Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Vila Nova de Gaia: Teixeira Lopes





.Obras do mestre


.* Luís Lopes

Na Casa Museu Teixeira Lopes, em Gaia, estão expostas as obras de mais relevo de António Teixeira Lopes, onde se incluem exemplares de escultura monumental (A Verdade, Flora), tumular (História, Caridade, Dor e Túmulo de Almeida Garrett), arquitectónica (Portas da Candelária), de vulto (A Viúva, Caim e Ofélia) e de carácter religioso (Rainha Santa Isabel e Santo Isidoro).

.Da sua colecção particular podemos observar um espólio rico em Artes Decorativas com colecções de mobiliário, têxteis, vidros, ourivesaria, cerâmica, etc. Salienta-se a excelência da galeria de pintura do Mestre Teixeira Lopes, que permite conhecer as sensibilidades estéticas e os gostos do artista, como também nos possibilita percorrer nomes sonantes e determinantes para a compreensão da pintura portuguesa: Alfredo Keil, António Carneiro, António Ramalho, Aurélia de Sousa, Domingos Sequeira, Henrique Pousão, João Vaz, José Malhoa, Silva Porto, Sousa Pinto, Vieira Lusitano, Vieira Portuense, entre outros.

A Casa Museu do mestre localiza-se na Rua Teixeira Lopes, 32, em Vila Nova de Gaia.

.in Correio da Manhã 2007.08.19

NOTA - O escultor era filho do escultor e industrial José Joaquim Teixeira Lopes e um dos seus irmão era José Teixeira Lopes, engenheiro. Há uma escultura em bronze,, nos jardins da Casa dos Patudos em Alpiarça, de Caim e similar à de mármore, acima reproduzida, atribuída a José Joaquim Teixeira Lopes. Erro? Confusão? Não sei.

(http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Casa_dos_Patudos_-_escultura_de_Teixeira_Lopes.jpg)

(VN)

.Se quer saber mais sobre a Casa Museu ou sobre Teixeira Lopes, pode visitar:

.http://www.cm-gaia.pt/gaia/portal/user/anon/page/_CMG_0000.psml?categoryOID=F182808080E580GC&contentid=8982809680CO&nl=pt (Casa Museu)

.http://www.islagaia.pt/superior/noticias.asp?id=80 (Casa Museu)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Teixeira_Lopes (biografia de António Teixeira) Lopes)

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

A primeira vez que entrei na Casa Museu Teixeira Lopes, foi por causa da apresentação dum livro dum grande Amigo,o Poeta António de Almeida Mattos.
Mais tarde regressei, mas já foi há tanto tempo, que este post me deu vontade de lá voltar um dia destes.
Obrigada Victor

Maria Mamede