Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Lisboa - Teatro Nacional de São Carlos

Restos de Colecção



25 de Março de 2011



Construído nos finais do século XVIII em apenas seis meses, na zona do Chiado em Lisboa, foi inaugurado em 30 de Julho de 1793 pela Rainha D. Maria I para substituir o teatro ‘Ópera do Tejo’, que foi destruído no Terramoto de 1755, e segundo projecto do arquitecto José da Costa e Silva. A inauguração ocorreu com a ópera “La Ballerina Amante” de Domenico Cimarosa.
                                                          Teatro Nacional de São Carlos
                           
Em 1755, a Coroa portuguesa fez inaugurar a faustosa sala ‘Ópera do Tejo’", um teatro de corte, anexo ao antigo Paço da Ribeira, onde só se era admitido por convite. Este teatro de ópera, que esteve em actividade apenas alguns meses, foi destruído pelo terramoto de 1 de Novembro de 1755. Com a inauguração do ‘Real Teatro de S. Carlos’, deixou de ser representada ópera italiana no ‘Teatro da Rua dos Condes’’ (ver post “Teatros de Lisboa …(3) na etiqueta“Teatros” em 28 de Outubro de 2010).
                                                            Teatro da Rua dos Condes
                                 
A construção do teatro, decidida em 1792, num contexto político de hostil posição às ideias iluministas, só se tornou possível justificando-se como fonte de receita para uma obra de caridade - a Casa Pia, fundada em 1780 pelo intendente Pina Manique. Foi, aliás, este, então intendente da Polícia e antigo homem de confiança do primeiro-ministro Sebastião de Carvalho e Melo, quem conseguiu obter da Coroa a permissão. Por detrás da justificação oficial, estavam, porém, os interesses de abertura e modernização da sociedade portuguesa de um grupo de grandes negociantes de Lisboa, entre outros, os contratadores do tabaco, que haviam prosperado na época pombalina. O seu custo foi de 165.845$196 reis …
..
Os referidos negociantes de seus nomes Anselmo José da Cruz Sobral, Jacinto Fernandes Bandeira, João Pereira Caldas, António Francisco Machado, Joaquim Pedro Quintela e António José Ferreira Sola. Um deles, Joaquim Pedro Quintela, feito barão em 1805 (mais tarde Conde de Farrobo, e Director do próprio Real Teatro de São Carlos entre 1838 e 1840), cedeu os terrenos para o edifício em troca da propriedade de um camarote de primeira ordem, com anexos e acesso privado à rua, fronteiro ao camarote lateral, de proscénio, da família real. O Conde de Farrobo, já empresário do Teatro São Carlos, em 1820 inaugura o seu O “Teatro Tália” , na sua propriedade, junto ao seu palácio nas Laranjeiras contíguo ao Jardim Zoológico (ver post “Teatros de Lisboa …(3) de 28 de Outubro de 2010, na etiqueta “Teatros”).
                                                                     Sala de espectáculos
 
O ‘Teatro Nacional de São Carlos’ é um exemplar da arquitectura civil pública, neoclássica, e recebeu algumas influências de inspiração italiana, designadamente do Teatro di San Carlo’  em Nápoles, e do ‘Teatro della Scala’ de Milão. Merece referir a participação de vários artistas nacionais e estrangeiros na decoração do interior do teatro, nomeadamente Cirilo Volkmark Machado, Appianni e Manuel da Costa.
                   Teatro di San Carlo, em Nápoles                                       Teatro della Scala, em Milão
 
Nesse tempo, a empresa do Teatro de São Carlos, tinha a seu cargo a ‘Sociedade dos Actores do Teatro Nacional’, da Ruas dos Condes, e ostentava como primeiros artistas: Neri e Vergé, primeiras damas sérias; Favini e Fensi, primeiras damas cómicas; Mary, primeiro tenor e Martinelli, primeiro buffo; en dança Coralli e Gerard, primeiros bailarinos.
                                    Vestíbulo                                                                       Salão Nobre
                Acesso aos Camarotes                                         Sala de espera dos camarotes
 
Em 1850, a iluminação do interior foi alterado para iluminação a gás, a mais recente tecnologia disponível.
.
A iluminação elétrica foi instalada em 1887, depois do edifício ter sido adquirido pelo estado em 1854.
                                                                               em 1902 …
                                      
                                      Companhia Lírica do Teatro de S. Carlos, em Janeiro de 1908
               
No ano de 1940, o ‘Teatro Nacional de São Carlos’, sofreu, durante 8 meses importantes obras de melhoramentos, restauro, consolidação e conservação exterior e interior, mandadas fazer pelo engº Duarte Pacheco, Ministro das Obras Públicas, reabrindo em no dia 1 de Dezembro de 1940 …
                                           A revista ‘Século Ilustrado’ , noticiava assim na véspera
 
Ultimamente o largo fronteiro foi recuperado como espaço de passeio e lazer, incluindo uma esplanada que serve o restaurante concessionado pelo ‘Teatro Nacional de São Carlos’. Ocasionalmente, têm sido transmitidas récitas, em directo, para o Largo ("Teatro ao Largo") através de uma tela gigante e de um sistema de som especialmente montados para o efeito. A época de ópera decorre sensivelmente de Novembro a Junho, mas há concertos e bailado noutras alturas do ano. Alguns dos espectáculos organizados pelo Teatro São Carlos são levados à cena no palco do grande auditório do Centro Cultural de Belém.
.
Hoje em dia o ‘Teatro Nacional de São Carlos’, oferece, também, no seu interior um restaurante gourmet baseado na Cozinha Portuguesa e Italiana.
                       Anúncio de 23 de Fevereiro de 1933                                         Temporada de Ópera de 1957                            
    
fotos in: Arquivo Municipal de LisboaBiblioteca de Arte-Fundação Calouste GulbenkianHemeroteca Digital

Sem comentários: