Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Louise Bourgeois e a arte salvadora!

  09/08/1118h44


Louise Bourgeois

Encontra-se no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a exposição “Louise Bourgeois – O Retorno do Desejo Proibido”, até o próximo dia 28 de agosto, com entrada franca. As obras da artista plástica nos levam à uma viagem pela psicanálise pura. Aliás, as criações têm íntima ligação com a psique da própria autora. “A arte é uma garantia de sanidade”, afirmou.

Rejeição - de Louise Bougeois

A francesa Louise Bourgeois (1911 – 2010) elaborou seus conflitos no fazer de suas obras, pelas suas mãos extravasou suas dores, seus traumas, sua superação; deu o formato plástico às teorias de Freud e Jung; contou sua história densa em revelações contundentes; criou conceitos e formulações da psique. As obras de Louise Bourgeois foram confeccionadas com metal, madeira, tecido, linhas, agulha, entre outros materiais.

Arco da Histeria - de Louise Bougeois

Pulsões de vida, morte, ódio, amor, medo, angústia, comuns no ser humano, estão presentes nas criações de Louise Bourgeois. Há referências à sua infância e relação com os pais. 

A Destruição do Pai - de Louise Bougeois

A artista plástica fez análise com um discípulo de Freud entre as décadas de 50 e 80, Dr. Henry Lowenfeld. A psicanálise extravasou o consultório, penetrou em suas obras, despertou-lhe o interesse de aprofundar-se no estudo da psique, e o fez, lendo Sigmund Freud, Carl Jung, Melanie Klein, Anna Freud, Wilhelm Reich, entre outros.

No Instituto Tomie Ohtake estão suas obras emblemáticas, “Aranha”, é uma delas, em homenagem a sua mãe. 

Aranha - de Louise Bougeois

A visita à exposição foi uma experiência única, pois pude exercitar a análise psicanalítica por meio das obras de arte. Cursando Especialização em Psicanálise, com o conteúdo apreendido pude ir além de uma apreciação superficial da exposição. O passeio cultural psicanalítico foi promovido pela ANEP – Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos, com a presença de colegas e diretores.

Na ocasião, ainda tive o prazer e a oportunidade de me aprofundar mais na história de Louise Bourgeois, ao assistir o espetáculo sobre a artista plástica, apresentado por Denise Stoklos, “Faço, Refaço, Desfaço”, apresentado no mesmo local. 

Não se preocupe se você não tem conhecimento da Psicanálise, a disposição em mergulhar no universo da exposição, de assimilar a arte reflexiva e questionadora, de arriscar novos olhares sobre a natureza humana, serão o suficiente para que tenha uma experiência no mínimo interessante.

Dar ou Tomar - de Louise Bougeois

O estranhamento faz parte de um primeiro olhar sobre as peças e instalações, porém, quebrando a rigidez na observação, você aproveitará da liberdade que Louise Bourgeois lhe oferece para conhecê-la (e que tal arriscar-se no autoconhecimento pelo caminho da arte?).


Serviço:
“Louise Bourgeois – O Retorno do Desejo Proibido”
Até o dia 28 de agosto de 2011
Terça a domingo, das 11 às 20 horas
Entrada gratuita
Instituto Tomie Ohtake
Avenida Faria Lima, 201
Entrada pela Rua Coropés, Pinheiros, São Paulo

Abraço,
Andréa Freire
Jornalista e Educadora
Cursando Especialização em Psicanálise pela ANEP


Sem comentários: