Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Carlos Fontes - Judiasmo e Judiaris em Portugal





Cartografia do Judaísmo em Portugal

Em Portugal, por volta de 1143, existiam já importantes comunidades de judeus em Coimbra, Santerém, Lisboa e Évora. 
Durante o reinado de D. Dinis (1261-1321), para além das anteriores, destacam-se as comunidades de Bragança, Chaves, Mogadouro, Rio Livre (Concelho de Chaves), Castelo Rodrigo, Monforte e Guarda. 
Na segunda metade do século XIV foram identificadas comunidades em cerca de 30 locais espalhados por todo o reino. No Algarve sobressaíam as comunidades de Silves, Loulé e Tavira. 
No final do século XV existiam mais de 140 judiarias, distribuídas pelas principais povoações de Portugal (4), incluindo os Açores e Madeira. Calcula-se que por volta de 1497, os judeus representassem entre 15 a 20 % da população portuguesa, um número sem paralelo em qualquer outro país na época.  
Judiarias de Portugal no final do século XV

Aveiro. (1)
Braga. A sua judiaria está documentada desde o século XIV. As relações entre cristãos e judeus alternavam entre a paz e o conflito, obrigando a frequentes intervenções do rei. Entre os mais conhecidos descendentes de judeus da diocese de Braga destaca-se Francisco Sanches (1550-1622), médico, filósofo e matemático.
- Barcelos
Guimarães,
- Vila Nova de Famalicão, 
BragançaNo século XIII já existia aqui uma importante comunidade de judeus. A Inquisição fez na região, durante quase três séculos, uma verdadeira matança. 
Argozelo, 
Carção,    
- Freixo de Espada à Cinta
Miranda do Douro,
Mogadouro, 
- Rio Frio
Torre de Moncorvo. O cripto-judaísmo manteve aqui bem vivo até 1929. Uma sinagoga, funcionou até então numa casa particular junto à Igreja Matriz.
Vilarinho dos Galegos,
- Vila Flor
Beja
Alvito,
Garvão, 
Odemira,
Ourique,
- Mourão
Serpa,
- Viana do Alentejo
- Mértola
Castelo Branco.
Alcains
- Castelo Mendo
Belmonte (3)
- Bemposta 
Idanha
- Medelim, 
- Monsanto
- Monforte
Oleiros,
Penamacor,
- Proença
- Sabugal
- Sarzedo
São Vicente da Beira,
- Segura
Coimbra. Durante séculos teve uma das mais importantes comunidades de judeus de Portugal. A primeira na judiaria, que existia já em 1139, ficava na actual Rua do Corpo de Deus. A segunda, ficava Rua Direita, Largo da Freiria.  A Fonte Nova ou do Judeus (Rua Olímpio Nicolau Fernandes), relembra a sua presença no local. O Tribunal da Inquisição de Coimbra (1548-1821) foi o mais sanguinário de Portugal, cujos autos de fé eram realizados no Largo de Sansão (actual Praça 8 de Maio ).Buarcos, 
Condeixa, 
Évora. Aqui se situava uma das mais importantes e ricas judiarias de Portugal. Ficava situada entre as portas do Alconchel e do Reimondo (entre a Rua do Tinhoso e a Rua dos Mercadores, seguindo algumas travessas até à Rua do Reimondo), abrigando no seu interior duas sinagogas, a midrash, os banhos, o hospital e uma gafaria. Depois do Tribunal da Inquisição de Coimbra, o de Évora foi o mais sanguinário. 
- Aviz
- Evoramonte
- Benavila
Borba, 
Estremoz, 
Monsaraz
- Montemor-o-Novo
Olivença, 
- Vila Boim
Faro. No século XIII existia já aqui uma importante comunidade. A judiaria ficava situada no local onde hoje se encontra o Convento de Nª. Srª. da Assunção (Museu Infante D. Henrique). Possuia um oficina de copistas (1391). Foi em Faro que DomSamuel Gacon (ou Porteiro) editou o primeiro livro impresso em Portugal - Pentateuco (1487), uma obra fundamental nas sinagogas. Editou também o Talmud (1492), constituído pelo "Tratado do Divórcio" e o "Tratado dos Juramentos".
- Aljezur
Alvor
- Alcoutim,
Castro Marim,
Lagos
- Porches,
- Portimão,
Tavira,
Funchal.
Guarda. A judiaria começava junto à Porta d`El Rei e terminava perto do adro da Igreja de S. Vicente. Possuia uma oficina de copistas (1346). Almeida. Oficina de copista (1484)
- Almendra
- Alverca
- Castanheira
Castelo RodrigoNo reinado de D. João I funcionava aqui o Serviço Real de Judeus, que se ocupava dos seus problemas civis.
- Castelo Mendo
Celorico da Beira, 
- Covilhã,
- Escarigo
Fundão,
- Freixedo
- Gouveia, 
Linhares da Beira. A judiaria, de que ainda restam vestígios, estava situada em torno da Rua da Judiaria, uma travessa da Rua Direita (antiga Rua da Procissão), próximo do castelo.
- Marialva
Melo,  
Meda. Uma lâmpada do Shabat preserva-se na sacristia da igreja matriz da Meda
Pinhel
- Salvaterra
- Seia
Vilar Formoso, 
- Vila Franca das Naves
Leiria. Nesta cidade funcionou a conhecida oficina de imprensa de Samuel d'Ortas e seus filhos, que editou a primeira edição do Almanach Perpetuum de Abraão Zacuto, em 1496.
Óbidos, 
Lisboa. A comunidade judaica de Lisboa era muito numerosa, e estava intimamente ligada à corte. A primeira sinagoga abriu em 1260. Em meados do século XV tinha três judiarias, mas muitos judeus viviam fora das mesmas. Possuía, neste século, excelentes oficinas de copistas e iluminadores de hebraicos.  Em 1489, o Rabi Eliezer inicia a publicação de obras impressas. Possuía também uma magnifica Academia - Beth Hamidresh - situada entre o Largo do Carmo e da Trindade, no bairro da Pedreira, mais tarde bairro da Conceição. 
- Sacavém
- Tojal
- Alenquer
Torres Vedras. Tinha uma oficina de copistas (1391).
- Sintra
Porto. A comunidade judaica, muito significativa, possuía várias judiarias. Em 1386, D. João I mandou juntar os judeus que habitavam as Aldas e S. João Novo, assim como as judiarias do Castelo, da Minhota e de Monchique, num espaço dentro das muralhas no Morro do Olival. A Judiaria do Olival tinha duas portas, uma voltada para o Largo da Porta do Olival, outra para as "Escadas da Esnoga" (hoje, Escadas da Vitória) e para o caminho de Belmonte. A sinagoga situava-se no local onde hoje fica o Convento de São Bento da Vitória.Na Rua de S. Miguel, nº. 9-11,  foi descoberta, em 2006, uma sinagoga clandestina dos séculos XVI/XVII.
- Gaia
- Matosinhos
- Vila do Conde
- Azurara
- Arrifana
Portalegre (2)
Campo Maior
Castelo Vide. A judiaria remonta ao século XIII e é uma das mais bem preservadas e promovidas de Portugal.
- Crato, 
- Elvas. Possuia duas judiarias.
- Marvão.
- Monforte

Ponta Delgada
Santarém. A judiaria muito próspera localizava-se junto da Rua Direita e das portas da cidadeA primeira Sinagoga foi aberta em 1140.
- Abrantes
Alenquer, 
Pernes
- Tomar,
- Torres Novas,  
Setúbal.
- Almada
Alcácer do Sal
- Cacilhas
- Palmela
Viana do Castelo.Barcelos, 
Caminha,
Vila Real
Chaves,
- Mirandela
- Rio Livre 
Viseu
Lamego,
Salzedas,
- São João da Pesqueira, 
- Trancoso,
- Vila Nova de Paiva
Vila Nova de Foz Côa,


Bibliografia:
(1) Neves, Amaro - JUDEUS E CRISTAOS NOVOS DE AVEIRO
(2 ) Tavares, Maria José Pimenta Ferro, "Judeus e cristãos novos, no distrito de Portalegre", A Cidade: Revista Cultural de Portalegre (nova série). , nº 3, 1989, pp. 37 - 54
(3) Garcia, Antonieta Garcia - Os Judeus de Belmonte. Os caminhos da memória (Lisboa [1993?]).
(4) Tavares, Maria José Pimenta Ferro, Os Judeus em Portugal no séc. XIV, Lisboa. Guimarães & Cª.,1979; idem, Os Judeus em Portugal no século XV, 2 vols. Lisboa. Universidade Nova. 1982; Idem, Os Judeus em Portugal no séc. XVI, Lisboa, Instituto de Alta Cultura.1970.

Sem comentários: