Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Serra da Arrábida candidata a Património Mundial



Primeiro passo é dado hoje, com a constituição da comissão executiva

2010-03-15

SANDRA BRAZINHA
.
A candidatura da Arrábida a Património Mundial Misto da UNESCO deve ser formalizada em 2011. O processo é conduzido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, que aprova hoje o seu primeiro instrumento de trabalho.
.
A constituição da comissão executiva, que se concretiza hoje "é o ponto de partida para a nova fase da candidatura a património misto da Humanidade", avançou ao JN o presidente da associação, Alfredo Monteiro, lembrando que, após a inclusão da Arrábida, em Maio de 2004, na lista indicativa portuguesa na componente natural será agora necessário reformular, com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, os argumentos de candidatura abrangendo elementos culturais e imateriais.
.
Um projecto de todos
"Iremos aferir depois com a UNESCO se a candidatura neste novo âmbito está no bom caminho", nota o responsável, realçando que "este é um projecto de todos, da região e do país".
.
Apesar de não se querer comprometer com prazos, porque ainda há muito trabalho a fazer para sustentar técnica e cientificamente o dossiê, Alfredo Monteiro estima que "em 2011 haverá condições para formalizar a candidatura".
.
O presidente da Comissão Nacional da UNESCO avisa que "é um caminho muito longo e muito trabalhoso". Contudo, Fernando Guimarães considera que "esse trabalho é importante independentemente do resultado".
.
Um dos pontos fortes da Arrábida é a flora, tendo sido identificadas já 1450 espécies, muitas delas raras, numa vegetação marcadamente mediterrânica. "É dos poucos sítios onde tem tudo ao mesmo tempo: flora, fauna, geologia, pegadas de dinossauros, arquitectura civil, erudita, popular, saloia, religiosa e militar e fenómenos religiosos", realça o historiador Heitor Baptista Pato, frisando que em termos imateriais o Cabo Espichel é uma das maiores valias.
.
Isto porque a partir de 1430 foi instituído pelos sírios saloios, da margem Norte do Tejo, um sistema de organização de romarias de devoção à Nossa Senhora do Cabo Espichel. "Em cada ano uma freguesia (havia 30) era responsável pelo culto à senhora. É algo único em Portugal e na Europa inteira", explica.
.
Diversidade geológica
A época em que os continentes se separaram também está inscrita nos rochedos da Arrábida, sendo por isso a geologia outras das componentes da candidatura. "Está tudo à mostra e os geólogos têm aqui uma boa hipótese de estudo e de investigação. A diversidade de processos geológicos expostos é enormíssima, o que dá à Arrábida um aspecto de raridade", revela o geólogo José Carlos Kullberg, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.
.
Em termos de fauna, o destaque vai para algumas espécies raras de morcegos, para a águia-de-bonelli, que está em vias de extinção, e para a comunidade de golfinhos do Estuário do Sado. "A Arrábida tem uma comunidade animal que é muito próxima da da Península Ibérica. A fauna não tem a importância da flora, que é tremendamente importante nesta candidatura", reconhece o biólogo Jorge Palmeirim. 
.
.

Imagens de serra da arrábida

 
.
.



 Serra da Arrábida






Localização do Parque da Arrábida
clicar no mapa para aumentar

 

[arrábida+e+Degebe+-+Abril+018.jpg] 

Serra da Arrábida e Convento Velho
.



.
.
                                                      
    
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

     .
Convento Novo da Arrábida - Serra da Arrábida
.
.
Forte Outão 01.JPG
.
.
File:Forte Outão 09.JPG
 
Foto Barragon em http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=291863
.
.Forte de Santiago do Outão e Hospital Ortopédico
.
Pedra da Anicha
 - Serra da Arrábida

Pedra da Anicha - Serra da Arrábida

(Ao fundo, a cidade de Setúbal, o estuário do Rio Sado e a Península de Tróia)

Autor(a) Maria Monteiro
Upload 2009-06-29 20:19
.
.http://br.olhares.com/pedra_da_anicha_serra_da_arrabida_foto2878564.html
.
.

http://www.costa-azul.rts.pt/fotos/entidades/fortedaarrabida_1166449238.jpg
.,
.


Forte de Santa Maria da Arrábida e Museu Oceanográfico (Portinho da Arrábida)
.
.
Lapa Santa Margarida
.
.

http://img262.imageshack.us/img262/3839/grothhyu0.jpg
.
http://img262.imageshack.us/img262/3839/grothhyu0.jpg
.
Gruta da Lapa de Santa Margarida (Portinho da Arrábida)
.
.



.
Mata do Solitário  (parcialmente interdita aos seres humanos)
.



.
.
.


.
http://img.olhares.com/data/big/137/1378070.jpg
.
.
.
.

Geneto (genetta genetta) - carnívoro, de pequeno a médio porte, copro alongado, pernas curtas, cauda comprida e peluda. de hábitos nocturnos, solitário ou a pares, alimenta-se sobretudo de pequenos mamíferos e aves mas também de peixes, batráquios, insectos e outros.

Peneireiro (falco tinnuculus
) - com cerca de 34 cm, o dorso castanho avermelhado, esta rapina sustem-se no ar a pouca altura com a cauda estendida e um rápido bater de asas. observando uma presa lança-se em voo picado. caça em terrenos abertos sobretudo ratos, mas também insectívoros, pequenas aves, répteis e insectos.

Texugo (meles meles) - omnívoro, atinge 95 cm, inculindo 20 cm de cauda, com a cabeça raiada de preto e branco, patas com grandes unhas que lhe são úteis para escavar as galerias e tocas onde habita. activo ao crepúsculo e à noite, alimenta-se de ratos, toupeiras, anfíbios, répteis, ovos, raízes bolbos e frutos.
.
Roaz - é uma das espécies de golfinhos que vivem junto ao litoral mas também em águas oceânicas. na região do estuário do sado vive uma comunidade com cerca de 30 animais.
.
Boto - é também um cetáceo mas não pertence à mesma família do golfinhos. vive apenas em águas costeiras. esporadicamente são observados no litoral da arrábida e de tróia. os botos são animais muito sensíveis, têm o tamanho de uma cria de roaz e por isso, dificilmente são observados.
.
http://www.azeitao.net/arrabida/pna/
.

Paisagem do Parque Natural da Arrábida


http://i.olhares.com/data/big/144/1444465.jpg 
.

Autor(a) Manuel Santos Gregório
Upload 2007-09-06 15:59
.
http://br.olhares.com/paisagem_do_parque_natural_da_arrabida_foto1444465.html
.
.







Serra de S. Luís
.
http://eueaminhabussola.blogspot.com/2009/04/parque-natural-da-arrabida-serra-de-s.html
..
.
 http://www.aldeiadoscapuchos.com/img/img_area2.jpg
.

Sem comentários: