Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Centenário de Amália Rodrigues




carrgado por  em 20 de Dez de 2009
Poema sobre os presos políticos de Peniche durante a ditadura fascista de Salazar

Letra - David Mourão-Ferreira
Música - Alain-Oulman
.
ABANDONO
.
Por teu livre pensamento
foram-te longe encerrar.
Tão longe que o meu lamento
não te consegue alcançar.
E apenas ouves o vento.
E apenas ouves o mar.

Levaram-te a meio da noite:
a treva tudo cobria.
Foi de noite, numa noite
de todas a mais sombria.
Foi de noite, foi de noite,
e nunca mais se fez dia.

Ai dessa noite o veneno
persiste em me envenenar.
Ouço apenas o silêncio
que ficou em teu lugar
Ao menos ouves o vento!
Ao menos ouves o mar!




Amores eu tenho - Amália Rodrigues e Natália Correia,(rara).01/01/2009.





 





Carregado por  em 7 de Jul de 2007
"Com Que Voz" is Amália at her best . In this 1970 album She sings poems by some of the greatest Portuguese-speaking poets of all time, ( Luis Camoes for this song ) . The music was composed by, Alain Oulman, of French-Portuguese origin. The result is sheer poetry, sheer magic, considered by some critics as the finest album ever recorded in Portugal. Com Que Voz

Letra - Luis Camoes - Música - Alain Oulman 

Com que voz chorarei meu triste fado,
que em tão dura paixão me sepultou.
Que mor não seja a dor que me deixou
o tempo, de meu bem desenganado.

Mas chorar não estima neste estado
aonde suspirar nunca aproveitou.
Triste quero viver, poi se mudou
em tisteza a alegria do passado.

Assim a vida passo descontente,
ao som nesta prisão do grilhão duro
que lastima ao pé que a sofre e sente.

De tanto mal, a causa é amor puro,
devido a quem de mim tenho ausente,
por quem a vida e bens dele aventuro.



Carregado por  em 23 de Mai de 2008
The Pop influences that inspired Ennio Morricone's 'Spaghetti' Western sound!
Fado is often called "Portuguese Blues", somewhere in the emotional landscape between African drums, Spanish and Arabian ballads, and Delta confessionals. It's undisputed queen was Amalia Rodrigues, who's depth of feeling did more to define the sound than anyone. This lovely classic is a precursor to how ennio used Edda Dell'Orso's soprano as an instrument of mood and feeling in his scores. Today Fado is championed by the great new artist, Mariza, and others.


Música: Fado Victoria
Letra: Pedro Homem de Melo
Versos de Segunda (jeito de jj)


Povo que lavas no rio
E talhas com o teu machado
As tábuas do meu caixão.
Pode haver quem te defenda
Quem compre o teu chão sagrado
Mas a tua vida não.

Fui ter à mesa redonda
Bebi em malga que me esconde
O beijo de mão em mão.
Era o vinho que me deste
A água pura, puro agreste
Mas a tua vida não.

Aromas de luz e de lama
Dormi com eles na cama
Tive a mesma condição.
Povo, povo, eu te pertenço
Deste-me alturas de incenso,
Mas a tua vida não.

Povo que lavas no rio
E talhas com o teu machado
As tábuas do meu caixão.
Pode haver quem te defenda
Quem compre o teu chão sagrado
Mas a tua vida não.

 http://natura.di.uminho.pt/~jj/musica/html/amalia-povoQueLavasNoRio.html


Sem comentários: