Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 7 de janeiro de 2012

Morreu o maestro Pedro Osório (vídeos)


Expresso

Maestro e compositor Pedro Osório morreu aos 72 anos no Hospital de São Francisco Xavier, vítima de cancro(Veja vídeos no final do texto) 

21:50 Quinta feira, 5 de janeiro de 2012
 

s
O maestro foi uma figura ímpar da cultura portuguesa
O maestro foi uma figura ímpar da cultura portuguesa
Jorge Simão
O maestro Pedro Osório, natural do Porto, morreu quinta-feira em Lisboa, no Hospital de São Francisco Xavier, onde deu entrada na véspera, disse fonte próxima da família à Agência Lusa.
O corpo irá ser velado sexta-feira na Sociedade Portuguesa de Autores. O funeral realiza-se amanhã, pelas 15h, para o Cemitério do Alto de S. João, onde o corpo será cremado.
Orquestrador, chefe de orquestra, diretor musical, compositor, Pedro Osório, nascido em 1939, trabalhou com vários artistas do panorama nacional, nomeadamente Sérgio Godinho, Fernando Tordo, Carlos do Carmo, Carlos Paredes, Rui Veloso, Carlos Mendes, Herman José, Lúcia Moniz ou Xutos e Pontapés.
Figura regular dos Festivais RTP da Canção, que venceu várias vezes como autor e orquestrador, e autor de vários musicais dos casinos Estoril e Póvoa de Varzim, Pedro Osório optou pela carreira musical quando terminava a licenciatura em engenharia mecânica.

Entre outras distinções, em 1982, recebeu o Prémio da Crítica pela composição para a peça "Baal", de Bertolt Brecht.

Reconhecimento nacional


Foi dirigente do Sindicato Nacional dos Músicos e fez parte da organização do I Congresso Nacional dos Músicos em 2003. De 2003 até janeiro de 2011 foi membro da administração da SPA, estando atualmente no grupo do fado.

Em 1994, o Presidente da República Mário Soares condecorou-o com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, tendo recebido posteriormente a Medalha de Ouro do Concelho de Oeiras e a de Mérito da Sociedade Portuguesa de Autores.

Já este ano, o Ministério da Cultura agraciou-o com a Medalha de Mérito Cultural e o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, condecorou-o com a comenda da Ordem da Liberdade.

Pedro Osório, que também se dedicava à escrita de obras de música sinfónica, algumas das quais já executadas em público, lançara recentemente o livro "Memórias irrisórias com algumas glórias".

O maestro lutava contra um cancro há vários anos.

Veja os vídeos do percurso do maestro Pedro Osório:


Quinteto Académico - Abdulah - O grupo era composto por Pedro Osório no piano, Jean Sarbib no baixo, Carlos Carvalho na guitarra, Zé Manel no sax-barítono e Adrien Ransy na bateria.
Trio Barroco - Giorgia on My Mind - Formado em 1968 o Trio era composto por Pedro Osório, Jean Sarbib e Luís Villas-Boas.
Grupo Outubro - A Luta Vai Ser Dura Companheiro - Fundado em 1974 o Grupo Outubro editou dois discos
SARL - Uma Canção Comercial - Esta música ficou no 3º lugar do Festival da Canção da RTP de 1979.
Só Nó Três - Alcácer Que Vier - O projeto "Só Nós Três" nasceu em 1989 com Paulo de Carvalho, Fernando Tordo e Carlos Mendes
Canções do Século -Desafinado - Em 1993 Pedro Osório dirigiu o espetáculo "Canções do Século" que contou com a participação de Lena d'Água, "Rita Guerra e Helena Vieira
Lúcia Moniz - O Meu Coração Não Tem Cor - A música da autoria de Pedro Osório teve a melhor classificação de sempre de Portugal na Eurovisão, em 1996.
- Lançamento do disco Cantos da Babilónia - Em novembro de 2011 foi lançado um disco baseado em músicas étnicas do mundo


Sem comentários: