Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sexta-feira, 2 de março de 2012

SEMANA DE MODA DE PARIS


life&stylemoda








A calçada  portuguesa de Luís Buchinho 

undefined*undefined*undefined*undefined*

SEMANA DE MODA DE PARIS


 Por Ana Brasil, em Paris
Colecção para o Outono/Inverno 2012/13 de Luís Buchinho Hugo Câmara/Portugal Fashion


A apresentar fora do calendário oficial da semana de moda de Paris, Luís Buchinho fez da sua colecção para o Outono/Inverno 2012-13 uma ode à calçada portuguesa. O criador usou tecidos fluidos e uma paleta de cinzas e azuis que trouxeram um pouco de saudade à capital francesa.
Crepes de seda e de lã ganharam corpo com estampados digitais que recriam as linhas gráficas da calçada portuguesa. “É um tema muito geométrico e, portanto, agrada-me. Fiquei fascinado com aquela composição pictórica e pensei que funcionaria muito bem em estampados”, explicou o criador. A colecção de Luís Buchinho está em sintomia com o tradicional pavimento português também na paleta de cores ao privilegiar cinzas, azuis fortes, branco e preto – cores que encontraríamos em qualquer passeio português. Se há uma nostalgia e saudade romântica no ar, Luís Buchinho desfá-la. “Não é nacionalista, é um tema bonito”.
A trabalhar com tecidos na sua maioria muito lisos, Luís Buchinho usou os estampados e o plissado para equilibrar e criar volumes. Em casacos curtos, saias e vestidos, o peplum – um folho único cosido na cintura para a marcar – ajudou a realçar a cintura. “Tentei ganhar disciplina para não me entusiasmar com demasiadas coisas e centrar a colecção em duas ou três ideias”, explicou o criador.
Já a predominância dos estampados - que não são característicos do trabalho de Luís Buchinho - é uma reacção ao difícil momento económico. “Em tempos de crise tem de se criar peças que ‘batam’ e que sejam muito apelativas”, defendeu. O criador português revelou ainda que em Março vai abrir uma segunda loja no Porto e que planeia estabelecer um showroom em Paris.
Luís Buchinho foi o último criador português a desfilar na capital francesa, mas a semana de moda de Paris continua até dia 7 de Março.
O PÚBLICO viajou a convite do Portugal Fashion.

Sem comentários: