Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Última ceia de Jesus pode ter sido numa quarta-feira e não na quinta-feira santa

Investigador revela que a Última Ceia aconteceu numa quarta-feira
Última Ceia - Leonardo da Vinci
Nova investigação


18.04.2011 - 18:15 Por PÚBLICO »
 E se a Última Ceia de Jesus Cristo tiver sido numa quarta-feira e não na comemorada quinta-feira? Num estudo publicado esta semana, Colin Humphreys, professor da Universidade de Cambridge, assegura que a última refeição que Jesus partilhou com os seus 12 apóstolos aconteceu um dia antes daquilo que se pensa.

No livro, intitulado “The Mystery of the Last Supper” (“O Mistério da Última Ceia”, tradução livre), Colin Humphreys explica que os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas usaram um calendário mais antigo do que o de João, causando discrepâncias sobre a data da refeição. 


O académico explicou à BBC que enquanto Mateus, Marcos e Lucas dizem que a Última Ceia foi uma refeição pascoal, João afirma que aconteceu antes da Páscoa judaica. 



“Há séculos que isto tem confundido os estudiosos da bíblia. Na verdade, alguém disse que este é ‘o assunto mais controverso' do Novo Testamento,” disse Humphreys, explicando que esta mudança de datas faz mais sentido tendo em conta o contexto histórico. 



“Jesus não pode ter sido preso, interrogado e julgado em apenas uma noite. Os especialistas e os cristãos acreditam que a última ceia começou depois do pôr do sol de quinta-feira, e a crucificação foi realizada no dia seguinte de manhã. O processo de julgamento de Jesus aconteceu em várias áreas de Jerusalém e os investigadores já percorreram a cidade com um cronómetro para perceber como as coisas terão acontecido e a maioria concluiu que era impossível tudo acontecer em tão pouco tempo”, explicou o professor.



Segundo a investigação, Mateus, Marcos e Lucas terão usado um calendário antiquado - adaptado do que era utilizado no Egipto nos tempos de Moisés - em vez do calendário lunar que era largamente adoptado pelos judeus na época. 



“A solução que encontrei é que todos têm razão, mas que se referem a dois calendários diferentes.”



Analisando e confrontando os dois, Colin Humphreys concluiu que a Última Ceia, aconteceu na verdade, na quarta-feira, dia 1 de Abril, do ano 33.

Sem comentários: