Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 7 de janeiro de 2012

Pedro Osório trabalhava na transcrição para cordas de sonatas de Carlos Seixas


6 de Janeiro, 2012
O maestro Pedro Osório, falecido na quinta-feira, estava a trabalhar em transcrições para cordas de sonatas de Carlos Seixas, tendo terminado um andamento da Sonata em Dó Maior, disse à Lusa o director da Antena 2, João Almeida.
.
Em declarações à Lusa, João Almeida afirmou que o maestro e compositor estava entusiasmado com o trabalho, tendo terminado o primeiro andamento da Sonata em Dó Maior e preparava-se, em Novembro, para transcrever para cordas outras duas sonatas, do compositor barroco.
.
“Esta sonata tem três andamentos, eu mostrei a transcrição do primeiro ao Massimo Mazzeo, do ensemble Divino Sospiro, que gostou muito, achou-a excelente e o grupo estava disposto a estreá-la em Outubro. A estreia seria desta sonata completa e as outras duas que são apenas de um andamento”, contou João Almeida.
.
O responsável da Antena 2 disse que quem o alertou para este trabalho que Pedro Osório estava a fazer, foi o realizador de rádio Armando Carvalheda, da Antena 1.
.
João Almeida visitou Pedro Osório em sua casa e afirmou que ficou “espantado por saber que ele era um fã de Bach e de Carlos Seixas, de quem aliás tocou alguma coisa”.
.
A sonata em que o maestro estava a trabalhar além do primeiro andamento tinha ainda um adágio e um minueto. Segundo Osório afirmou a João Almeida, tinha já completado a transcrição do adágio, “e em Novembro passado] contava ter as outras duas sonatas terminadas dentro de um mês”.
.
João Almeida que lamentou o desaparecimento do músico de 72 anos, e afirmou desconhecer “nesta altura, o ponto da situação” relativamente a estas transcrições.
.
Pedro Osório, falecido quinta-feira no Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa, vítima de doença prolongada.
.
O corpo do maestro e compositor está a ser velado desde as 16:00 na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, e o funeral realiza-se no sábado às 14:30 para o cemitério do Alto de São João, em Lisboa, onde se realiza a cerimónia de cremação.
sábado, 7 de Janeiro de 2012, 0:54

Sem comentários: