Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 9 de maio de 2010

Postura: Doença cada vez mais frequente nos jovens

Getty Images
Esforços causam lesões na coluna


7 milhões sofrem das costas

Uns não ligam às dores nas costas por acreditarem que são passageiras. Outros deixam arrastar até ao limite os sintomas, que afectam sete em cada dez portugueses. Em muitos casos, quando recorrerem ao médico pouco ou nada há a fazer. A operação passa a ser a solução aconselhada.
  • 0h30 - Correio da Manhã - Domingo, 9 de Maio de 2010
Por:Alexandre M. Silva
.
"A melhoria depende de um diagnóstico precoce, mas muitos doentes aparecem tarde demais", refere ao CM o neurocirurgião Paulo Pereira, coordenador nacional da campanha ‘Olhe pelas Suas Costas’.
.
Em Portugal, segundo o estudo elaborado pela empresa Spirituc – Investigação Aplicada, as dores nas costas afectam 72,4 por cento da população portuguesa (mais de sete milhões), sendo a segunda causa da ida aos médicos. Entre as principais doenças associadas às dores nas costas, destacam-se as hérnias discais (33,6%), os bicos de papagaio (19,4%) e as escolioses (14,8%).
.
"Quase todas as pessoas, numa determinada altura da vida, têm dores nas costas de uma forma mais ou menos intensa. Na maioria dos casos deve-se ao desgaste dos discos e das articulações entre vértebras", acrescenta o neurocirurgião, frisando os erros de postura, o sedentarismo, a falta de descanso e os esforços bruscos no trabalho ou no desporto como alguns dos factores que motivam as lesões.
.
Além de prejudicarem a capacidade física, as tarefas domésticas e até a actividade sexual, as dores nas costas são das principais causas de ausência no trabalho em todo o mundo. Em 2008, 421 030 portugueses faltaram ao emprego devido a dores nas costas. Segundo o estudo, 28% teve necessidade de faltar entre dois a cinco dias e 24% mais de dez dias. As baixas médicas foram pedidas por 31,3%. 
.
Apesar de o estudo não indicar, os especialistas afirmam que as dores nas costas afectam cada vez mais os jovens. 
.
"Não há estudos que indiquem modificações das incidências, mas há mais jovens a queixarem-se de dores nas costas. As mochilas pesadas, as longas horas em frente à televisão e ao computador com posturas incorrectas e a falta de exercício prejudicam a coluna. É preciso manter os músculos activos, porque são eles o suporte da coluna", aconselhou o clínico. 
.
OSTEOPATIA E MASSAGENS
O recurso à osteopatia e às massagens é cada vez menos encarado pelos pacientes apenas como uma forma de prevenção dos problemas das costas. Segundo especialistas, há patologias que têm elevada taxa de sucesso quando combatidas a este nível. "Cerca de 70 por cento dos doentes que recorrem à osteopatia consegue evitar a intervenção cirúrgica", disse ao CM o osteopata Manuel Alface, acrescentando que há cada vez mais pessoas a recorrer a estes tratamentos.
.
'OLHE PELAS SUAS COSTAS' CORRE O PAÍS
A campanha ‘Olhe pelas Suas Costas’ foi criada após a análise do estudo que revelou a elevada incidência de dores nas costas nos portugueses. A iniciativa, pioneira no País e lançada por três sociedades ligadas às patologias das doenças das costas, serve para sensibilizar a população para as doenças da coluna vertebral, desmistificar os medos sobre os riscos da cirurgia e dar a conhecer formas de prevenção e tratamento. Já com várias sessões realizadas, as próximas acções vão acontecer no dia 20, na Universidade Sénior Portela Sábios (Lisboa), no dia 21, na Universidade Sénior de Paços de Ferreira e no dia 24, na Universidade Sénior de Monção. 
.
CONSELHOS
.
HÁBITOS DE VIDA
Não fumar e manter uma alimentação saudável, para não engordar, são medidas preventivas também importantes para a saúde das costas.
.
ACTIVIDADE FÍSICA
Caminhadas ou natação são actividades físicas que fortalecem as costas. Os desportos violentos são para evitar.

POSTURA CORRECTA
Manter uma postura correcta, não se recostar e usar calçado confortável são fundamentais para evitar doenças.
.
RELAXAMENTO
Se sentir as costas tensas, estenda o tronco para trás, de forma gentil e lenta. Este movimento ajuda a aliviar a tensão acumulada e a dor.
.
O MEU CASO: RUI RAPOSO
.
"MAL ME CONSEGUIA MEXER"
Um acidente de viação, quando tinha 19 anos, desencadeou em Rui Raposo não uma, mas duas dolorosas hérnias discais. "Foram sequelas que nunca mais me largaram. Primeiro eram dores passageiras, mas nos últimos três anos passaram a ser frequentes", recorda.
.
As dores eram de tal forma intensas que prejudicaram a sua vida profissional. "Em muitos dias, mal me conseguia mexer. São dores horríveis, que não dão para descrever", refere.
.
Em Janeiro de 2009, um especialista recomendou a cirurgia. Apesar dos receios, Rui aceitou e foi parar ao bloco operatório, em Agosto do mesmo ano, para tratar uma das hérnias.
.
"Ao princípio tinha um nó no estômago, por se tratar de uma delicada cirurgia à coluna. Mas, por outro lado, sabemos que é a melhor solução para os nossos problemas. Temos de confiar nos médicos", frisa.
.
O pós-operatório foi um pouco complicado, mas hoje, aos 37 anos, Rui reconhece que foi a melhor opção. "Eram para ser duas semanas de repouso e acabaram por ser cinco. Sinto-me muito melhor e tenho mais qualidade de vida, embora já tenha tido dores resultantes de uma contratura muscular", referiu.
.
Depois de operado, voltou a pegar no seu filho ao colo sem quaisquer receios da dor.
.
ACUPUNCTURA
As agulhas dos tratamentos de acupunctura são um recurso para alguns dos pacientes para aliviar a dor
.
DIAGNÓSTICO
Odiagnóstico precoce é determinante para a cura da lesão. O avançar da idade limita o sucesso do tratamento
.
ATENÇÃO À POSTURA
Os especialistas aconselham os pais a tomar atenção à postura que as crianças adoptam frente à TV e computador
.
.

Sem comentários: