Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dick Farney - Teresa da praia


.
horcris187 24 de Julho de 2008 — Subtitulado al español po http://www.music-all.com.ar
 .

Assunto: Boa tarde!
Data: 19/Mai 17:42

Teresa da Praia

 (1954) - samba

Billy Blanco e Tom Jobim

Interpretação Dick Farney e Lucio Alves

Teresa da praia (1954)  - Samba

Composição: Tom Jobim e Billy Blanco

Interpretação: Lúcio Alves e Dick Farney

Billy Blanco é o nome artístico de William Blanco de Abrunhosa Trindade, nascido em 8/5/1924 em Belém PA. Mudou-se para São Paulo em 1946 para estudar arquitetura na Universidade Mackenzie. Fazia as músicas do Mackenzie nas disputas entre sua escola e outras de São Paulo. Terminou seu curso de arquitetura em 1950 na Universidade do Brasil, na época no Rio de Janeiro. Suas principais composições são: "Teresa da praia" e "Sinfonia do Rio de Janeiro" ambas com Tom Jobim, "Estatuto da gafieira" sucesso na voz de Inesita Barroso, "Mocinho bonito" sucesso na voz de Doris Monteiro, "A banca do distinto" gravada por Isaura Garcia, "Pistão de gafieira" gravada por Sílvio Caldas e muitas outras.
.
Tom Jobim foi o mais famoso e mais respeitado compositor brasileiro da segunda metade do século XX, dentro e fora do Brasil; autor de aproximadamente 300 músicas, solo e com diversos parceiros entre os quais: Vinícius de Moraes, Newton Mendonça, Billy Blanco, Chico Buarque de Hollanda, Aloysio de Oliveira, Luiz Bonfá, Dolores Duran, Marino Pinto, Paulo Cesar Pinheiro, Paulo Soledade, Ronaldo Bastos.Tom nasceu no Rio de Janeiro em 25/01/1927, iniciou seus estudos musicais em 1941; cursou a Faculdade de Arquitetura chegando mesmo a exercer a profissão por pouco tempo mas sua grande paixão foi sempre a música. Morreu em Nova Yorque em 8/12/1994 com 67 anos.
.
O cantor e pianista Dick Farney, nome artístico de Farnésio Dutra e Silva, nasceu em 14/11/1921 no Rio de Janeiro. Era irmão do artista de cinema Cy Farney. Teve muito sucesso já nos anos 40 fazendo inúmeras apresentações em boates, cassinos e principalmente no Copacabana Palece, o local mais famoso da época para os artistas se apresentarem. Neste hotel foi visto pelo famoso pianista americano Eddie Duchin que impressionado com sua voz e seu desempenho no piano convidou-o a se apresentar nos Estados Unidos, onde chegou a fazer shows com Nat King Cole, Bill Evans e David Brubeck. No Brasil seus maiores sucessos foram "Marina" de Dorival Caymmi, "Copacabana" de João de Barro e Alberto Ribeiro, "Barqueiro do São Francisco" de Alcyr Pires Vermelho e Alberto Ribeiro, "Teresa da praia" de Tom Jobim e Billy Blanco, "Este seu olhar" de Tom Jobim e muitas outras. Foi um cantor de extremo bom gosto, afinadíssimo e muito respeitado por seu público e pela crítica. Faleceu em 4/8/1987.
.
Lúcio Ciribelli Alves, cantor e compositor, nasceu em Cataguases MG e com 7 anos mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Iniciou carreira artística aos 14 anos formando o conjunto Namorados da Lua. Autor entre outras da música "De conversa em conversa" com Haroldo Barbosa, grande sucesso na voz de Isaura Garcia. Integrou o famoso conjunto Anjos do Inferno, de grande sucesso tanto no Brasil como em vários países da América do Sul. Um de seus maiores sucessos como cantor foi "Teresa da praia". Foi um dos grandes cantores românticos do Brasil. Faleceu em 3/8/1993 no Rio de Janeiro

Dárcio Fragoso



Teresa da Praia


Samba 1954


Autores - Billy Blanco/Tom Jobim


Interpretação
Dick Farney e Lucio Alves



Oh, Dick !

Fala, Lúcio,

Arranjei novo amor no Leblon,

Que corpo bonito,

Que pele morena,

Que amor de pequena,

Amar é tão bom !




Oh, Lúcio,

Ela tem o nariz levantado,

Os olhos verdinhos, bastante puxados,

Cabelo castanho,

E uma pinta do lado ?




É a minha Tereza da praia,

Se ela é tua, é minha também,

O verão, passou todo comigo,

E o inverno, pergunta com quem ?




Então vamos,

A Teresa na praia deixar,

Aos beijos do sol,

E abraços do mar,

Tereza da praia,

Não é de ninguém,

Não pode ser tua,

Nem tua também,

Tereza, é da praia,

Não é de ninguém !
.
.

Música: TerezaAutoria: Billy Blanco/Tom Jobim

Interpretação:  Dick Farney e Lucio Alves

Pesquisas e História por Dárcio Fragoso
 .
http://www.paixaoeromance.com/50decada/tereza/h_terreza1.htm
.
 
.

Sem comentários: