Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Como fazer backup blogger




Como fazer backup no Blogger ou como fazer um backup no blog Blogspot? Assim que o leitor criar um blog blogspot, ou assim que fazer um blog no blogger, e depois de publicar alguns posts, deve fazer uma cópia de segurança do seu blog, antes que aconteça algum desastre e perca todo trabalho feito até então. Antigamente, a única forma de fazer o “back up” dum blog Blogger, era copiar todo o código HTML de cada post e guardá-los no seu PC. Também existe a possibilidade de fazer o backup do template blogger, ou do design do blogue, mas havia uma falha no que diz respeito à cópia dos posts. Recentemente, foi publicado no siteCode Plex, um programa que permite fazer a cópia do blog blogpot e de todos os posts existentes. É sobre esse programa que vou falar neste post. Como fazer um Backup num Blog Blogspot doBlogger, de todas as postagens (posts)?

Como fazer backup Blogger Blogspot?

n
como fazer backup blogger blogspot imagem Como fazer backup blogger
O programa que refiro, chama-se “Blogger Back Up”. O Blogger Backup não apresenta uma dificuldade elevada na sua configuração ou na instalação. Basta aceder o site da pessoa que criou o programa e fazer o download do mesmo. Depois descompacte o arquivo, clique em “BloggerBackupSetup” e siga os passos da instalação padrão.

Como configurar o Blogger Backup

 Como fazer backup blogger
Para configurar o programa Backup Blogger, siga os passos em baixo:
  1. Iniciar
  2. Programas
  3. Blogger Backup Utility
  4. Available Blogs
  5. Add Blogs
Na caixa que se abriu digite seu ID (Username e Password) do blogger e clique em “Login into Blogger”. Deve aparecer todos os blogs que você possui nesse utilizador. Após seus blogs serem localizados clique em “Ok”. Agora clique em “File”, “Save Settings” e escolha uma pasta para salvar as configurações que acabou de fazer. Se você não fizer esse procedimento terá que repetir o mesmo todas as vezes que for utilizar o programa.

Como fazer o Backup do seu Blog Blogger Blogspot?

Sugiro que execute os próximos passos, primeiramente num blog de teste e só depois no seu blog principal, pois caso algo corra mal, não tem problema, pois foi no blog de teste. Assim que conseguir dominar bem o programa, então já pode fazer todos os passos no seu blog principal e fazer o backup blogs que quiser.

Em “Available Blogs” selecione o blog que deseja executar o backup e em “Save Posts to Folder” seleccione uma pasta, ou crie uma, para salvar seu BackUp. Seleccione “Save Comments” e em “Save Post” seleccione “Atom, one file per post”, o que vai fazer com que seja criado um arquivo para cada post. Clique em “Backup Posts” e aguarde o bac kup terminar. Seu backup, ou copia de segurança,será salvo num arquivo XML.

Restaurar o Backup

No caso da necessidade de restaurar o backup do blog, basta clicar em “Restore Posts” e escolher o arquivo XML que deseja restaurar. Digite sua password do Blogger e clique em Ok. Deixo um alerta: o Blogger tem um limite de 50 posts por dia em cada blog, por esse motivo, quando voltar do Back Up, talvez seja necessário alguns dias para conseguir acertar tudo.

Backup do Template

Esse software só faz o BACKUP dos seus posts (mensagens) e não do template do blog, por isso se quiser ter o seu template e todos os widgets instalados você precisa fazer outro procedimento, que só precisará ser repetido quando alterar algo no theme ou acrescentar algum widget.
Na área de administração de seu blog clique em:
  1. Esquema (Layout)
  2. Editar HTML
  3. Expandir modelos de widgets
  4. Baixar modelo completo
Selecione a pasta onde deseja salvar, de um nome sugestivo para o template e clique em ok. Quando precisar restaurar esse template basta seguir os mesmos passos:
  1. Arquivo
  2. Selecionar a pasta onde o template se encontra guardado
  3. Fazer Upload
Clique aqui para fazer o download do Blogger Backup

Alternativas para Fazer um Backup do Blog Blogspot no Blogger

como fazer backup blogger blogspot downthemall Como fazer backup blogger
Para os utilizadores do FireFox, existe um plugin chamado “DownThemAll“, que pode ser usado para criar uma copia segurança de todos os textos, imagens, vídeos e ficheiros do seu blog blogspot. Pode guardar essa cópia de todos os ficheiros numa pasta no ser computador e fazer o upload da cópia de segurança do blog, mais tarde.

No entanto, penso que a forma ideal para fazer um BACK UP num Blog, ou a melhor maneira de fazer uma copia de segurança do seu Blog Blogspot Blogger, é através do programa que mencionei em cima, o Blogspot Back Up.
Caso o leitor tenha alguma questão que queira colocar sobre as formas de fazer um backup no Blogger, ou as possibilidades defazer uma cópia do seu blog blogspot, pode deixar comentário que respondo em seguida.

http://fazerblogs.com/como-fazer-backup-blogger/

Sem comentários: