Discurso de Lula da Silva (excerto)

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sábado, 21 de maio de 2011

Coca Cola - Publicidade 1928/29

1928 - 1929 55 anúncios
1928 - Negócios não param. Ações numa bolha irreal. A propaganda reflete o momento.
"Um pequeno minuto para um grande descanso". Conhece isso de algum momento recente?
Bem, Fred Mizen continua desenhando mas a partir de 1928 a área verde escura se reduz.
1928 - sempre uma melhor impressão no Saturday Evening Post em março.  
1928 - Essa é curiosa, pois é a mesma arte com texto totalmente diferente publicado 7 meses depois, em outubro na Liberty1928 - versão da LIberty
1928 - "Uma bebida pura com sabores naturais"... Tá bom... Propaganda de verão.1928 - 14 de julho, essa impressão não parece ser de duas cores, senão não haveria nemo verde nem a cor de pela. Mas a diferença é brutal em relação à impressão ao lado de 4 cores plenas. Satuday evening Post.
1928 - 28 de julho, clique na imagem para abrir um detahe com 800 px de largura.1928 - Outro mostrando que era bom tomar no inverno também.
1928 - Campanha eleitoral presidencial, onde todos são unânimes: a Coca Cola é melhor. Já se tocou que ninguém relaciona o crash da bolsa de 1929 com a eleição de um novo presidente nos EUA?
A porrada tá comendo solta nas pequenas artes acima e abaixo.
1928 - sempre uma melhor impressão no Saturday Evening Post.  
1928 - abril na Literary Digest, meio surrealista. A moça lê a própria publicação e está com esta página aberta... Curioso...  1928 - A empresa não para de crescer - 8 milhões por dia (400 mil dólares), mas no ano seguinte... Crash da Bolsa. O ad remete para quem apenas viu os anúncios mas nunca tomou.
1928 - "Refresco Total". A propaganda também nos guia pela sociedade e seus modismos. Olhe bem essa roupa por completo. Calças curtas, meias longas com losangos. Sem comentários adicionais... Mas é uma das únicas vezes que aparece o canudinho ainda perigoso e de vidro quando antes já tivemos até uma com dois canudinhos de papel.1928 - sempre uma melhor impressão no Saturday Evening Post.
1928 - Como as coisas demoraram para chegar no Brasil. O casal está sendo servido num dirve-in. É uma atualização do ad de 1927 quando um jerk leva os copos para o carro. Neste já há a bandeja para a porta, coisa de que me recordo muito pouco do Drive-In da Lagoa, no Rio de Janeiro.1928 - sempre uma melhor impressão no Saturday Evening Post.  
1928 - "De 8 por dia em 1886 para 8 milhões por dia em 1928" comparando os jerks e fountains das duas épocas - é um documento histórico.  1928 - Não consegui interpretar essa. É de 26 de novembro e a falta de arte pode indicar problema com Fred Minzen. O que me faz mais acreditar nisso é a repetição da parte superior direita da arte e um nada no centro.  
1928 - "Um pensamento alegre, refresque-se."1928 - Essa é a fresca ruborizada. Propaganda horrível. Fila para pagar as compras. Esse pessoal nem imaginava a crise que desabaria sobre suas cabeças alguns meses depois. Isso mostra como o consumo estava em alta naquele momento.
1928 - na American Magazine1928 - Eram especialistas em texto... Snap and tingle, só dá para traduzir assim "Quando vc perceber um zum-zum-zum no ar, faça a mesma coisa" essa frase é daquelas...  
1929 - "Para que ficar chateado e com calor"1928 - outro anúncio de fabricante de caminhões. O furgão grande para 1 tonelada de carga com freio nas 4 rodas, era vendido por 995 dólares, mas o ad é meio picareta pois é o preço só do chassi, sem a carroceria  
1928 - dentro da característica de conteúdo deferenciado para mídias específicas este anúncio siau na revista intelectual The Log
1929 - A bolsa só quebrou em 29 de outubro de 1929. Este ad é de 15 de junho. "Me encontrem na fountain".1929 - junho no ladies home journal  
1929 - maio - A bolsa só quebrou em 29 de outubro de 1929. Policial de estrada e carteiro brindam.1929 - maio, a revista Liberty sempre com melhor qualidade de impressão. Note que ambas são a 4 cores
1929 - "Um pequeno descanso é sempre bom." em maio.  
1929 - Essa é pré-quebra: "Saindo para um novo começo" com muita ambiguidade nas palavras, do Ladies Home Journal. Quando encontramos o ad da direita, recebemos a data, 26 de abril. Esse é o único que faz transparecer a crise que antecedeu a quebra e não foi corretamente percebida. Parece a mesma do anúncio de setembro, mais abaixo que conseguiu um emprego.1929 -   
1929 - "O lugar da bebida é junto a uma poltrona grande e confortável". Em janeiro de 2009, inverno. Notes os casados.1929 - "Uma bebida pura com sabores naturais"... Tá bom... Propaganda de verão repetindo a de 1928. clique na imagem para abrir um detahe com 800 px de largura.
1929 - curto e grosso seria "Curta o refresco e fique refrescada para a curtição" em março.  1929 - Literary Digest
1929 - Pré Crash, muito trabalho, "A Pausa que Refresca". Setembro. Provavelmente é o lançamento do que se tornaria uma das mais eficientes frases de trabalho da Coca-Cola.1929 - outra versão a 4 cores
1929 - "O lugar da bebida é junto a uma poltrona grande e confortável". Em janeiro de 2009, inverno. Notes os casados.  1929 - "Uma bebida pura com sabores naturais"... Tá bom... Propaganda de verão repetindo a de 1928.
clique na imagem para abrir um detahe com 800 px de largura.
1929 - curto e grosso seria "Curta o refresco e fique refrescada para a curtição" em março.  1929 - Literary Digest
1929 - Pré Crash, muito trabalho, "A Pausa que Refresca". Setembro. Provavelmente é o lançamento do que se tornaria uma das mais eficientes frases de trabalho da Coca-Cola.1929 - outra versão a 4 cores
1929 - "Todos pensam da mesma forma sobre a pausa que refresca." revista Liberty - em seguida é "A pausa que refresca" por vários anos.   1929 - fevereiro - "Todos pensam da mesma forma sobre a pausa que refresca." revista Ladies Home Journal.   
1929 - 5 de outubro de 1929 uma última expedição ao Grande Canyon. 24 dias depois a Bolsa de Valores quebraria dando início à Depressão. Durante o ano, Fred Mizen saiu e toda a campanha mudou de layout e de intenção com textos mostrando locais inóspitos e interessantes onde vc jamais iria e com o conceito de que encontraria Coca em qualquer lugar. Essa aqui diz "mais de 8 milhões por dia"1929 - Interessante, mostra uma fountain com a vista no terraço do Empire State. O bar ainda está lá. O desenho não é mais de Mizen e o logo está sumindo e vai embora em algumas semanas.
1929 - Os cachorros huskies levam a Coca-Cola lá para o Alaska. Devia ser uma droga quase sempre congelada. Essa aqui também diz "mais de 8 milhões por dia" e não sei qual é a data se é pré ou pós crash.1929 - versão da Ladies Home Journal  
por José Roitberg - roitberg@gmail.com

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