Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 3 de novembro de 2012

Pombo-correio com mensagem secreta do Dia D finalmente encontrado




As forças aliadas usaram pombos-correios para informar os generais britânicos em Inglaterra dos desenvolvimentos do Dia D
As forças aliadas usaram pombos-correios para informar os generais britânicos em Inglaterra dos desenvolvimentos do Dia D (HO/Reuters)
Reino Unido

Pombo-correio com mensagem secreta do Dia D finalmente encontrado

02.11.2012 - 12:03 Por Catarina Fernandes Martins

A Sede de Comunicações do Governo, secção dos serviços secretos britânicos responsável pela descodificação de informação, está a tentar decifrar uma mensagem presa no esqueleto de um pombo-correio da II Guerra Mundial, agora encontrado numa casa privada em Inglaterra. A notícia é do jornal inglês The Telegraph.

Os restos mortais do pombo foram descobertos por David Martin, quando este removeu a lareira, durante umas obras de remodelação da casa, no condado de Surrey, no Sul de Inglaterra.

Os historiadores acreditam que o pombo terá sido enviado da França ocupada, a 6 de Junho de 1944, dia do desembarque das tropas aliadas na Normandia.

O pombo, enviado pelas forças aliadas para transmitir mensagens para o Reino Unido, nunca chegou ao destino.

A Royal Pigeon Racing Association, um organismo de corridas de pombos no Reino Unido, acredita que é muito provável que a ave se tenha perdido, desorientado devido ao mau tempo ou que tenha ficado exausta depois de atravessar o Canal da Mancha.

Devido ao apagão na rádio, as forças aliadas usaram pombos-correios para informar os generais britânicos em Inglaterra dos desenvolvimentos do Dia D.

Pensa-se que a ave foi enviada para Bletchey Park, que durante a guerra funcionou como o principal centro de descodificação de mensagens (função que actualmente é desempenhada pela Sede de Comunicações do Governo) e que ficava a cerca de 128 quilómetros de distância da casa onde agora foi encontrado o esqueleto do pombo.

A mensagem foi enviada para XO2, às 16h45 e continha 27 códigos, cada um composto por cinco letras ou algarismos. Acredita-se que o destino XO2 correspondia ao Comando de Bombardeiro da RAF (Força Aérea britânica). 

No local da assinatura do remetente pode ler-se Serjeant W. Stot. Segundo os especialistas, esta ortografia é relevante, uma vez que corresponde à forma como a Força Aérea escrevia sargento – com j e não com g (sergeant), como era utilizado pelo Exército.

Telegraph escreve que a mensagem é tão secreta que está escrita num código há muito esquecido pelos serviços de segurança.

Segundo Colin Hill, um voluntário da Royal Pigeon Racing Association, a mensagem encontrada por David Martin deve ser altamente confidencial. 

“O anel de alumínio encontrado na pata da ave diz-nos que nasceu em 1940. Sabemos que é um pombo dos Aliados devido à cápsula vermelha que transportava. Isto é tudo o que sabemos. Suspeitamos que estava a regressar à sede do general Montgomery (o general britânico mais famoso durante a II Guerra Mundial, geralmente apelidado de “Monty”, ajudou a planear a Operação Overlord – invasão da Normandia – e entre Junho e Setembro de 1944 foi responsável pelas tropas aliadas na França, até ser substituído por Eisenhower) ou a Bletchley Park durante a invasão da Normandia”.

“Esta é uma mensagem muito especial porque a maioria das mensagens não eram escritas em código. Esta foi escrita como um enigma e portanto devia ser uma mensagem altamente confidencial e muito importante”, defende Hill.

Alguns columbófilos têm pedido para que a ave encontrada por Martin seja postumamente condecorada com a medalha Dickin, criada em 1943 para homenagear actos de coragem exibidos por animais em situações de guerra. 

Notícia corrigida às 19h49 e às 13h55 de 3 de Novembro: "Bletchley Park" estava mal grafado; no terceiro parágrafo foi substituída por tropas aliadas a referência às tropas americanas





Sem comentários: