Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sétima arte: Acervo Muriaeense na federal de São João Del Rei

O cineasta muriaeense, Carlos Scalla


Publicação: 14 de novembro de 2010


A universidade Federal de São João Del Rei estará promovendo, neste mês de novembro, uma exposição tematizada na memória do cinema, especialmente aquele desenvolvido no Brasil. A exposição itinerante intitulada Tela em Movimento: uma história cinematográfica ficará aberta ao público no espaço do Centro Cultural da UFSJ de 18 a 28 de novembro. Para os visitantes, Tela em Movimento reserva uma verdadeira viagem aos primórdios do cinema brasileiro e mundial, através de fotografias, ilustrações e uma série de equipamentos utilizados por cineastas e produtores. Serão disponibilizadas 15 peças de tamanhos e idades variadas, como câmeras, projetores, material de iluminação e mesas de montagem fílmica artesanal. Entre os destaques da mostra, temos um Cinematógrapho Pathé Fréres, de 35mm, fabricado na França, em 1898 e um Conjunto Cinematográfico Pathé Baby 9,5 mm, de 1922. Este último teria sido utilizado pelo cineasta Humberto Mauro, em Cataguases, para a realização do filme Valadião – o Cratera, em 1925. Todo acervo da exposição Tela em Movimento pertence ao Museu Carlos Scalla, da cidade de Muriaé.
.
Coube aos seus fundadores deste Museu – os cineastas Carlos Scalla e Bruno Scalla -  o restauro e conservação de todo este material,  adquirido ao longo das décadas de dedicação. O Museu Carlos Scalla abriga dezenas de equipamentos cinematográficos de época, fotografias, livros e centenas de filmes e cinejornais que remontam parte significativa da história da cinematografia de Minas Gerais e do Brasil. Para o cineasta Carlos Scalla, a mostra itinerante em São João Del Rei tem uma importância especial. “A cidade é berço de nossa história e de nossa política, assim como o cinema nacional. É preciso relacioná-los cada vez mais, aprimorando um olhar mais memorialístico através da sétima arte, fazendo com que o cinema tome seu lugar como documento histórico e de resgate. São João Del Rei inspira esta união e este fortalecimento”. 
.
A exposição Tela em Movimento tem a curadoria e a produção do professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Adriano Medeiros. “Para os amantes do cinema, estamos preparando um universo poético e de grande imersão, no qual equipamentos deixam de ser apenas máquinas e passam a nos oferecer revelações, anseios e verdadeiras histórias de vida e de dedicação a esta arte tão cobiçada. Na Exposição, estes objetos tornam-se sujeitos de memória cinematográfica. Vale a pena conferir”. – defende Medeiros. O lançamento de Tela em Movimento acontece na quinta-feira, dia 18h, a partir das 20h. 
.
A exposição fica aberta à visitação até o dia 28, sempre de 8h às 20h, no Centro Cultural da UFSJ, na Praça Augusto das Chagas Viegas, 17, Largo do Carmo, em São João Del Rei. 
.
Outras informações com os cineastas Carlos Scalla ou Bruno Scalla. Tefones (32)  3722-7230 ou  8853-5784. E-mail: carlos_scalla@yahoo.com.br. Colaboração na reportagem: Adriano Medeiros
.
.

Sem comentários: