Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 22 de maio de 2011

Coca Cola Pepsi Cola - Publicidade 1944/45

1944-1945 38 anúncios
1944 - Uma mulher gostosa leva uma coca para os trabalahdores da construção naval fortes e suados. Esse é outro aspecto da Segunda Guerra, pouco divulgado. Os estaleiros americanos conseguiam construir diariamente quase o mesmo número de navios que os alemães conseguiam afundar.1944 - Uma fountain dentro de um navio militar, provavelmente o Couraçado ou Porta-Aviões. Tome uma Coca onde vc estiver.
1944 - Nem me pergunte o que é essa gíria "Pukka Gen" ligando pilotos americanos aos pilotos inglêses. Esse avião também está todo furado. No texto abaixo da foto: ou como amigos são feitos na RAF - Real Força Aérea inglesa.1944 - O pessoal do Panamá é nosso amigo, o Canal era fundamental.
1944 - Essa é uma das melhores de toda a guerra. Uma mulher do Corpo Médico mostra a foto do soldado seu namorado à outra do USO - Corpo Feminino Auxiliar. A frase de trabalho diz que ambas são mulheres do mesmo tipo, iguais no esforço e na saudade.1944 - Símboliza o lado Aliado. Dois oficiais, um soviético (verde) e outro inglês estão numa fábrica americana de aviões tomando Coca e o russo acho que vai sair com a moça...
1944 - Coca selando a amizade com o pessoal da Nova Zelândia.1944 - Esse é curioso. A Irlanda ficou neutra na Segunda Guerra, mesmo tendo sofrido alguns bombardeios alemães. Mas dezenas de milhares de imigrantes irlandeses lutaram como soldados americanos. Essa neutralidade é só mais um dos fatores de conflito com a Inglaterra.
1944 - FOUNDLAND são duas ilhas enormes ao nordeste do Canadá, fundamentais para as travessias do Atlântico Norte, pois era o local de reabastecimento das frotas e o ponto mais próximo da Europa.1944 - De volta para casa, o garoto da casa ao lado é um piloto de caça matador e mostra às crianças como eram os ataques.
1944 - Elevando o moral dentro de casa, vamos comemorar o Halloween, só com mulheres e crianças.1944 - tome uma Coca soldado e se refresque. Em algum lugar no meio do nada, provavelmente no Pacífico.
1944 - Com a guerra e as bases americanas no Nordeste, uma fábrica de Coca-Cola foi montada no Brasil em 1942. (leia a história da Coca-Cola no início do site).1944 - Dentro daquela incompreensão do que era o Brasil, uma tourada mexicana. Vamos analisar: a arte não deve ter sido feita aqui e veio pronta. Certamente para a Seleções Readers Digest. O mais interessante é que esta é a primeira que encontrei com preço para o Brasil: Cr$ 1,00
1944 - Até agora foram poucos os ads de jornais da época da guerra que conseguimos, mas existem por aí. Mesmo com as dificuldades, a vida continua, as pessoas continuam viajando pelo país. "Procure pela familiar geladeira vermelha"1944 - Isso nos parece ter sido um poster incentivando a apoiar a Home Guard que era a Guarda Territorial dos Estados Unidos, soldados mais velhos ou com problemas físicos leves que tinham missões de patrulhar a imensa linha costeira americana, vigiar locais como portos e outros pontos sensíveis, onde um soldado apto para combate seria um desperdício.
1944 - Bem diferente do Halloween de 31 de outubro, este Natal de 1944 cheio de homens em casa, pelo menos 4 jovens soldados é estranho. A guerra estava em seu últimos meses na Europa (maio de 1945) e os Estados Unidos estavam tomando um cacete terrível em Bastogne, última tentativa real de contra-ataque alemão. Não havia soldados felizes em casa...1945 - Esta saiu em março de 1945. Não parece que havia problemas com impressão nos EUA pois está na página 381... Mostra um marinheiro francês sendo recebido num porto americano. Note a mulher como mecânica do taxi.
1945 - Esta saiu na revista Time de abril de 1945. A guerra na Europa terminou em maio e contra o Japão ainda seriam vários meses mas o garoto voltou, são e salvo.1945 - Paris libertada dos nazistas depois de 5 anos.
1945 - "Xeque-mate, tome uma Coca o refresco que completa um missão amigável".1945 - As Ilhas do Almirantado são importantes para você? Para os americanos eram...
1945 - De volta às Filipinas a presença americana põe um fim às atrocidades japonesas.1945 - este ad estimula a amizade entre os americanos das diversas armas - exército, fuzileiros, marinha e força aérea.
1945 - Qdo encontrei essa me arrepiei. Dediquei um espaço maior a ela e gostaria que vc fizesse sua própria análise. Para mim é um retrato de centenas de milhares de casas americanas. É o aniversário da jovem. Dois casais felizes, com os rapazes em roupas civis tentam animá-la, mas ela está triste, emocionada e contida. Por que? Perdeu seu namorado ou seu marido. Mas há um jovem de uniforme a segurando por trás, bem diferente dos outros dois. Ela não está animada pelo carinho confesso dele. Em minha visão, é o namorado que não voltou! Está morto e ela sente sua presença e quase chora. Por que o meu não voltou como os outros dois? Analisar estas coisas posteriormente pode levar à grandes bobagens, mas é o que sinto e se foi isso que o artista quis passar foi perfeito.
1945 - Também cheio de imigrantes italianos, o exército americano vai começar a reconstruir o país.1945 - O Havaí volta a ser um lugar de paz.
1945 - eu nunca entendi a intenção. Mais moças que homens era normal. Não sei se o conheciam antes da guerra ou sozinhas partem para cima do primeiro que aparece.
1945 - As tropas americanas estão em Bruxelas e a Bélgica está livre após 5 anos de ocupação nazista.1945 - O "Brazil" não foi deixado de lado nas camapanhas dos aliados após a guerra, uma boa praia para os marinheiros darem uma relaxada.
1945 -A impressão deste é de que o casal chega à casa dos pais dele onde o filho ficou durante a guerra.1945 - Estes jovens precisam realmente estar felizes. A guerra terminou antes deles terem que se alistar. O clube mais amigável do mundo - taxa de admissão 5 cents.
1945 - Acredite se quiser, essa é uma propaganda brasileira. Ela não tem nada a ver com o Brasil e seria mais adequada na Suiça...1945 - Essa outra propaganda brasileira com a mocinha estrábica é bem engraçada. Ambas remetem às campanhas dos anos 1910 e 20 nos Estados Unidos. Nesta época começava na publicidade relacionada com a empresa no Brasil, Eliezer Burlá que acabou como vice-presidente mundial da McCan Ericsson e deteve a conta da Coca-Cola por 25 anos seguidos.
1945 - Progapaganda do Chile - note que aqui no Cone-Sul o estilo era o mesmo1945 - Ao final da guerra, uma geração de garotas que diziam "Sim"... poster de ponto de venda.
1945 - Achei esta muito curiosa dos concorrentes. Enquanto a Coca brigava com o consumidor para pedir a original, pedir Coca ou Coke, a Bev fala para nunca pedir Cola, mas dizer BEV.1945 - Natal, guerra terminada o sargento acabou de chegar, note o saco de bagagem militar e deve estar vendo seu filho pela primeira vez. Tocante.

por José Roitberg - roitberg@gmail.com

Sem comentários: