Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Golfinhos estão de regresso ao Tejo

Diário de Notícias

RECUPERAÇÃO

Golfinhos estão de regresso ao Tejo

21 Fevereiro 2010
Golfinhos estão de regresso ao Tejo

A despoluição está a trazer de volta uma espécie de mamífero marinho há muito desaparecido do Tejo.

Um grupo de golfinhos foi avistado, na semana passada, a subir o rio Tejo. Um fenómeno que se tem repetidamente com mais frequência nos últimos meses e que poderá ter ligado à melhoria da qualidade da água. "Há uma dezenas de anos atrás, o Tejo tinha, tal como o Sado, uma colónia de golfinhos residente. Agora, com a despoluição das águas, em resultado da construção de ETAR e da deslocalização de algumas fábricas, os animais estão a regressar de novo, atrás dos peixes que procuram o rio para desovar", explicam os biólogos. "A poluição do tejo tem melhorado muito, o que se constata pela observação de espécies sensíveis, como caranguejos, bivalves e alguns peixes. O estuário do rio poderá voltar a ter colónias de golfinhos nos próximos 30 anos", prevê Maria José Costa, do Instituto de Oceanografia. Os golfinhos que aparecem no Tejo são da espécie roaz-corvineiro (Tursiops truncatu), um mamífero marinho que se alimenta de peixe, moluscos e crustáceos.

Expresso

Golfinhos voltam a ser avistados no Tejo
Grupo de golfinhos da espécie roaz-corvineiros - a mais conhecida do Mundo - continua a visitar o Tejo, sinal de que a poluição está a diminuir no rio.  
Diana Martins (www.expresso.pt)
18:00 Segunda feira, 27 de fevereiro de 2012
 O grupo é o mesmo que foi avistado no verão do ano passado

 
O grupo é o mesmo que foi avistado no verão do ano passado
Paulo Andrade (engenheiro da Associação Náutica da Marina do Parque das Nações)

Há muitos anos que se tinha tornado um fenómeno invulgar avistar golfinhos no Tejo, o que não é de admirar, já que os esgotos de mais de 100 mil lisboetas corriam diretamente para o rio. Agora, é a segunda vez em menos de um ano que se regista a sua presença, consequência da despoluição do estuário.
Os exemplares da espécie roaz-corvineiro - também conhecida como o gol  finho Nariz de Garrafa - foram avistados no início do mês. As fotos que registaram o momento mostram o grupo junto a Cacilhas.
Já no no verão passado um grupo de vinte golfinhos foi visto no rio. Segundo Nuno Sequeira, presidente da Quercus, é provável que este pequeno conjunto de roaz-corvineiros faça parte desse mesmo grupo. "Esta espécie já viveu no Tejo no passado. Nos últimos dois anos têm sido registados vários avistamentos, como aconteceu em julho de 2011, e que se podem tornar cada vez mais comuns", afirmou o presidente da Associação Nacional de Conservação da Natureza.
"Apesar de não existirem dados concretos", a melhoria da qualidade da água parece ser a principal razão para o regresso dos golfinhos ao estuário do Tejo. "Com a construção de algumas ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais), como a de Alcântara, e deslocação de indústrias pesadas na Margem Sul, a qualidade da água tem vindo a melhorar", explica o mesmo ambientalista.
Menos poluído, o rio é assim um lugar com mais alimento para esta espécie de golfinhos comuns. Residentes nas águas costeiras do Oceano Atlântico, os golfinhos deslocam-se aos estuários apenas para se alimentarem. Os roaz-corvineiros comem peixe, crustáceos e bivalve, ingerindo cerca de 10 a 15 Kg de alimento diário.  


.
Enviado por  em 22/07/2011
Finalmente voltaram.
.
.
Enviado por  em 13/07/2011
Golfinhos a alimentarem-se no Farol do Bugio e em frente à Marina de Oeiras.

Sem comentários: