Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Obra de Leonardo Da Vinci pode estar atrás de uma parede

 Expresso

Vários historiadores assinaram uma petição para proteger uma obra de Giorgio Vasari, atrás da qual se acredita que pode estar uma pintura de Leonardo Da Vinci.
.
20:44 Quarta feira, 7 de dezembro de 2011

"A Batalha de Anghiari", de Leonardo Da Vinci, começou a ser pintada em 1504
"A Batalha de Anghiari", de Leonardo Da Vinci, começou a ser pintada em 1504 


"A Batalha de Anghiari", obra inacabada que Leonardo Da Vinci começou a pintar no início do século XVI, pode estar escondida atrás de um fresco de Giorgio Vasari no Palazzo Vecchio, em Florença.
.

A hipótese é defendida por uma equipa de historiadores da Universidade da Califórnia, liderada por Maurizio Seracini, que desde a semana passada está a perfurar a parede onde se encontra representada a "A Batalha de Marciano", uma obra que Giorgio Vasari pintou em 1563 aquando da remodelação do palácio.

A danificação da obra suscitou o descontentamento de um grupo de 150 historiadores, que assinaram uma petição com o objetivo de pôr fim às perfurações da parede atrás da qual se acredita que exista uma segunda parede com a obra inacabada de Leonardo Da Vinci.

A obra de Giorgio Vasari está a ser perfurada em locais já danificados, que posteriormente serão sujeitos a restauração, de forma a introduzir câmaras que permitam analisar o espaço entre as duas paredes e os segredos que este pode conter. 
.
"Aquele que procura, encontra"

.
Segundo Maurizio Seracini, Giorgio Vasari terá salvaguardado a parede onde pode estar o fresco de Leonardo Da Vinci, teoria que foi reforçada depois de ser descoberto na obra "A Batalha de Marciano" um soldado com uma bandeira onde pode ler-se a mensagem "Aquele que procura, encontra".


Apesar destes argumentos e da descoberta recente de um pigmento orgânico, cujos resultados da análise só estarão disponíveis daqui a dois meses, vários historiadores assinaram a petição a exigir o fim das perfurações até existirem mais evidências. De acordo com o documento, a investigação histórica sugere que Leonardo Da Vinci terá pintado "A Batalha de Anghiari" na parede oposta à de Vasari.

A petição foi dinamizada pelo historiador Tomaso Montanari e por Cecilia Frosinone, uma especialista em arte que fazia parte da equipa de Maurizio Seracini e abandonou recentemente a investigação, afirmando não poder continuar por "razões éticas". 

Sem comentários: