Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Por este rio acima - Fausto e Teresa Salgueiro


.
.
teresasalgueiro 22 de Janeiro de 2010 — Música e Letra: Fausto Bordalo Dias
Arranjo: Jorge Varrecoso Gonçalves

Esta belíssima composição de cuidada e extensa letra tem a autoria de Fausto num álbum que se tornou clássico, desde a sua edição em álbum em dois LP, com este mesmo título Por este rio acima As viagens de Fernão Mendes Pinto, de 1982. Constituía a primeira faixa do segundo disco do álbum e, como todas as outras composições, inspirava-se em Fernão Mendes Pinto, autor do século XVI, cuja obra, a magnífica Peregrinação, apenas foi publicada em 1614. Na verdade, a estratégia narrativa de por este rio acima e também por este rio abaixo conduz o narrador a magníficas descrições das paragens do Extremo-Oriente. Fausto aproveita muito bem uma passagem da obra do viajante para cantar a condição dos portugueses no mundo durante a época dos Descobrimentos e talvez ainda nos dias de hoje.

Prof.Dr. João David Pinto Correia

Direcção de Produção: Tereza Salgueiro e Rui Lobato
Realização: Helena Inverno
.


.
.
videomakkers 4 de Outubro de 2009http://elemento-musical.blo...
.
.

Fausto Lyrics

.
.
Por este rio acima
Deixando para trás
A côncava funda
Da casa do fumo
Cheguei perto do sonho
Flutuando nas águas
Dos rios dos céus
Escorre o gengibre e o mel
Sedas porcelanas
Pimenta e canela
Recebendo ofertas
De músicas suaves
Em nossas orelhas
leve como o ar
A terra a navegar
Meu bem como eu vou
Por este rio acima

Por este rio acima
Os barcos vão pintados
De muitas pinturas
Descrevem varandas
E os cabelos de Inês
Desenham memórias
Ao longo da água
Bosques enfeitiçados
Soutos laranjeiras
Campinas de trigo
Amores repartidos
Afagam as dores
Quando são sentidos
Monstros adormecidos
Na esfera do fogo
Como nasce a paz
Por este rio acima

Meu sonho
Quanto eu te quero
Eu nem sei
Eu nem sei
Fica um bocadinho mais
Que eu também
Que eu também
meu bem

Por este rio acima
isto que é de uns
Também é de outros
Não é mais nem menos
Nascidos foram todos
Do suor da fêmea
Do calor do macho
Aquilo que uns tratam
Não hão-de tratar
Outros de outra coisa
Pois o que vende o fresco
Não vende o salgado
Nem também o seco
Na terra em harmonia
Perfeita e suave
das margens do rio
Por este rio acima

Meu sonho
Quanto eu te quero
Eu nem sei
Eu nem sei
Fica um bocadinho mais
Que eu também
Que eu também
meu bem

Por este rio acima
Deixando para trás
A côncava funda
Da casa do fumo
Cheguei perto do sonho
Flutuando nas águas
Dos rios dos céus
Escorre o gengibre e o mel
Sedas porcelanas
Pimenta e canela
Recebendo ofertas
De músicas suaves
Em nossas orelhas
leve como o ar
A terra a navegar
Meu bem como eu vou
Por este rio acima
.
.
http://www.lyricstime.com/fausto-por-este-rio-acima-lyrics.html
.
.

Sem comentários: