Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

sábado, 21 de maio de 2011

Coca Cola - Publicidade 1933/35

1933-1935 31 anúncios
1933 - Mande embora o bocejo e o sono. É uma série enorme com este tema, abandonando a promoção do livrinho e comida. São alguns anos em que não se percebe, além desta, uma campanha clara. É tão bagunçado que essa página ficou bagunçada junto. Foi-se a Pausa Que Refresca. Ao lado, sem sonolência depois do almoço. Sempre tentando encontrar uma nova utilidade para o produto, criando essa necessidade que não existia no público. É óbvio que esse papel era do café, mas a noz de cola é mais rica em cafeína. A guerra ao café...
1933 - "Mande embora a sonolência da tarde"1933 - mesma arte em 4 cores e temos a certeza de ser na National Geographic. Só não sei se é o primeiro
1933 - Outro exemplo de artes triplas semelhantes mas não iguais. Note que não há amarelo nem a marca registgrada abaixo do texto.1933 - "Você anda 8 milhas por dia apenas no trabalho da casa."
1933 - "Não use um rosto cansado e sedento"1933 - Mulheres entediadas e Coca-Cola, parceira perfeita... Não dá para traduzir. Seria algo como não deixar passar o Ás que seu parceiro colocou na mesa. Não ache que Donald Trump é um nome verdadeiro
1933 - Tirando a cara de sono (depois usada com Papai Noel em várias marcas) a atriz Diana Wynyard, mais uma das atrizes esquecidas. Perdeu o Oscar de 1932 para Katharine Hepburn. Seu nome real era Dorothy Isabel Cox, inglesa, nascida em 1906 e falecida em 1964. Entrou neste anúncio pelo seu grande papel no filme Rasputin, onde era uma princesa russa, mas não foi muito longe no show business.1933 - A atriz Joan-Crawford teve um anúncio próprio, em arte e sem a cara de cansada. "Você deve sentir o sorriso para atuar sorrindo" O anúncio ainda se refere ao novo filme dela - The Dancing Lady. A Coca não foi muito de usar artistas. A Royal Crown Cola usa artistas quase todos os meses e nem por isso ganhou mercado.
1933 - ok, mantendo a campanha até o último dia do ano "mande embora essa cara cansada e sedenta" em duas publicações. Essa PB não sei onde foi.1933 - Mas esta a cores é da Nat Geo e bem conhecida. A primeira é praticamente desconhecida. Clique na imagem para detalhe da arte em 800X600
1934 - "Encontre-me na Feira Mundial de Chicago" , mas não sabemos quem é. Só que é outra que parece estar de cadeira de rodas - na verdade é um riquixá.1934 - dentro da confusão de 1934-35 temos "A Pausa Que faz você ir em frente" fotográfica.
1934 - "Parceira do bom trabalho a bebida que acorda a energia".  Saturday Evening Post. Meia em arte, meia fotográfica onde se vê a primeira geladeira a gelo, de distribuição. Abaixo outro slogan "Quique de volta ao normal". É uma época em que ainda era muito normal trabalhadores tomarem uma cerveja no almoço.1934 - "Eu digo que essa é a forma de começar o dia". Note a boa vizualização da fountain simples. Abaixo, outro slogan "Quique de volta ao normal".
1934 - "Quando é difícil começar, comece com Coca-Cola" parte arte parte foto em recorte. Estavam experimentando as novas tecnologias de impressão.1934 - Mesmo tendo usado foto em 1932, continuam as artes: "...mantendo uma silhueta magra..." só a bicileta e não a Cola. Esse ad temos a certeza de ser quarta capa da National Geographic, uma parceria que duraria décadas.
1934 - Um anúncio bem fora do contexto da época, parecendo de 15 anos antes. Coisa bucólica de algum estado do Sul.1934 - Mantém a arte básica da campanha do ano com a fountain e os copos. Curiosamente no insert PB está a arte da propaganda de 1930 que a empresa não reconhecia até 2009.

1935 - O primeiro de muitos das garrafas, latas e copos enfiadas na neve. Anúncio horizontal de quarta capa da Nat Geo, seriam muitos. Note as caixas amarelas debaixo de uma das primeiras geladeiras de venda. O texto diz você pode encontrar a Coca gelada em qualquer lugar, então "Por que esperar?"
1935 - super confuso, impressão a duas cores com a foto de um churrasco de jardim e uma arte pequena, invertendo a relação e mostrando que a foto podia vir para ficar.
vazio
1935 - rapidamente já se passa da tentativa de fotos grandes PB para fotos grandes coloridas como esta de atores de Hollywood na quarta capa da Nat Geo.  As cores são características ods primeiros AgfaColor. Note as placas lá atrás: tem a circular e duas "olho-de-peixe" que quase nunca aparecem nos ads mas foram espalhadas por todos os EUA.
A maioria das pessoas acha que fotos coloridas são posteriores à Segunda Guerra Mundial, mas já estavam consolidadas bem antes. Durante a WWII a Agfa estava desenvolvendo slides coloridos com a ajuda de alguns fotógrafos alemães angajados no exército ou na ocupação. Um deles, tirou 250 slides coloridos do Gueto de Lodz, na Polônia que foram encontrados numa loja de antiguidades em 2001 e hoje fazem parte de um acervo imporante sobre a perseguição dos judeus. Um grande número de fotos da Segunda Guerra são coloridas, mas foram publicadas nos livros até os anos 1980 em PB por questões econômicas das editoras destes livros e não da qualidade das fotos, o que é uma pena.
1935 - super curiosa - uma arte que deriva da foto acima. Se não se juntasse as duas, nunca se iria perceber. Note bem: pintaram a tela com a posição básica das dos atores na foto. Pelas bochechas, é arte do Sundblon.1935 - Esse é mais sexy: quer uma coquinha meu bem? Note que é você que está chegando e o gelo já está em seu copo. E depois de "quicar" de volta, dê um trato em sua mulher sonolenta, entediada e sedenta...
1935 - outro anúncio com as filmagens da "Viúva Alegre". Dançando, Maurice Chevalier e Allie MacDonald. Dirigindo, uma das lendas de Hollywood, Ernst Lubitsh. diretor judeu que fugiu da Alemanha nazista após Hitler chegar ao poder em 1933.
1935 - "Todas as trilhas levam a uma Coca-Cola gelada", tá bom.
1935 - a qualidade do ad dependia muito da impressão. É o mesmo anúncio impresso na Nat Geo com alterações. Note o alinhamento diferente do texto à esquerda.
1935 - Outro dos caipiras do Norman Rockwell. Apesar de ícone da história da marca, pessoalmente não creio que tenha influenciado as vendas.1935 - Essa máquina de encaracolar parece com um aparelho de tortura de ficção científica. Mas é outro documento de época. A Pausa Que Refresca voltou...
1935 - De onde Papai- Noel ficava tão suado assim no inverno americano?
vazio

por José Roitberg - roitberg@gmail.com

Sem comentários: