Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Coca Cola - Publicidade 1952/53

1952-1953 40 anúncios
1952 - "O que você você quer é uma Coca", o pescador leva na geladeira de piquenique. Há uma nítida limpeza nas artes que passam a ter fundo branco.1952 - "... aprecie comida"... Sei lá... Garrafa verde novamente. Aliás cada engarrafador tinhas suas próprias garrafas, algumas com formatos e gravações diferentes da padrão.
1952 - O tema piquenique sempre foi usado e nota-se uma divulgação dessa nova geladeira portátil. Outro dia vi uma destas numa loja de antiguidades em Itaipava, mas estava muito cara. O ad americano foca também na caixa de 24. Há outra pesquisa paralela a ser feita: como era fabricado e transportado todo o gelo utilizado nas geladeiras de estrada e nas portatáteis?1952 - Anúncio francês com o mesmo layout mas focando no sixpack europeu.
1952 - Também francês este ad aristocrárico antecipa um pouco o traço de Jack Porter que virá alguns anos mais adiante.
1952 - Aqui temos dois elementos importantes. O novo 6-pack de papelão sendo abandonada a alça metálica e crianças reunidas para assistir TV, uma revolução cultural americana.1952 - Uma das poucas minimalistas americanas mostrando a garrafa verde e até mesmo a cortiça das chapinhas.
1952 - Guerra da Coréia, os soldados estão por aí, neste caso um sargento da força aérea. Como na Segunda Guerra Mundial, a Coca se fez presente no campo de batalha: Segue a sede em todos os lugares.1952 - É um ad de uma revista do Tenesse mostrando a chegada a Coca-Cola na Austrália. Só que pelas minhas contas não bate. Não creio que chegou no Brasil em 1943 e na Austrália apenas em 1952 - preciso pesquisar mais. A arte em estilo cartoon é a única que encontrei até agora.
1952 - Estas das enfermeiras sendo usadas para mostrar a qualidade e que não faz mal são uma picaretagem de marketing.1952 - Diga para seus filhos: não aceite uma Coca de estranhos muito menos se tiverem essa cara... Parece um serial killer! Mas é o diretor da escola do bairro, o que dá no mesmo...
1952 - Para mim um dos melhores de toda a história. Assimétrico, surrealista, a árvore é dividida em climas e horas do dia, com o verde por trás da garrafa e um dos únicos onde aparece o abridor de chapinhas oficial. "A sede não conhece estações" - Começa a passagem avassaladora de um artista esquecido que desenhou os ads a seguir chamado Harari.1952 - Outra das obras de arte de Harari para o inverno.
1952 - Outra das surrealistas de Harari: o pintor "Saiu para tomar uma Coca". Talvez o único ad da Coca sem garrafa, copo ou máquinas.1952 - São duas de Harari, lindas com sombras. Uma para a garrafa e outra abaixo para o copo. Este ad é em casa, paserecendo uma casa simples de cidade pequena, lista de contas a pagar, lembranças na parede.
1952 - Este ad de Harari possui detalhes incríveis. É uma casa de fazenda, ainda mais simples que a anterior. Certamente de um homem, pela foto das meninas na praia. A do trenó remete a Coca sendo boa no calor e no frio. As espigas de milho americano penduradas e o guia rural de uns 70 anos antes, mostram o marasmo da vida no interior. passse o cursos sobre a imagem e veja a assinatura do autor riscada na madeira com canivete.1952 - Este ad de Harari possui detalhes incríveis. Passe o mouse e veja que o jornal pode ser lido e é desenhado letar por letra. Note a imagem invertida no espelho. O local é um bar, Nota-se pela máquina, espelho, cabide com chapéus masculinos diversos, inclusive quepe de polícia e a mulher é alguém bem colocada, lendo Wall Street Journal... passse o cursor sobre a imagem.
1952 - Este é um anúncio das máquinas da Coca dizendo que elas são uma grande atração de fregueses e vão aumentar suas vendas. Um cupom para vc enviar seus dados e receber a visita de um representante para instalar a máquina.1952 - Natal "... e agora um presente para a sede". Um dos mais caraterísticos de Haddon Sundblom. Mas dissociado de todos os layouts do ano. Houve um momento em que ele estava doente e foram encomendados cinco desenhos seguidos achando-se que ele iria falecer. Mas superou a doença e a bebida (álcool) e ainda viveu e produziu por muitos anos.
1953 - Mais liberdade nos EUA mulheres indo para a faculdade.1953 - Mulheres andando sozinhas "Dirija com segurança... dirija refrescada".
1953 - Há uma guinada radical nesta campanha. Parece ser mais aristocrática com o retorno de uma borda anacrônica inserções retangulares e vazadas. As duas primeiras mostram mulheres bem sucedidas.1953 - Uma paulada na garrafa e outra no copo. A Pepesi vinha usando fontes script em seus ads há alguns meses, mas eram modernas. O pessoal da D'Arcy resolveu usar umas script bem tipo convite de casamento, que não minha opinião ficaram uma bosta.
1953 - Um cowboy macho com essas letrinhas fresquinhas... Arre. Esse ad pode ter inspirado a história de Brookeback Mountain...1953 - Outro machão com itálicos... Trabalhador de siderúrgica com convite de casamento...
1953 - Bailarinas com letrinhas tipos manuscritas em itálico, semelhantes às que a Pepsi usava na época.1953 - A Guerra continua e a moça usa um quepe dos Fuzileiros Navais, Marines - que mudança na sociedade norte-americana... "Situação sob controle"... Bem os soldados de diversos países com mandado da ONU estavam sendo trucidados, e a Guerra da Coréia não acabou até hoje...
1953 - Temos um grupo de três semelhantes onde é mantida a arte no canto inferior do sujeito tirando a caixa de 24 a traseira da picape. Essa é na fazenda.1953 - Outro ad venda das máquinas, neste caso para postos de gasolina.
1953 - Essa também é na fazenda.1953 - Essa é em casa e ao contrário de ver TV como em 1952 essas crianças estão conversando e comendo pipoca à lareira..
1953 - De repente um ad perdido, fora das outras camapanhas do ano com o drink, trocado por serve - sirva - e as Cocas congeladas no meio do verão. Bem todos sabem que se congelada já era...
1953 - Vcs notam que há uma mistura de estilos. Há alguns fatores. Não exatamente a data de publicação de cada ad para colocar numa sequência correta, há campanhas diferentes para mídias diferentes.1953 - Cartaz de ponto de venda na área de língua francesa na Bélgica. Buvez - Beba.
1953 - "Para os jovens americanos que se divertem" enquanto os outros são massacrados pelos chineses... O layout é o mesmo. Mas note as diferenças técnica de altura do retângulo e do alinhamento. Essa não coube no scanner pois é da revista Life.1953 - Aqui o tema do serve é retomado - sirva com as refeições. Essa coube pois é da NatGeo.
1953 - Brasileira, já assinada pelos engarrafadores de Coca-Cola mostra o que parece ser uma dança lá do Mississipi e diz: "Por trás da chapinha de Coca-Cola um mundo de coisas boas".1953 - Brasileira para dar uma conotação e explicação de que era feita com a água mais pura.
1953 - Essa eu não entendo. É tipicamente da série faces do final dos anos 1940 e publicada na Seleções Readers Digest, sempre com anúncios com imagens maiores e pouco texto, exceto nos dois exemplos brasileiros acima.1953 - Natal. Uma das clássicas de Haddon Sundblom.

por José Roitberg - roitberg@gmail.com

Sem comentários: