O que é Catarata
A catarata é uma grave doença ocular causada pela opacificação do cristalino, lente natural do olho responsável pela focalização da luz sobre a retina. Quando o cristalino se torna opaco, a luz não chega à retina em quantidade suficiente, o que prejudica a qualidade da visão. Com o passar do tempo, a catarata pode se agravar até causar cegueira reversível.
Tipos de catarata:
Catarata Congênita: é aquela que está presente no portador desde seu nascimento. Em geral, ocorre quando a gestante sofre de rubéola no início da gravidez e também pode ser hereditária.
Catarata Inflamatória: inflamações intra-oculares podem ocasionar catarata. Para evitar esta complicação, o ideal é consultar um oftalmologista sempre que notar algo diferente nos seus olhos ou na sua visão. Dor, vermelhidão, cansaço visual e sensibilidade à luz podem ser um sinal de algo não vai bem.
Catarata Medicamentosa: todo medicamento tem em sua fórmula substâncias específicas para tratar um determinado problema. Pessoas que usam remédios por conta própria, sem a recomendação de um médico, estão arriscando a saúde. Alguns medicamentos, que têm em sua composição um elemento chamado corticóide, em longo prazo ou em excesso, podem propiciar o surgimento da catarata.
Catarata Metabólica: alterações do metabolismo como diabetes, colesterol alto, doenças do fígado, hormônios também podem levar a formação de catarata.
Catarata Senil: o passar dos anos atinge todas as partes do corpo. Em função do envelhecimento, o cristalino perde suas características (transparência e mobilidade) dando origem à catarata.
Catarata Traumática: agressão física, grandes quedas e acidentes automobilísticos são exemplos de situações críticas que podem ocasionar este tipo de catarata. Por isso, ao passar pelas situações citadas ou similares, consulte um oftalmologista.
Doenças como glaucoma e diabetes também podem favorecer o surgimento de catarata.
Tratamento Catarata
A cirurgia: de modo geral, a cirurgia de catarata consiste na substituição do cristalino opaco por uma lente artificial. Embora seja um procedimento cirúrgico extremamente complexo, os avanços tecnológicos registrados na Oftalmologia nos últimos anos permitem que esta cirurgia seja realizada de forma rápida e segura, sob anestesia local. Apesar disso, todo procedimento cirúrgico envolve riscos e, portanto, é fundamental escolher um especialista experiente e seguir suas recomendações em todas as fases do tratamento.
Facoemulsificação: nesta técnica um aparelho que emite ondas de ultra-som é utilizado para despedaçar o cristalino. Depois estas pequeninas partes são aspiradas e uma lente artificial é implantada.
Extração extra-capsular do cristalino (EECC): neste procedimento o cristalino é retirado por inteiro, o que implica em um corte maior para sua extração, e substituído por uma lente artificial.
Cuidados pré-operatórios Catarata
Cuidados pós-operatórios Catarata
|
- O paciente só poderá abaixar a cabeça normalmente quando for autorizado pelo médico. Faça caminhadas a partir do dia seguinte ao da cirurgia.
- É recomendado aguardar, no mínimo, dez dias para fazer ginástica e quinze dias para hidroginástica.
- Atividades sexuais estão autorizadas, após uma semana, evitando que os olhos fiquem para baixo, a fim de não causar pressão sanguínea.
- Durante uma semana é necessário evitar ambientes que tenham muita poeira, fagulhas, ciscos etc.
- Evite ler por cinco dias. Se necessário aguarde a prescrição dos óculos para perto.
- Não há restrições para o hábito de assistir tv desde que não cause desconforto.
- O banho pode ser completo, sendo necessário ter o máximo cuidado com o olho operado, principalmente ao lavar a cabeça e o rosto.
- Ao dormir, evite pressionar o olho operado no travesseiro.
- É terminantemente proibido coçar ou apertar o olho operado;
Lentes intra-oculares Catarata | voltar |
São chamadas de lentes intra-oculares (LIOs) as próteses utilizadas para substituir o cristalino opaco, restabelecendo a visão. O formato das LIOs é similar a um círculo com duas alças nas extremidades, o que facilita sua acomodação. Ao longo dos anos, muitas formas e materiais foram testados a fim de proporcionar melhor adaptação do olho às lentes artificiais. Atualmente, as lentes mais utilizadas são feitas de polimetilmetacrilato (PMMA) ou silicone, são flexíveis e protegem dos raios ultravioleta.
Outra conquista dos avanços tecnológicos são as lentes intra-oculares que corrigem vícios de refração, possibilitando ao paciente restaurar a visão integralmente em apenas um procedimento cirúrgico.
Perguntas mais frequentes catarata | voltar |
É verdade que a catarata acomete sempre os dois olhos?
A cirurgia de catarata é muito arriscada?
A cirurgia de catarata pode ser realizada em consultório?
A lente intra-ocular pode se deslocar depois de implantada?
Após a cirurgia é preciso usar óculos?
Apenas pessoas idosas precisam ser submetidas à cirurgia de catarata?
É verdade que a catarata é uma pele que recobre o olho?
É verdade que a cirurgia de catarata é muito simples, e que pode ser realizada em apenas dez minutos?
É verdade que a cirurgia de catarata é realizada com laser?
Com quantos dias de operado posso lavar a cabeça? E praticar esportes?
Como devo usar o colírio recomendado pelo médico após a minha cirugia de catarata?
Como posso saber se a lente que será implantada em meu olho é de boa qualidade?
Como posso saber se o médico que irá me operar está realmente qualificado?
Como posso ter certeza se é o momento certo para operar a catarata ou se posso esperar mais alguns anos?
Devo operar os dois olhos simultaneamente ou um de cada vez?
Existe algum tratamento clínico para a catarata?
Existe cura para a catarata?
Existe risco da catarata voltar após a operação?
Há alguma medida preventiva para evitar que a catarata se instale?
Posso praticar esportes após a cirurgia?
Quais são os sintomas da catarata?
Qual a melhor opção de tratamento para a catarata?
Qual é a causa da catarata?
Quanto tempo leva para a visão voltar ao normal após a cirurgia?
Quanto tempo preciso ficar em repouso após a cirurgia?
Que exames preciso fazer antes da cirurgia?
Que tipo de anestesia é usada na cirurgia de catarata?
Tenho miopia. A cirurgia de catarata resolverá este problema também?
Ter catarata é um problema genético?
Sem comentários:
Enviar um comentário