicais, onde as temperaturas elevadas certamente não convidavam ao consumo de um vinho com um elevado grau alcoólico». 


O Museu do Douro tem vindo a inventariar, estudar, divulgar e preservar os diferentes tipos de património associados à Região Demarcada do Douro.
Autor: Museu do Douro

A exposição inclui rótulos e cartazes originais, bem como reproduções ampliadas, que darão origem a um catálogo.
Autor: Museu do Douro

O Vinho do Porto adoptou em alguns rótulos uma comunicação que recorre às emoções e evoca factos apelativos.

Autor: Museu do Douro




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EXPOSIÇÃO IMAGENS DO VINHO DO PORTO | RÓTULOS E CARTAZES

Edição:PCF -  Data:20/02/010 - Hora:17:52
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Com esta exposição, o Museu do Douro cumpre mais uma vez a sua missão de inventariar, estudar, divulgar e preservar os diferentes tipos de património associados à Região Demarcada do Douro e ao seu maior produto: o vinho do Porto. Rótulos e cartazes são elementos essenciais da imagem deste produto ícone no país e além fronteiras.


Para a presidente da Fundação Museu do Douro, Elisa Péres Babo, “o marketing e a comunicação reforçam a sua importância na consolidação de complexas estratégias institucionais, empresariais ou sociais, o Museu do Douro aproveita a sua relação particular com o sector empresarial dos vinhos do Douro e Porto para, através de uma revisitação de diversos rótulos de vinho do Porto, difundir múltiplas formas e conteúdos criativos produzidos”. A exposição permanecerá até ao dia 2 de Maio (inclusive).O design de embalagens, rótulos e cartazes de vinho do Porto desde cedo desempenhou um papel importante na construção da imagem deste produto. Na óptica de Francisco Providência, Comissário da exposição, a história das embalagens do vinho do Porto “relata uma sequência de acontecimentos e de formas que traduzem a evolução teórica das estratégias que subjazem à sua afirmação global.
Olhando para as suas embalagens, rótulos e/ou cartazes impressos, até à primeira metade do século XX, verificamos a adopção de diferentes estratégias de persuasão visual que mais não são do que a tentativa de superação da experiência organoléptica do vinho, pela sua representação visual”. 



Ou seja, com o objectivo de vender e posicionar o vinho do Porto nos mercados internacionais, as diversas casas exportadoras adoptaram estratégias de comunicação diversas.
Entre os arquétipos comunicacionais dessa época, o mais curioso é talvez a conotação do vinho do Porto com as suas qualidades, sanitárias e psicotrópicas, na luta contra a neurostenia (depressão) e a debilidade física (anemia), justificando o seu engarrafamento e comercialização por farmácias e organizações de saúde. 

Foi no entanto a forma mais lacónica e discreta – a valorização denotativa das qualidades técnicas do vinho, ano e local de colheita, castas, quintas de origem, cotas dos vinhedos, tipo de envelhecimento, apreciação organoléptica, categoria, etc., - que marcou o sentido da qualificação e diferenciação do vinho do Porto.A exposição que agora inaugura pretende elucidar o visitante sobre a importância da embalagem, marca e cartaz do vinho do Porto, contextualizando emocionalmente o consumo, mas também despertá-lo para a necessidade de uma linha que caracterize a imagem genérica do vinho do Porto e lhe dê identidade enquanto produto, facilitando assim a sua comunicação.A exposição incluirá rótulos e cartazes originais, bem como reproduções ampliadas, que darão origem a um catálogo. Colaboraram para a realização desta exposição empresas de artes gráficas, empresas de vinho do Porto e coleccionadores privados. Esta exposição contou ainda com apoios comunitários, que financiaram a investigação e o catálogo, bem como o apoio do El Corte Inglés e do IVDP. Este mecenato vai permitir itinerar a exposição para fora do Museu do Douro - primeiro no Corte Inglês de Lisboa, em Julho, e depois no do Porto, em Setembro. Estas apresentações serão realizadas em parceria com o IVDP numa acção de promoção do vinho do Porto junto de um público diferente. Posteriormente, a exposição fará itinerância na Região do Douro.
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