.* Dina Gusmão
Momento da recriação histórica da Idade MédiaA partir de amanhã e durante todo o fim-de-semana, Vila Nova de Cerveira recua no tempo até à Idade Média...
,
Trata-se da quarta edição da Feira Medieval e, à semelhança das anteriores, tem programação à altura da ambição de recriar nos dias de hoje os dias de ontem.
,
O teatro das operações vai ser o centro histórico e do programa de festas destaca-se a ceia medieval que assinala o arranque das festividades e o rigor posto na ementa, da responsabilidade da Pousada D. Diniz. Neste sentido sempre se adianta que, em cima da mesa vão estar unicamente pratos da época, com destaque para a caça.
.
O pregão de abertura ecoará por Cerveira e arredores, assim o permitam as vozes dos presidentes da Câmara Municipal e da Região de Turismo do Alto Minho, respectivamente, Francisco Sampaio e José Carpinteira.Outro momento alto promete ser a reposição histórica da apresentação da carta de foral, pelo rei D. Diniz, no dia 1 de Outubro de 1321.
.
“Cerveira viveu, naquele ano longínquo, o prenúncio da construção do seu castelo e o rei ia conceder-lhe o foral. A agitação dominava a comunidade e tanto o clero como a nobreza e o povo interrogavam-se entre si no tão esperado dia em que chegaria o foral enviado pelo rei”, do texto de apresentação do evento.
.
Para reconstituir este momento, três dezenas de filhos da terra inscreveram-se para personificar o povo e a sua história. Ao espírito de missão dos cerveirenses juntou-se o engenho e a arte da encenadora Ana Varela e o resultado aí está. A confirmar por todo o fim-de-semana.
.
in Correio da Manhã 2007.08.30
Acho mágicos os momentos em deixamos de ser os viventes actuais, para sermos outros (quem sabe os mesmos) numa história que já foi nossa...
ResponderEliminarÉ bom voltar ao passado, ainda que por pouco tempo; conseguiremos ver melhor o que de bom e mau nos oferecia a época representada!
Maria Mamede