Discurso de Lula da Silva (excerto)

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sexta-feira, 20 de maio de 2011

Coca Cola - Publicidade 1917/19

1917 - 1919 24 anúncios
1917 - com o tema esportivo, tênis e um cão que ou está mal desenhado ou parece um borzoi russo. O canudinho reaparece.  A frase é complicada: "Quando o (keen zest) entusiasmo agradável do esporte der lugar á fadiga não existe nada mais delicioso ou completamente refrescante como Coca-Cola." Observando a linguagem que se usava para publicar e comunicar ainda não fiz minha cabeça: a língua inglesa se banalizou como a nossa ou se simplificou?

Da revista The Delineatorde agosto de 1917
1917 - Entre os anúncios bem aristocráticos. Dá para pensar em quem tinha os 5 centavos para conseguir comprar o refrigerante... Vamos jogar tênis! É só uma guerra!
1917 - uma das belas "dead girls" da Coca-Cola, num ad suave, com bela transparência no copo e tema de campo de golf. Parece um anjo convidando você ao vício...1917 - versão pb
1917 - Os anúncios na Literary Digest eram realmente diferentes1917 - Leslie's Weekly
1917 - Grande Guerra? Milhares de jovens e homens trucidados a cada dia? Quem se importa. Esse é um longo artigo de propaganda sobre a qualidade da Coca-Cola que infelizmente está ilegível.1919 - Dois anos depois, volta o texto, com arte diferente em duas cores.
1918 - Esse anúncio aparentemente bobo publicado na Literary Digest é muito importante. Marca o final da Primeira Guerra Mundial. Note que a sombra não é a da mão com o copo, mas da Estátua da Liberdade com a a tocha. O texto não faz referência ao conflito. Apenas a diminuição da produção devido as exigências da economia de guerra e como a empresa aceitava isso como seu dever patriótico.1918 - coloquei aqui esta anúncio da Pepsi por alguns motivos. Para ver como a garrafa antiga com rótulo em diamante realmente parecia com a da Coca e porque estavam lançando uma nova garrafa com vidro entalhado o que detonou a grande reação e volta por cima da Coca-Cola. E sobre esta garrafa não se fala nos livros sobre a história da Coca.
1919 - CHEGOU! Aqui começa uma série que mudou para sempre a história do design e da empresa. É o lançamento da garrafa "de contorno" que consolidou definitivamente a Coca-Cola sobre seus concorrentes.1919 - Havia uma necessidade mundial de mudar após a Primeira Guerra Mundial, não é a toa que a mudança ocorre em 1919.
1919 - foram vários anúncios parecidos mas diferentes, de acordo com cada mídia, para apresentar a nova garrafa. Um bem redondo.1919 - foram vários anúncios parecidos mas diferentes, de acordo com cada mídia, para apresentar a nova garrafa. Bem oval para caber na coluna
1919 - versão na The Farmers Wife
para ver diversas outras garrafas personalizadas da Coca de antes desta, sugiro uma olhada emwww.antiquebottles.com
                                                
Há alguns pontos curiosos na adoção da garrafa de contorno (hobble-skirt). Em primeiro lugar, esta não é a que foi escolhida pela empresa. A original (esq) tinha uma base bem menor e um bojo bem maior e não funcionava nas linhas de produção, mas chegou a ser comercializada. Nunca encontrei nenhum anúncio com ela como também nenhum com as dezenas de outras garrafas com relevo no vidro e formatos variados utilizadas por engarrafadores em todos os Estados Unidos. Se há anúncios destas garrafas, nunca vi. Deveria ser curioso colocar uma garrafa num anúncio nacional e em muitos estados inteiros encontrar embalagem totalmente diferente...
A segunda é o formato. Vc sabe mas nunca percebeu. A garrafa possui gomos verticais. O autor do design original submeteu 25 modelos (dos quais também nada restou). Ele decidiu mesclar uma forma perfeita da natureza com um produto industrializado e copiou os gomo do cacau em vidro! Nunca esteve no Brasil ou em outro lugar produtor de cacau, e pelo que se saiba nunca segurou um. A idéia foi perfeita.
A patente é de 1915, a produção começou em 1917 e grande lançamento na mídia apenas em 1919...
1919 - foram vários anúncios parecidos mas diferentes, de acordo com cada mídia, para apresentar a nova garrafa.1919 - foram vários anúncios parecidos mas diferentes, de acordo com cada mídia, para apresentar a nova garrafa. Duas cores
1919 - versão na McCall's Magazine1919 - outra versão
1919 - O primeiro que encontramos com a garrafa de contorno assumindo seu lugar natural entre as pessoas, ou melhor, bem afastado delas para ficar em evidência.1919 - A linda Marion Davies... Uma das maiores de Hollywood. Como a vida é cruel com os astros e estrelas. Davies estrelou 45 filmes de longa metragem entre aos anos 1910 e 1930. Tabalhou com Gary Cooper, Clark Gable, Leslie Howard, Dick Powell e Robert Montgomery. Foi uma das maiores do cinema e ninguém sabe mais que ela existiu... Era alcoólatra e pegou poliomielite nos anos 1940, falecendo em 1961. Se quiser conhecer melhor -www.decofilms.com
1919 - O que faz este anúncio de Phez por aqui? É porque dentro das bobagens que se diz da Coca-Cola está a forma inapropriada de vincular médicos e enfermeiras ao produto. Mas até agora vc não viu nenhuma. E ainda vai demorar um pouco. Enquanto isso, outros não tinham papas no papel e diziam "Médicos apreciam o valor de Phez". Vou tentar explicar e não vou conseguir. Phez é um refrigerante de cranberry - não há esse fruto que dá nos pântanos, no Brasil. Nos EUA é usado para sucos e geléia. A tradução que vem do espanhol é pior ainda e chama a frutinha de oxicoco. A mídia era forte - Saturday Evening Post.  
1919 - deixei este anúncio no formato em que foi publicado, bem perdido na página1919 - é curioso notar que até hoje não encontrei nenhum anúncio com a garrafa de contorno que existiu antes desta que poucos conhecem.

















1917 - na resvita Metropolitan
1919 - Fim da Primeira Guerra Mundial (11-nov-1918) - Este é o único anúncio institucional sobre a Primeira Guerra que encontrei até agora. Deve ser de janeiro de 1919. O texto é muito importante:
"A recompensa pela vitória significa o volume restaurado. Para cada negócio americano deixar de lado a quantidade manteve a qualidade total de seus produtos durante a guerra, a paz restaura o volume normal (de produção). Quando o (ato de) conservação cortou nossa quota de açúcar pela metade, nós cortamos pela metade nossa produção de Coca-Cola para manter sua qualidade em 100%. Nada mudou, foi barateado ou diluído, Coca-Cola continou lá do início ao final da guerra. Enquanto durar o reajuste da produção mundial de açúcar, nossa produção de Coca-Cola vai ficar limitada até a necessidade de economizar não existir mais. Enquanto isso, Coca-Cola continua viva e nós, em comum com os outros negócios americanos, temos a esperança pela restauração da alegria normal."- 


por José Roitberg - roitberg@gmail.com

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