Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 7 de julho de 2010

DGS põe Lisboa, Santarém e Setúbal em alerta vermelho devido ao calor

Temperaturas elevadas devem manter-se até sábado

06.07.2010 - 16:44 Por Alexandra Campos, Ricardo Garcia
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) decidiu passar para o alerta máximo (vermelho) os distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja, devido às elevadas temperaturas que se têm feito sentir nos últimos dias e que se devem prolongar até sábado, segundo o Instituto de Meteorologia.
O calor tem levado a população a procurar lugeres frescos nas 
cidades 
O calor tem levado a população a procurar lugeres frescos nas cidades (Vasco Neves (arquivo))
O alerta vermelho accionado para amanhã significa que os cuidados devem ser redobrados, porque as "temperaturas muito elevadas podem trazer graves problemas para a saúde". Nos restantes distritos mantém-se o alerta amarelo e o Porto e Viana do Castelo continuam com o verde.

A decisão de passagem do alerta médio (amarelo) para o máximo é determinada também pelas elevadas temperaturas mínimas que se têm feito sentir e pelo grande número de incêndios, entre outros factores, adiantou ao PÚBLICO o chefe da Divisão de Saúde Ambiental da DGS, Paulo Diegues.
.
O alerta vermelho implica que as administrações regionais de saúde tomem medidas suplementares, que passam pelo reforço das equipas nos serviços de saúde.

Por enquanto, a procura dos serviços de urgência aumentou apenas ligeiramente e o impacto na mortalidade ainda é difícil de avaliar, apontando os dados preliminares para uma subida não muito acentuada (mais cinco óbitos por dia, em média), acrescentou Paulo Diegues.

Com pequenas subidas e descidas, o calor promete permanecer sobre Portugal continental até sábado. Segundo o Instituto de Meteorologia (IM), as temperaturas voltarão a subir amanhã, com previsão de 40 graus Celsius em Évora, 39 graus em Lisboa e Beja, e 38 em Setúbal, Santarém e Castelo Branco. Quase todo o país, excepto algumas zonas do litoral, estará com os termómetros acima dos 30 graus. Em Portalegre, a noite será quente como se fosse dia: a temperatura mínima, durante a próxima madrugada, não deverá descer abaixo dos 29 graus.

Amanhã e sobretudo quinta-feira poderão ocorrer aguaceiros e trovoadas. As temperaturas, quinta-feira, baixarão ligeiramente, mas ainda assim irão manter-se acima dos 30 graus em grande parte do país. Para sexta-feira, prevê-se uma descida das temperaturas mínimas, mas o calor durante o dia permanece até sábado, devendo ceder apenas domingo.

Se a previsão se mantiver, possivelmente esta semana será classificada tecnicamente como uma onda de calor em vários pontos do país.

Notícia actualizada às 17h20
.
.
_____
.
.
Cinco primeiros meses do ano foram os mais quentes desde 1880
05.07.2010
Lusa 

ffg
Foto: Vasco Neves
Hoje Portugal teve temperaturas na ordem dos 40 graus

.
Os cinco primeiros meses deste ano foram os mais quentes desde 1880, quando começaram a ser registadas sistematicamente as temperaturas, informa um relatório do norte-americano Centro Nacional de Dados do Clima.
.
Entre Janeiro e Maio, as temperaturas combinadas da terra e dos oceanos estiveram 0,68 graus Celsius acima da média do século XX, indicou, por seu lado, o Instituto de Meteorologia, citado pela agência de notícias France Presse.
.
Em particular os meses de Março, Abril e Maio registaram temperaturas nunca antes atingidas e uma média de 0,73 graus Celsius acima do século passado.

Só o ano de 1998 teve igual número de meses (três: Fevereiro, Julho e Agosto) com temperaturas recorde.

Foi também em 1998 que se registaram, nos cinco primeiros meses do ano, as temperaturas mais elevadas antes do recorde do presente ano.

Desde o início do ano, o planeta aqueceu sobretudo no Canadá, no Norte dos Estados Unidos, no Sul da Gronelândia, no Norte de África, no Sudoeste Asiático, na Sibéria e no Sul da Austrália.

Em contraste, as temperaturas atingiram valores mais baixos do que o normal no Sudeste dos Estados Unidos, na Ásia Central e na Europa Ocidental, tendo a Alemanha tido, este ano, o mês de Maio mais frio desde 1991.

Também em Maio, o gelo do Árctico derreteu 50 por cento mais rápido do que o normal para aquele período do ano, assinalou o Instituto norte-americano.

As informações sobre o aquecimento global nos primeiros cinco meses do ano surgem no dia em que, por Portugal, os termómetros registam temperaturas na ordem dos 40 graus Celsius.

As previsões do Instituto de Meteorologia português apontavam para os 42 graus em Santarém, 40 em Setúbal, Évora e Beja e 39 em Lisboa. 
.
.

Sem comentários: