Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Camané na lista do Óscar


Correio da Manhã


Cinema: É um dos 39 elegíveis para Melhor Canção Original

Camané na lista do Óscar

Ainda não é a lista final de nomeados, mas ‘Já não Estar’, canção interpretada por Camané no documentário ‘José & Pilar’, integra o prestigiante conjunto de temas elegíveis ao Óscar de Melhor Canção Original.
Por:Sofia Canelas de Castro

A Academia de Hollywood anunciou ontem os 39 temas que concorrem para a ‘shorlist’ de nomeados – que serão conhecidos a 24 de Janeiro – e a música portuguesa está entre eles.
"Fico muito contente com esta pré-nomeação. No fundo, revela o reconhecimento de um filme português e o interesse pela obra e pessoa do Saramago", disse ontem Camané, ao CM.
Enaltecendo a música de José Mário Branco e "o poema lindíssimo de Manuela de Freitas, que pegou em pensamentos de José Saramago sobre a vida, a morte e o amor" o fadista reconhece que a recente eleição do Fado como Património da Humanidade, pela UNESCO, "pode ter tido alguma influência" na integração da canção na lista de potenciais candidatos ao Óscar. Ainda assim, Camané ressalva: "Esta canção não é um fado, nem foi feita como tal. Mas é interpretada por mim e as pessoas sabem que é cantada por um fadista."
Camané admite, no entanto, que "será difícil que a canção venha a ser nomeada: foi a primeira vez que chegou a esta lista de potenciais candidatos e as nomeadas costumam sempre ser músicas cantadas em inglês."
‘José & Pilar’, realizado por Miguel Gonçalves Mendes, é o candidato português à corrida ao Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira e está ainda entre as 265 longas-metragens aceites para uma possível nomeação ao Óscar de Melhor Filme, tal como o último filme de Raul Ruiz, ‘Mistérios de Lisboa’.

.
Enviado por em 20/12/2011
"Já não estar" - tema do filme "José e Pilar", música de José Mário Branco, letra de Manuela de Freitas e interpretado por Camané acompanhado por Filipe Raposo.

Se às vezes numa rua no lugar
eu penso que um dia hei-de morrer
sei que tudo o que tenho vou deixar
aqui onde hoje estou deixo de estar
e tudo quanto sou deixo de ser

medo da morte não consigo ter
mas outros mais humanos e banais
medos que a gente tem mesmo sem querer
como o medo que eu tenho de morrer

só por querer viver um pouco mais
se consigo a meu modo estar no céu
mesmo vivendo neste chão de inverno
se apenas sou árvore que cresceu
no espaço e no tempo que é o meu
para que havia eu de ser eterno

mas como as minhas cinzas vão ficando
debaixo de uma pedra de jardim
meu amor tu sabes onde me encontrar 
e uma flor sobre a pedra vais deixar
de cada vez que lembrares de mim
de cada vez que te lembrares de mim
http://amusicaportuguesa.blogs.sapo.pt/266635.html

Sem comentários: