Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 7 de março de 2011

Setúbal - Quartel do 11



Boas!
Como setubalense, aproveito o meu primeiro thread para dar a conhecer um edifício que ,muitos que conheçam a cidade de Setúbal, conhecem, mesmo que só por fora.
.
Falo pois, do Quartel do 11, deixado ao abandono à largos anos, com as suas portas trancadas, sob domínio do Ministério do exército.
.
Tive oportunidade de poder elaborar um trabalho, não tão aprofundado como desejado, mas minimamente elaborado. Contudo o material para elaboração do mesmo, a nível gráfico, apenas o consegui no arquivo militar em Lisboa (fica a dica para alguma eventual pesquisa menos fácil de procurar).
.
Não é propriamente um marco arquitectónico, mas possui uma forte carga histórica, que contém o "pulo" de Setúbal enquanto expólio de desenvolvimento, e surge como forma de defesa da costa, incorporado na muralha seiscentista que delimitava a cidade

Implantação das Muralhas do séc. XIV e séc. XVI que protegeram a cidade em tempos, sobre base da cidade actual
Laranja: Muralha séc. XIV
Vermelho: Muralha séc. XVI
(azul: linhas de água)

»O “Baluarte da Conceição” foi inicialmente denominado por Forte da Nossa Senhora da Conceição, mais tarde, dada à sua situação geográfica, passou a denominar-se “Baluarte do Cais” e finalmente Baluarte da Conceição.
.
Existe uma inscrição entre o Escudo de armas e a coroa, por cima da Porta de Armas (1), em que refere que no ano de 1696, no Reinado de D. Pedro II, foi mandado fazer por ordem de Sua Majestade, ao Duque de Cadaval mordomo da Rainha Dona Maria Sofia, o pórtico, contendo as armas das Praças de Setúbal; Cascais e Peniche.
.
A primeira planta que se conhece, data do ano de 1855 (2), mas é em 1883, que aparecem plantas rigorosas, à escala 1:500(3), cotadas e legendadas, onde se verifica que o “Baluarte da Conceição” em Setúbal, está mesmo encostado ao Rio Sado. Aliás, a praia confina mesmo com o Baluarte, quer do lado Sul, quer do lado Poente. Do lado Nascente, é contornado por um muro que se prolonga até ao cais situado mesmo junto à ponta Sul. Da separação do referido muro, com a muralha da fortaleza, resultava exactamente a chamada Rua do Cais. A parte Norte, onde se situava a entrada da fortaleza, ficava exactamente a “Alameda da Praia”.
.
Estas plantas são já resultado de profundas alterações e reconstruções, motivadas essencialmente pelo terramoto de 1755, que afectou grandemente a cidade de Setúbal.
.
A fortaleza do Baluarte, está implantada em dois níveis. No primeiro nível, situava-se a Parada do Quartel. No segundo nível a Bateria de Defesa de Costa.
.
No ano de 1738, as condições do Baluarte, estavam bastante danificadas, e em 11 de Março desse ano, foi proposto à consideração da governação e do povo, que se fizessem várias “arrematações” de produtos, nomeadamente carne, para custear a recuperação das instalações, mas tal não veio a acontecer. As obras começaram em 1750.
.
Em 1755, por ocasião do terramoto, o quartel ficou bastante danificado, bem como parte das muralhas, de tal forma que o regimento teve de abandonar o local.
.
O Quartel do Regimento de Setúbal, passou a denominar-se 7 de Infantaria até 1823, data em que saiu de Setúbal. O aquartelamento foi então ocupado pela “Infantaria 19” e outras se lhe seguiram.
.
.
O batalhão de voluntários, criado em 1828, teve o seu primeiro quartel, no Convento da Trindade, no Largo da Fonte Nova, mudando-se depois para o Baluarte.
.
O Quartel de Nossa Senhora da Conceição, foi na década de 30 do século XIX ocupado pelas milícias de Setúbal e Alcácer.
.
Em 1847, tropas do Porto ocuparam o Baluarte, para fazer frente ao Governo de Lisboa.
.
A partir de 1848 o Baluarte, passou a ser ocupado pelos Caçadores nº1.
.
Em 1933, foi feito um levantamento do Quartel, então já ocupado pela Infantaria nº11, à escala 1:200, em que é visível a muralha Sul/Nascente, que faz parte do bico Sul, já não dispor dos maciços característicos de apoio aos canhões.
.
Em 1987, é elaborado um projecto de alterações bastante significativo de algumas instalações, mas que nunca chegou a ser concretizado.«

1. Porta de Armas

2. Planta do Quartel de 1855 - Esc. 1/500


3. Planta do Quartel (pormenorizada) de 1883 - Esc. 1/200

4. Porta de Armas (interior)

5. Regimento de Infantaria 11

6. Placa com o nome dos que "ficaram" na 1ª grande guerra


7. Interior do Quartel


8.Interior do Quartel (caserna)

9. Plano Geral
nepTunuspt no está en línea   Reply With Quote
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=507706
.
.

Sem comentários: