Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 3 de abril de 2011

Sedxualidade

Vidabrasil circula em Salvador, Espírito Santo, Belo Horizonte, Brasíli




» Sexo
Viver sem sexo pode transformar-se num verdadeiro inferno, quando a abstinência sexual não é voluntária
» Turismo
A pitoresca cidade belga Durbuy é uma boa opção para quem quer fugir dos destinos europeus mais comuns
» Momento especial
Momento também muito especial para o empresário Wildson Pina
» Dossiê
Onde está o Jack?
» Fato
Martin Whittome, da Johnnie Walker, derruba mitos e ensina a beber uísque com classe e simplicidade
» Atualidade
Leis para rir  
» Boca Miuda
Plano de Segurança
» Editorial
MAIORIDADE
» Turisnotas
Concorde a Venda
Sexo
Diz-se que a castidade é uma virtude. Mas quando a abstinência sexual não é voluntária pode transformar-se num tormento e afetar seriamente a saúde.
Um apartamento hiperdesorganizado. Roupa amontoada em um canto, paredes forradas com calendários que "respiram erotismo" e diversos alimentos - que alguém denominou de afrodisíacos - espalhados no armário da cozinha. Os vídeos pornô formam uma pilha na mesa da sala. Mas não estão sós. Acompanham-nos latas de cerveja (uma bebida cai sempre bem) e uma pizza acabada de descongelar no microondas. Este é um ritual diário e, como tal, termina sempre da mesma maneira: com a masturbação. Uma dúvida se levanta: a protagonista da fantasia noturna será a atriz do filme, a criatura do poster ou a vizinha do segundo andar? Ou quem sabe, uma aventura a trois?!
Embora exagerado, este cenário não está nada longe da realidade. Muita gente vive o sexo de forma solitária. E não pense que estas pessoas renunciaram ao sexo. Bem pelo contrário. Respiram energia sexual por todos os poros, mas desfrutam o prazer de uma forma onanista. Determinadas pessoas recorrem à masturbação mesmo tendo parceiro e uma atividade sexual satisfatória. Depende da importância que atribuem a tal atividade erótica. Se a utilizam como substituta, pode dever-se a inibições que impedem a relação, afirmam os sexólogos. Problemas de caráter, traumas ou taras físicas que as envergonham são algumas das causas que os impedem de encontrar um parceiro para desfrutar toda a sua sexualidade.
O sexo, ao contrário de comer e de beber, não é uma das funções vitais do ser humano. A prova disso é que a falta de relações sexuais nunca foi responsável pela morte de ninguém. Mas podemos ser felizes sem sexo? Ou corremos o risco de virmos a sofrer de algum transtorno físico ou psíquico?
Em 2002, "The Journal of Sexual Research" publicou um estudo de Elizabeth Burgess, professora auxiliar de Sociologia na University Research of Georgia, EUA, do qual participaram 82 homens e mulheres com mais de 30 anos que ou ainda eram virgens, ou estavam há mais de um ano sem sexo. O objetivo era saber se essas pessoas se consideravam felizes ou se sofriam de algum problema. As conclusões foram desoladoras: 100% dos pacientes apresentaram sintomas de depressão e níveis de auto-estima muito baixos que se repercutiam noutras áreas, como o trabalho. Mais: todos se sentiam infelizes.
Os autores do estudo decidiram que o sexo era um fator influente nesse estado depressivo. Mas não é obrigatório que seja assim. Existem abstinentes que não apresentam sintomatologias depressivas, afirma o sexólogo Júlio Machado Vaz.
É verdade que somos pessoas sexuadas e renunciar a isso equivale a cortar com um aspecto chave da nossa natureza. Isto não quer dizer que a abstinência seja uma opção ilegítima. "Se essa é a vontade da pessoa, é ela que a legitima", afirma Rosário Gomes, sexóloga e psicóloga clínica. E acrescenta: "Os problemas surgem quando a abstinência é involuntária".
Questão de desejo - Para alguns sexólogos, falar de sexo é falar de prazer. No entanto, Júlio Machado Vaz diz que infelizmente as coisas não funcionam assim, sobretudo para as mulheres. "O homem tem mais dificuldade em simular, fisiologicamente, o desejo. A mulher pode simulá-lo mais facilmente. Ao longo dos tempos, ela foi obrigada a suportar o sexo sem qualquer prazer, apenas pela sua posição subordinada ao poder masculino. Logo: sexo sem desejo", explica.
Ainda hoje se defende que a energia libidinosa tem de ser descarregada através do ato sexual, sendo o orgasmo um estado de plenitude. E quando isso não acontece?
O neurocirurgião Carlos Belmonte explica as conexões existentes entre o cérebro e a satisfação do desejo sexual. "A zona do cérebro conhecida como sistema límbico é responsável pelos mecanismos de recompensa do nosso organismo. Assim, quando temos fome e comemos, é o sistema límbico que nos proporciona a sensação de satisfação".
O mesmo se passa com o sexo. Quando um indivíduo é submetido a um estímulo sexual, o sistema límbico ativa-se; se o desejo é satisfeito, recebe-se a sensação de prazer e o mecanismo cerebral desativa-se.
Para Julio Machado Vaz, "o prazer pressupõe a percepção psicológica dos estímulos físicos, logo está na cabeça. Além disso, a percepção da própria excitação aumenta-a, tornando o contato mais desejado".
O problema surge quando esse desejo sexual não é satisfeito. O mecanismo permanece ativado, mas sem poder atuar. Resultado: surge a frustração.
Os hormônios do prazer - Entre os mecanismos de recompensa produzidos pelo sistema límbico encontram-se as endorfinas (chamadas hormônios de prazer). São uns neurotransmissores - cuja missão é colocar em contato certos neurônios - que se libertam em momentos de prazer.
É durante o orgasmo que o nosso cérebro segrega maior quantidade de endorfinas. No entanto, os benefícios que produzem as endorfinas vão além da mera sensação de prazer. O investigador Paul Pearsall, da Universidade de Havard, descobriu, por exemplo, que esta descarga hormonal contribui para fortalecer o sistema imunitário das pessoas, na medida em que favorece o aumento dos glóbulos brancos no sangue. Além disso, está demonstrado que as endorfinas atuam como um antídoto contra a depressão, que normalmente surge quando os níveis deste hormônio são muito baixos no organismo.
Todavia, "praticar a abstinência sexual não significa, necessariamente, que o cérebro deixe de segregar endorfinas", salienta Júlio Machado Vaz. Opinião corroborada por Rosário Gomes: "Uma pessoa pode ter prazer em outras áreas da sua vida que não a sexual. As pessoas desviam as suas endorfinas e vão buscar prazer em outras áreas. No fundo, são compensadas. Se, por outro lado, tomam esta opção como uma questão de evitamento ou bloqueio, isso acaba por trazer instabilidade".
Mesmo não praticando sexo, podemos sempre ficar descansados: não haverá uma diminuição nos níveis de hormônios sexuais (testosterona e estrogênios), nem da produção de sêmen. Já lhe disseram que quanto mais relações sexuais você tiver, maior quantidade de esperma irá produzir, certo?
Pois se esqueceram de lhe dizer que o contrário também acontece. Ou seja, que a menor atividade sexual não diminui a produção de sêmen. O organismo, se não produz sêmen através do coito, o faz automaticamente através dos sonhos. Também as mulheres têm sonhos noturnos que podem culminar em orgasmos. Mas, nestes casos, poderão estar entrando num círculo vicioso. "A falta de estimulação vai provocar um reforço negativo do seu próprio desejo. Isso faz com que a pessoa invista naquela área, pois só conhece esse modo de prazer", afirma Rosário Gomes.
Disfunções sexuais - A abstinência sexual muito prolongada e involuntária pode ser originada por diversos transtornos psicológicos.
"Pode haver uma dificuldade no âmbito da interação social, ou da abordagem com o outro e, às vezes, há dificuldade em encontrar novas pessoas. Na sociedade individualista em que vivemos, isso é cada vez mais comum", diz a sexóloga Rosário Gomes.
Mas isso não é o mais grave. "Uma abstinência forçada e prolongada pode aumentar os níveis de insegurança e ansiedade quanto ao desempenho sexual, o que, por sua vez, facilita os problemas sexuais", afirma Júlio Machado Vaz. São várias as disfunções sexuais que tal ansiedade pode provocar. No caso do homem, pode ser uma disfunção erétil ou disfunção da ejaculação precoce. No caso da mulher, pode ocorrer o vaginismo (uma contração intensa e muito dolorosa dos músculos constritores da vagina, impedindo a penetração), a dispaurenia - o coito com dor e dificuldades orgásmicas. "São problemas físicos, mas a sua causa é de natureza psicológica ou emocional", diz Rosário Gomes.
Como se isso não bastasse, alguns pacientes que viveram a abstinência involuntária, ao encontrarem um parceiro podem vir a padecer de uma disfunção conhecida como inibição sexual. "O desejo ´parece´ ausente como proteção contra o receio de um fracasso. Mas não é comum", salienta Júlio Machado Vaz.
Segundo os especialistas, estes problemas não aparecem quando a abstinência sexual é uma decisão voluntária.
"Se a pessoa tomar a abstinência como uma opção consciente, em que conhece seu corpo, mas tem outro tipo de valores, variados interesses e canaliza os seus desejos para outras áreas da vida, não existirá qualquer problema de caráter psicológico", conta Rosário Gomes. Porém, um estudo realizado pela pesquisadora Jennifer Berman, da Universidade de Maryland, EUA, diz que muitas das pessoas que praticam com êxito a castidade e a contenção sexual padecem de anafrodisia, uma disfunção que consiste na anulação (total ou parcial) do desejo sexual libidinoso.
Mesmo assim, o governo de George W. Bush diz que a abstinência sexual é a única forma de evitar uma gravidez indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis. Para estimular esse comportamento, irá financiar as escolas que acabarem com as classes mistas. Será que ele nunca ouviu falar que o fruto proibido...
Reclusas
As práticas onanistas são tão freqüentes como no caso dos homens.

As celas são enfeitadas com fotografias dos namorados, dos maridos e dos filhos.

É habitual as reclusas envolverem-se sexualmente com a companheira de cela


Estas relações lésbicas não são apenas uma forma de satisfazer o desejo sexual, tem também um poderoso lado afetivo. Tentam reproduzir os laços familiares e sentimentais que tinham lá fora.

Grande parte destas mulheres quando recuperam a liberdade voltam a ser heterossexuais.
Reclusos
A masturbação é uma prática constante.

Reaparecem comportamentos próprios da adolescência, como a masturbação em grupo.

As celas estão adornadas com fotografias das namoradas ou esposas, e com imagens eróticas.

Alguns reclusos fechados em celas de isolamento chegam a excitar-se com a mancha de umidade nas paredes, nas quais identificavam figuras de caráter lúdico.

As relações homossexuais (como maneira de satisfazer o desejo sexual) são freqüentes. Os pedófilos são, por norma, violados.


O mito da promiscuidade juvenil está proibido nos Estados Unidos. Na Europa, a castidade converteu-se numa "virtude" muito valorizada pelos adolescentes. A última moda é a chamada "segunda virgindade". Os casais que desejam casar, embora já vivam juntos, regressam à casa dos pais antes da cerimônia. Até as estrelas fazem campanha a favor da abstinência sexual, tal como ocorreu com a Miss América 2003, Erika Harold, cujo desejo é dar conferências para falar das virtudes da castidade.
Um caso diferente é o de Monica Narano. A jovem cantora espanhola atravessou em 1998 um período de abstinência sexual forçada que durou quase um ano. O cansaço e o estresse das apresentações foram os responsáveis pela sua falta de apetite sexual.  
  
A top model Adriana Karembeu, fotografada por Gerard Rancinan para a sua série "Criaturas", com a qual pretende conseguir que "figuras emblemáticas encarnem os seus próprios mitos". Claro que esta não é a imagem da abstinência voluntária...

Na obra de Aristófanes, as mulheres atenienses negavam-se a ter relações com os seus maridos (abstinência com fins pacifistas) até eles firmarem a paz com os inimigos

Britney Spears-A pop-star diz que quer chegar virgem ao casamento (a abstinência como uma "virtude"). No entanto, as más línguas dizem que ela já se deixou seduzir pelo desejo carnal.



Quem não se consola é porque não quer. Com o equipamento apropriado, qualquer um pode preparar-se para uma noite de inteiro prazer...

Dois líderes e um destino






Copyright © 2001, Vida Brasil. - Todos os direitos reservados.


http://www.vidabrasil.com.br/exibe_noticias.asp?cod_noticia=748&edicao=331&data=15/8/2003

Sem comentários: