Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Coca Cola - anúnicios iniciais - 1886 / 1899

1886 - 1899 9 anúncios (3 new)
29 de maio de 1886 - É o primeiro anúncio da Coca-Cola. Foi publicado por John Penberton no The Atlanta Journal. Este material foi disponibilizado por Phil Mooney, arquivista e historiador oficial da Coca-Cola em Atlanta. Nesta data, no ano passado ele deu uma entrevista de rádio (em inglês) defronte onde era a farmácia de Pemberton.
Você pode escutar a entrevista por este link
1892 - Por enquanto o primeiro anúncio que conseguimos encontrar. No conseguimos traduzir a palavra "Trude" mas achamos que fica assim: "Aumente o movimento em sua loja de refrigerantes vendendo Coca-Cola, a bebida deliciosa e refrescante. A Coca foi criada em 1886.1893 - "Deliciosa. Refrescante. A bebida para o cérebro e para os nervos. Cura dor de cabeça". Do jornal Daily Fitchburg de Boston.
1896 - Essa raríssima propaganda colorida de 1896 parece ter sido feita em tecido, curiosamente com o logo em vermelho. "Cura a dor de cabeça e alivia a exaustão". aos 10 anos da produto.1896 - Hires Rootbeer que existe até hoje já era uma concorrente, inclusive na publicidade. "Meu Deus - Mas isso é bom!" e já usando crianças.
189? - Espetacular propaganda colorida, verdadeira obra de arte. além de um registro histórico de época, temos um suporte de luxo para o copo, provavelmente de prata. e o uso do espelho para dar um recado muito simples e eficiente: Beba Coca-Cola por 5 centavos....
188? - encontramos este anúncio de jornal da Coca-Cola, sem o logo mas assinado pelo próprio John Pembertom, o criador. Ainda não foi possível defeinir a data correta. Por não haver o logo, pode ser que seja o primeiro. O texto é muito importante e está traduzido ao lado. É um anúncio do concentrado original e não da bebida.
tradução - Coca-Cola concentrado  e extrato. Para águas com "soda" e outras bebidas carbonatadas (NE: com gás carbônico). Esta "bebida intelectual" e drink de temperança (NE: de abstinência, sem álcool) contém as valorosas propriedades tônicas e estimulantes nervosas da planta Coca e das nozes de Cola (ou Kola), e faz não apenas uma bebida deliciosa, alegre, refrescante e revigorante (servida com soda water fountain ou em outra bebida carbonatada), mas um valoroso tônico para o cérebrro, uma cura para todas as doenças nervosas - dor de cabeça, neuralgia, histeria, melancolia etc. O sabor peculiar de Coca-Cola delicia qualquer paladar e é servido de uma soda fountain da mesma maneira que qualquer concentrado de frutas. John Pemberton, químico, único proprietário, Atlanta, Georgia
1898 - 17 de novembro no jornal semanal voltado aos famacêuticos
e ao lado, na mesma publicação um ano depois em 9 de novembro de 1899

por José Roitberg - roitberg@gmail.com

Sem comentários: