Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

"Topografia do Terror" rastreia história de Berlim sob o nazismo

Alemanha | 25.08.2010 DW World

 

Exposição permanente no Centro de Documentação "Topografia do Terror", centrada no papel da capital durante o "Terceiro Reich", substitui mostra provisória e rastreia história da cidade sob o nazismo.

 

Desde 1987 que a mostra vem atraindo um total de dois milhões de visitantes. Agora, nos porões das antigas centrais da Gestapo e da SS na capital alemã, localizadas onde passava também o Muro de Berlim, a exposição "Berlim 1933-1945. Entre a propaganda e o terror", inaugurada nesta quarta-feira (25/08), tematiza a história da cidade desde a ascensão dos nazistas ao poder, em 1933, até o fim da Segunda Guerra e a consequente divisão da cidade.
A mostra é a primeira exposição completa da história de Berlim sob o regime nazista, diz Andreas Nachama, diretor do Centro de Documentação, inaugurado em maio último. Segundo ele, muitos documentos relativos ao período permaneceram inacessíveis durante a divisão da cidade pelo Muro e só puderam ser avaliados após a reunificação do país.  
Destinos individuais 
Em 77 painéis explicativos, acompanhados de textos, vídeos e áudios disponíveis ao visitante, a exposição procurar suprir uma lacuna de conhecimento sobre a cidade durante o regime nazista.  
"O observador dos painéis pode se aprofundar na história dos destinos individuais, naquilo que a política provocou na vida de cada um", comenta o diário berlinense Der Tagesspiegel. Ou seja, uma das prioridades da mostra é traçar paralelos entre a vida privada dos habitantes da cidade e vítimas do regime e as condições impostas pela ditadura nazista, observa o jornal.  
Visitantes informam-se sobre história da cidade sob o nazismo 
Bildunterschrift: Visitantes informam-se sobre história da cidade sob o nazismo 
Organizada por Claudia Steur e Mirjam Kutzner, é possível acompanhar cronologicamente a história da cidade a partir de 1933. "Na capital alemã, os nazistas não tinham apenas a sede de seus ministérios, mas também os mais importantes departamentos responsáveis pelo terror da época", escreve Nachama no prefácio do catálogo que acompanha a exposição.  
O primeiro e o último capítulos pincelam aspectos de Berlim antes e depois do nazismo, respectivamente. "Para mim, o sinal mais importante da história contemporânea da cidade é sua ambivalência", salientou o historiador Peter Steinbach citado pelo diário Der Tagesspiegel
SV/NL/dpa
 
 

Mais artigos sobre o tema

 
Divulgue este artigo 
.
.

Sem comentários: