Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

domingo, 23 de maio de 2010

Pablo Picasso - Vida e Obra

 

 

Pablo Picasso


Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso (25 de outubro de 1881 - 8 de Abril de 1973) foi um pintor espanhol, desenhista e escultor. É uma das figuras mais reconhecidas na arte do século 20. Ele é mais conhecido por co-fundador do movimento cubista e para a grande variedade de estilos incorporada em seu trabalho. Entre seus trabalhos mais famosos são os proto-cubista Les Demoiselles d'Avignon (1907) e Guernica (1937), seu retrato do bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.
.
Picasso demonstrou talento artístico incomum em seus primeiros anos, a pintura de uma forma realista através de sua infância e adolescência, durante a primeira década do século XX mudou o seu estilo como ele experimentou com diferentes teorias, técnicas e idéias. Criatividade de Picasso manifestou-se em numerosas mídias, incluindo pintura, escultura, desenho e arquitetura. Suas realizações artísticas revolucionárias trouxeram renome universal e imensas fortunas ao longo de sua vida, tornando-o a mais conhecida figura da arte do século XX.



Início da vida


Picasso foi batizado Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Crispiniano de la Santísima Trinidad, uma série de nomes homenageando vários santos e parentes. Nascido na cidade de Málaga na região da Andaluzia na Espanha, ele foi o primeiro filho de Don José Ruiz y Blasco (1838-1913) e María Picasso y López. A família de Picasso era de classe média, seu pai também foi um pintor que se especializou em representações naturalistas de aves e de outros jogos. Na maior parte de sua vida, Ruiz foi um professor de arte na Escola de Artesanato e um curador de um museu local.


Picasso mostrou uma paixão e uma habilidade para o desenho desde tenra idade, de acordo com sua mãe, suas primeiras palavras foram "Piz, Piz", um encurtamento do lápiz, a palavra em espanhol para lápis. A partir da idade de sete anos, Picasso recebeu formação artística formal de seu pai na figura, desenho e pintura a óleo. Ruiz foi um tradicional, o artista acadêmico e instrutor, que acreditavam que uma formação adequada exigia a disciplina de cópia dos mestres e desenho do corpo humano em gesso. Seu filho tornou-se preocupado com a arte em detrimento de seu trabalho de classe.


A família mudou-se para La Coruña, em 1891, onde seu pai tornou-se professor na Escola de Belas Artes. Eles ficaram quase quatro anos. Em uma ocasião, o pai encontrou o filho sobre o esboço de uma pintura inacabada de um pombo. Observando a precisão da técnica de seu filho, Ruiz considera que aos treze anos de idade Picasso tinha ultrapassado ele e prometeu desistir da pintura.


Em 1895, a irmã de Picasso com sete anos de idade, Conchita, morreu de difteria, um evento traumático em sua vida. Após sua morte, a família se mudou para Barcelona, com Ruiz transferindo para a sua Escola de Belas Artes. Os Picassos prosperaram na cidade, considerando-a em momentos de tristeza ou nostalgia como seu verdadeiro lar. Ruiz persuadiu os funcionários da academia para permitir que seu filho fizesse um exame de admissão para a classe avançada. Este processo muitas vezes durava mês, mas Picasso completou em uma semana e, impressionado, o júri admitiu Picasso, que tinha então13 anos. Seu pai alugou um quarto pequeno perto de casa onde Picasso poderia trabalhar sozinho.


O pai de Picasso e seu tio decidiram enviar o jovem artista a Real Academia de Madrid em San Fernando, a melhor escola de arte do país. Em 1897, Picasso, com 16 anos, partiu para viver por conta própria, mas ele não gostava da instrução formal frequentando aulas e saiu logo após a inscrição. Madrid, no entanto, guardava muitas outras atrações: o Prado alojava pinturas do venerável Diego Velázquez, Francisco Goya, e Francisco de Zurbarán. Picasso sobretudo admiradas as obras de El Greco, os seus elementos, os membros alongados, cores e imagem mística, encontram eco na obra de Picasso.


Início de carreira
  
Depois de estudar arte em Madrid, Picasso fez sua primeira viagem à Paris em 1900, então a capital artística da Europa. Lá, ele conheceu seu primeiro amigo de Paris, o jornalista e poeta Max Jacob, que ajudou a Picasso aprender a língua e sua literatura. Logo eles compartilhavam um apartamento; Max dormia de noite, enquanto Picasso dormia durante o dia e trabalhava à noite. Eram tempos de extrema pobreza, frio e desespero. Muito de seu trabalho foi queimada para manter o quarto pequeno quente. Durante os primeiros cinco meses de 1901, Picasso viveu em Madri, onde ele e seu amigo anarquista Francisco de Asís Soler fundaram a revista Arte Joven, que publicou cinco edições. Soler solicitou os artigos e Picasso ilustrou a revista, principalmente contribuindo com sombrios cartoons alusivos e simpatizantes da pobreza. A primeira edição foi publicada em 31 de março de 1901, altura em que o artista começou a assinar seus trabalhos simplesmente como Picasso, quando antes ele tinha assinado Pablo Ruiz y Picasso.
Em 1905, Picasso se tornou o preferido dos colecionadores de arte americana Leo e Gertrude Stein. Picasso pintou os retratos de Gertrude Stein e seu sobrinho Allan Stein. Gertrude se tornou padroeira principal de Picasso, aquirindo seus desenhos e pinturas e exibindo-os em seu Salão informal em Paris. Em uma de suas reuniões em 1905, ele conheceu Henri Matisse, que estava para se tornar um grande amigo e rival. Os Steins o apresentou a Claribel Cone e sua irmã Etta que eram colecionadores de arte americana, mas também começaram a adquirir as pinturas de Picasso e Matisse. Eventualmente, Leo Stein mudou-se para a Itália, enquanto Gertrude Stein continuou a acolher Picasso.
Em 1907, Picasso se juntou a galeria de arte que havia sido recentemente inaugurada em Paris por Daniel-Henry Kahnweiler. Kahnweiler foi um historiador de arte alemão, colecionador de arte que se tornou um dos principais negociantes de arte do século 20. Ele tornou-se proeminente em Paris em 1907. Kahnweiler patrocinou também artistas como André Derain, Kees Van Dongen, Fernand Léger, Juan Gris, de Maurice Vlaminck e vários outros que vieram de todo o mundo para viver e trabalhar em Montparnasse.
Em Paris, Picasso entretem uma confraria de amigos distinguidos em Montmartre e Montparnasse, incluindo a André Breton, o poeta Guillaume Apollinaire, o escritor Alfred Jarry, e Gertrude Stein. Apollinaire foi preso sob suspeita de roubar a Mona Lisa do Louvre em 1911. Apollonaire apontou para o seu amigo Picasso, que também foi trazido para interrogatório, mas ambos foram posteriormente liberados.
Vida pessoal


No início do século 20, Picasso divide seu tempo entre Barcelona e Paris. Em 1904, no meio de uma tempestade, ele conheceu Fernande Olivier, um artista boêmio que se tornou seu amante. Olivier aparece em muitas de suas pinturas período Rose. Depois de adquirir alguma fama e fortuna, Picasso deixou Olivier por Marcelle Humbert, a quem chamou Eva Gouel. Picasso incluídas declarações de seu amor por Eva, em muitas obras cubistas. Picasso foi devastado por sua morte prematura com 30 anos, em 1915.
Após a I Guerra Mundial, Picasso fez uma série de importantes associações e relações com os valores associados com o Ballets Russes de Serge Diaghilev. Entre seus amigos durante este período estavam Jean Cocteau, Jean Hugo, Juan Gris, entre outros. No verão de 1918, Picasso casou-se com Olga Khokhlova, uma bailarina da trupe de Sergei Diaghilev, para quem Picasso estava projetando o balé Parade, em Roma, e eles passaram a lua de mel na casa de campo perto de Biarritz do patrono da arte glamourosa da chilena Eugenia Errázuriz. Khokhlova introduziu Picasso a alta sociedade, jantares formais, e todas as sutilezas da vida dos ricos em 1920 em Paris. Os dois tiveram um filho, Paulo, que cresceria para ser um piloto de motos dissoluto e motorista de seu pai. A insistência de Khokhlovana de levar uma vida social entrara em confronto com as tendências boêmio de Picasso e os dois viviam em estado de constante conflito. Durante o mesmo período que Picasso colaborou com a trupe de Diaghilev, ele e Igor Stravinsky colaboraram com Pulcinella, em 1920. Picasso teve a oportunidade de fazer vários esboços do compositor.
Em 1927 Picasso conheceu, com 17 anos, Marie-Thérèse Walter e começou um caso secreto com ela. O casamento de Picasso com Khokhlova logo terminou em separação, em vez de divórcio, já que o direito francês exigia uma divisão de bens, mesmo em caso de divórcio, e Picasso não queria que Khokhlova tivesse metade da sua riqueza. Os dois permaneceram legalmente casados até a morte Khokhlova em 1955. Picasso viveu durante muito tempo com Marie-Thérèse Walter e com ela teve sua filha, Maia. Marie-Thérèse viveu na esperança vã de que Picasso viria um dia a se casar com ela, e enforcou-se quatro anos depois da morte de Picasso. Ao longo de sua vida, Picasso manteve um grande número de amantes, além de sua esposa ou parceira fixa. Picasso foi casado duas vezes e teve quatro filhos com três mulheres.
O fotógrafo e pintor Dora Maar foi também uma companheira constante e amante de Picasso. Os dois mais próximos estavam no final dos anos 1930 e início dos anos 1940 e foi Maar que documentou a pintura de Guernica.
Anos de Guerra
Durante a Segunda Guerra Mundial, Picasso permaneceu em Paris quando os alemães ocuparam a cidade. O estilo artístico de Picasso não se encaixava nas exibições nazista de arte, por isso não foi capaz de mostrar seus trabalhos durante este tempo. Recluso ao seu estúdio, ele continuou a pintar durante todo o tempo. Embora os alemães terem tornado ilegal a fundição de bronze em Paris, Picasso continuou independente disso, usando bronze contrabandeado pela resistência francesa.
Após a libertação de Paris em 1944, Picasso começou a fazer companhia a uma jovem estudante de arte, Françoise Gilot. Os dois eventualmente tornaram-se amantes, e tiveram dois filhos, Claude e Paloma. Única entre as mulheres de Picasso, Gilot deixou Picasso em 1953, alegando maus tratos e infidelidades. Este foi um duro golpe para Picasso.
Ele passou por um período difícil após a partida Gilot, vindo aos termos com sua idade avançada e sua percepção de que, agora em seus 70 anos, ele já não era atraente, mas um pouco caricato para mulheres jovens. Uma série de desenhos a tinta a partir deste período exploram este tema do anão horrível, velho bufão como contraponto à bela jovem, incluindo vários de um caso de seis semanas com Geneviève Laporte, que em junho de 2005 leiloou os desenhos que Picasso fez dela.
Picasso não demorou a encontrar uma outra amante, Jacqueline Roque. Ela trabalhou na Olaria Madoura em Vallauris na Riviera Francesa, onde Picasso fez e pintou cerâmica. Os dois permaneceram juntos para o resto da vida de Picasso, casando-se em 1961.
Seu casamento também foi um último ato de vingança contra Gilot. Gilot estavam buscando um meio legal para legitimar seus filhos com Picasso, Claude e Paloma. Com o encorajamento de Picasso, ela arranjou o seu divorcio de Luc Simon para em seguida se casar com Picasso para garantir os direitos de seus filhos. Picasso, porém, se casou secretamente com Roque após Gilot ter conseguido se divórciar, a fim de se vingar por ela deixá-lo.
Picasso tinha construído uma estrutura gótica enorme e agora podiam pagar grandes mansões no sul da França, na Catedral de Notre-Dame-de-vie, nos arredores de Mougins, na Provença-Alpes-Côte d'Azur. A essa altura, ele era uma celebridade, e muitas vezes houve tanto interesse em sua vida pessoal como a sua arte.
Além de suas múltiplas realizações artísticas, Picasso tinha uma carreira no cinema, incluindo uma aparição no Testamento de Orfeu de Jean Cocteau. Em 1955 ele ajudou a fazer o filme Le Mystère Picasso (O Mistério de Picasso), dirigido por Henri-Georges Clouzot.
Morte
Pablo Picasso morreu a 8 de Abril de 1973 em Mougins, França, enquanto ele e sua esposa Jacqueline entretinham os amigos para um jantar. Suas últimas palavras foram:


"Beba-me, beba à minha saúde, você sabe que eu não posso beber mais nada."


Ele foi sepultado no castelo de Vauvenargues, perto de Aix-en-Provence, uma propriedade que havia adquirido em 1958 e ocupados com Jacqueline entre 1959 e 1962. Jacqueline Roque impediu Claude e Paloma de assistir ao funeral. Devastada e só depois da morte de Picasso, Jacqueline Roque tirou sua própria vida com um tiro em 1986 quando ela tinha 60 anos.


Arte
A obra de Picasso é muitas vezes classificada em períodos. Embora os nomes de muitos dos seus períodos posteriores são debatidas, os períodos mais comumente aceites na sua obra são o Período azul (1901-1904), o Período Rosa (1905-1907), o Período de Influência Africana (1908-1909), Cubismo Analítico (1909-1912), e Cubismo Sintético (1912-1919).
Em 1939-40 o Museu de Arte Moderna na cidade de Nova Iorque, sob o seu diretor Alfred Barr, um entusiasta de Picasso, realizou uma grande retrospectiva e altamente bem-sucedida de seus principais trabalhos até aquele momento. Esta exposição trouxe ao conhecimento do público a arte de Picasso e resultou em uma reinterpretação da sua obra de arte contemporânea por historiadores e estudiosos.


Antes de 1901
A formação de Picasso, com o seu pai começou antes de 1890. Seu progresso pode ser seguido nos seus primeiros trabalhos que estão em posse do Museu Picasso em Barcelona, que fornece um dos registros mais abrangentes existentes de qualquer artista maior. O realismo acadêmico aparente nas obras de meados da década de 1890 é bem visível em A Primeira Comunhão (1896), uma grande composição que mostra sua irmã, Lola . No mesmo ano, na idade de 14, pintou Retrato da Tia Pepa, um retrato vigoroso e dramático que Juan-Eduardo Cirlot chamou de "sem dúvida, um dos maiores em toda a história da pintura espanhola."
Em 1897 seu realismo tornou-se marcado pela influência simbolista, em uma série de pinturas de paisagens prestados em violeta não naturalista e tons de verde. O que alguns chamam de seu período modernista (1899-1900) seguiu. Sua exposição ao trabalho de Rossetti, Steinlen, Toulouse-Lautrec e Edvard Munch, combinada com a sua admiração pelos velhos mestres como El Greco, Picasso levou a uma versão pessoal do modernismo em seus trabalhos deste período.
Período Azul


O Período Azul de Picasso (1901-1904) é composto por pinturas sombrias em tons de azul e verde-azulado, ocasionalmente aquecida por outras cores. O ponto de partida deste período é incerto, mas pode ter começado na Espanha, na primavera de 1901, ou em Paris, na segunda metade do ano. Muitas pinturas de mães com filhos magro datam deste período. Em seu uso austero de cor e por vezes assuntos dolorosos, prostitutas e mendigos são temas frequentes. Picasso foi influenciado por uma viagem pela Espanha e pelo suicídio de seu amigo Carlos Casagemas. A partir do Outono de 1901, pintou vários retratos póstumos de Casagemas, culminando com a sombria pintura alegórica La Vie (1903), pertencente agora ao Museu de Arte de Cleveland.
O mesmo humor permeia a conhecida gravura O Repasto Frugal (1904), que retrata um homem cego e uma mulher perspicaz, ambos emagrecidos, sentados em uma mesa quase nua. A cegueira é um tema recorrente nas obras de Picasso deste período, também representada em The Blindman's Meal (1903, Metropolitan Museum of Art) e no retrato Celestina (1903). Outros trabalhos incluem Retrato de Soler e Retrato de Suzanne Bloch.
Período Rosa


O Período Rosa (1904-1906) é caracterizado por um estilo mais alegre com as cores laranja e rosa, e com muitas pessoas de circo, acrobatas e arlequins conhecido na França como saltimbanques. O arlequim, um personagem cômico geralmente retratada com roupa xadrez padronizada, se tornou um símbolo pessoal para Picasso. Picasso conheceu Fernande Olivier, um modelo para escultores e artistas, em Paris, em 1904, e muitas destas pinturas são influenciadas pelo seu relacionamento quente com ela, além de sua maior exposição a pintura francesa. O humor em geral, positiva e otimista da pintura neste período é uma reminiscência do período 1899-1901 (ou seja, pouco antes do Período Azul) e 1904 pode ser considerado um ano de transição entre os dois períodos.
Período de Influência Africana


O Período de Influência Africana (1907-1909) começa com as duas figuras à direita na sua pintura, Les Demoiselles d'Avignon, que foram inspirados por artefatos Africano. Idéias formais desenvolvidas durante este período inicial estão diretamente relacionadas com o período cubista que se segue.
Cubismo


Cubismo Analítico (1909-1912) é desenvolvido junto com Georges Braque usando cores marrom monocromático e neutro. Ambos os artistas desmontam e analisam objetos. Pinturas de Picasso e Braque, neste momento têm muitas semelhanças. Cubismo Sintético (1912-1919) foi um maior desenvolvimento do gênero, em que cortam os fragmentos de papel, muitas vezes papel de parede ou partes de páginas de jornal, eram colados em composições, marcando o primeiro uso da colagem na arte.
Classicismo e Surrealismo
No período seguinte, a reviravolta da I Guerra Mundial, Picasso produziu em estilo neoclássico. Este retorno "à ordem" é evidente no trabalho de muitos artistas europeus na década de 1920, incluindo André Derain, Giorgio de Chirico, e os artistas do movimento New Objectivity (Nova Objetividade). Pinturas e desenhos de Picasso deste período frequentemente recordam o trabalho de Ingres.
Durante a década de 1930, o minotauro substituiu o arlequim como um tema comum em seu trabalho. Seu uso do minotauro veio parcialmente de seu contato com os surrealistas, que muitas vezes o usavam como seu símbolo, e aparece em Guernica de Picasso.
Provavelmente a obra mais famosa de Picasso é sua representação do bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil da Espanha. Esta grande tela encarna para muitos a desumanidade, brutalidade e desesperança da guerra. Instado a explicar o seu simbolismo, Picasso disse:
"Não cabe ao pintor definir os símbolos.
Caso contrário, seria melhor se ele os descrevesse em palavras!
O público que olhar para o quadro deve não só interpretar os símbolos como entendê-los".
Guernica permaneceu pendurado no Museu de Nova York de Arte Moderna por muitos anos. Em 1981, Guernica foi devolvido à Espanha e exibido no Casón del Buen Retiro. Em 1992, a pintura foi pendurada no Reina Sofía Museum em Madri quando da sua inauguração.
Trabalhos Finais


Os trabalhos finais de Picasso foram uma mistura de estilos, o seu meio de expressão constante até o final de sua vida. Devotando suas energias para sua obra, Picasso se tornou mais ousado, sua obra mais colorida e expressiva, e de 1968 a 1971, ele produziu uma torrente de centenas de pinturas e gravuras de cobre. Ao mesmo tempo, estas obras foram rejeitadas pela maioria como fantasias pornográficas de um homem impotente. Só mais tarde, depois da morte de Picasso, quando o resto do mundo da arte mudou-se do expressionismo abstrato, a comunidade fez críticas ao trabalho de Picasso e percebeu que ele já tinha descoberto o neo-expressionismo e esteve, como tantas vezes antes, à frente de seu tempo.
Comemoração e legado
Picasso foi excepcionalmente prolífico ao longo de sua longa vida útil. O número total de obras de arte que ele produziu foi estimado em 50.000, sendo 1.885 pinturas, 1.228 esculturas; 2.880 cerâmica, cerca de 12.000 desenhos, muitas milhares de gravuras, tapeçarias e numerosos tapetes. Na época da sua morte, muitas das suas pinturas estavam em sua posse, como ele havia se mantido fora do mercado de arte já que ele não tinha necessidade de vender. Além disso, Picasso tinha uma coleção considerável do trabalho de outros artistas famosos, alguns contemporâneos seus, como Henri Matisse, com quem ele tinha trocado de obras. Como Picasso não deixou nenhum testamento, os direitos de sua morte (imposto de propriedade) para o Estado francês foram pagos sob a forma de suas obras e outros de sua coleção. Estas obras constituem o núcleo da coleção imensa e representante do Musée Picasso, em Paris. Em 2003, parentes de Picasso inaugurado um museu dedicado a ele em sua cidade natal, Málaga, Espanha, o Museu Picasso de Málaga.
.
Várias pinturas de Picasso estão classificadas entre os quadros mais caros do mundo. Garçon à la pipe vendido por US $ 104 milhões dólares, em 4 de maio de 2004, que estabelece um novo preço recorde. Dora Maar au Chat vendido por US $ 95,2 milhões dólares em 3 de Maio 2006.
.
Após a morte de Picasso, em 1973, o ator Dustin Hoffman estava jantando com o ex-Beatle Paul McCartney e contou-lhe sobre as últimas palavras de Picasso. McCartney começou a criar e cantar uma canção em torno dessas palavras e incluiu a canção no seu álbum de 1973, Band on the Run.
.
No filme de 1996 Surviving Picasso, ele é interpretado pelo ator Anthony Hopkins.
.

Sem comentários: