Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Cheias em Setúbal - Registo (2)


DESCRIÇÃO Junto ao Parque do Bonfim. Filmado de dentro de um autocarro, por Maria Lopes
.

videos.sapo.pt



interactivo.blogs.sapo.pt



18022008%28007%29.jpg

18022008%28003%29.jpg

18022008%28022%29.jpg


Bairro do Montalvão, por Nuno Afonso
.

interactivo.blogs.sapo.pt


Zona de cheias - Cuidados a ter

.

Se reside na zona assinalada no mapa, está em pleno leito de cheias. Numa situação de intempérie e forte precipitação, conjugada com período de maré cheia, o risco de inundações aumenta consideravelmente.

.


Sempre que sejam anunciadas condições meteorológicas de intempérie e fortes precipitações, potencialmente geradoras de inundações, devem ser adoptadas medidas de protecção pessoal e de bens e haveres.


Se tem automóvel, estacione-o em zonas altas

Se a garagem, cave, elevador ou outras instalações do seu edifício são vulneráveis, não as utilize quando se verificarem situações de forte precipitação


Se é proprietário de um estabelecimento nesta zona proteja o recheio, deslocando-o para níveis superiores


Quando possível, proteja com um anteparo de madeira, metal ou sacos de areia, as portas da rua para evitar a entrada de água


Em anos anteriores têm ocorrido inundações mais graves nos seguintes locais:
.
Praça do Brasil Rua Amílcar Cabral Praceta Fernando Alcobia Praceta Quinta do Freixo Rua do Mormugão Avenida Dr. Manuel Gamito Praceta Manuel Nunes de Almeida Quinta do Quadrado Rua Alexandre Herculano Rua Almeida Garrett Bairro Salgado Rua da Escola Técnica Avenida 22 de Dezembro Estrada da Algodeia Bairro do Montalvão Avenida dos Combatentes Largo de Jesus Avenida 5 de Outubro Zona entre a Avenida 5 de Outubro e o Largo da Misericórdia Praça de Bocage

mun-setubal.pt/Municipio/Proteccao_Civil/cheias


Sistema de Drenagem de Águas Pluviais



A área adjacente da cidade de Setúbal, compreendida entre a avenida da Portela, a Nascente, nas proximidades do caminho-de-ferro, e a rua General Daniel de Sousa, a Poente, nas proximidades do morro de Brancanes, constitui a área inundável de Setúbal para a cheia centenária, conforme figura.

mun-setubal.pt/Municipio/ambiente/saneamento




A resolução do problema das cheias na cidade de Setúbal, exige, por isso, a realização de obras de regularização hidráulica das ribeiras correspondentes àquela área adjacente, constituídas especialmente pelas bacias de retenção da Ribeira do Livramento e da Figueira. Estes investimentos estão calculados em cerca de dez milhões de euros.



De menor dimensão, também as estruturas das ribeiras, na parte canalizada, urbana, denotam elevado grau de deterioração nalguns troços, a exigir intervenção urgente.
.
.

Sem comentários: