Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Crimes nas cidades: Oeiras, Cascais, Amadora e Sintra

Bruno Colaço
Jovens à conversa em bairro problemático da Amadora

Polícia recebida a tiro e com fruta nos bairros

Os jovens têm grande dificuldade em reconhecer autoridade à polícia e sentem-se impunes", diz ao CM o subintendente Hugo Palma, comandante da PSP de Sintra. Este é um sentimento que faz lei nas ruas dos muitos bairros problemáticos daquele concelho, tal como nos vizinhos de Cascais, Oeiras e Amadora. Somam-se furtos e roubos violentos – apesar de algum decréscimo nos números deste ano, face a 2009 – e ali combate-se o crime violento de coração nas mãos. Há polícias recebidos a tiro, com garrafas, pedras e até fruta congelada.
  • 0h30 - Correio da Manhã 2010.05.27
Por:João Tavares
.
A vasta área por onde se estendem os quatro concelhos alberga várias zonas sensíveis, onde vive grande parte das pessoas conotadas com o crime violento na Grande Lisboa. Entrar em alguns bairros é proibitivo para gente de fora e uma aventura para as patrulhas da PSP, que não são só alvo de disparos por parte de gangs mais perigosos. No Bairro de Santa Marta, em Sintra, por exemplo, agentes eram recebidos com chuva de pedras, de garrafas e até fruta congelada, arremessadas das janelas dos prédios.
.
Não é nas ditas zonas problemáticas que o crime prolifera – vão atacar para meios urbanos próximos. "Os roubos e furtos, que constituem o grande bolo dos crimes, não podem estar apenas associados às zonas sensíveis urbanas. O roubo regista-se onde há maior concentração de pessoas, e o furto onde existem mais pessoas a viver", adianta o subintendente Hugo Palma.
.
O acesso às armas de fogo é "relativamente fácil", o que preocupa a polícia, que tem de patrulhar uma área total – nos quatro concelhos – de aproximadamente 480 km2, onde vivem 900 mil habitantes. E o número de agentes da PSP, nestas áreas, não vai além dos 2000 elementos. 
.
As autoridades têm identificados os perfis dos criminosos: os furtos na via pública são, na sua maioria, cometidos por jovens, muitos deles menores, que actuam em grupo, mas que não apresentam uma estrutura. Já os criminosos associados aos actos mais violentos rondam os 20 anos, agindo de forma organizada e evidenciando alguma experiência no seu ‘modus operandi’.
.
As zonas que se estendem ao longo das vias de transporte – sobretudo comboios –, e onde há uma maior concentração de pessoas, geralmente no centro das localidades, são das que merecem maior atenção das autoridades. Quando a noite cai, muitos são os estabelecimentos que, por precaução, fecham portas mais cedo. 
.
SAIBA MAIS
.
PROXIMIDADE
A PSP de Sintra começou no início do ano, em todas as freguesias do concelho, um patrulhamento de proximidade.
.
14 MIL
Em 2009, a PSP registou no concelho de Sintra mais de 14 mil ocorrências, das quais 1500 foram roubos.
.
2 MIL
Oeiras, Amadora, Cascais e Sintra contam com cerca de dois mil agentes para cerca de 900 mil habitantes.
.
DISCURSO DIRECTO
"2009 FOI ANO TREMENDO", Subintendente Palma, Comandante da PSP de Sintra
.
Correio da Manhã – O que mais preocupa a PSP de Sintra?
Subintendente Palma – O roubo é o crime que mais nos preocupa. A vítima-tipo é uma pessoa de idade, na maioria senhoras, a quem levam o fio ou a carteira, assim como os jovens, que ficam sem telemóveis e equipamentos electrónicos.
.
– Que evolução houve nos níveis de criminalidade?
– 2009 foi um ano tremendo, com imensos casos com armas de fogo. Mas neste primeiro trimestre houve uma significativa diminuição de crimes, em especial os violentos. A tendência é os índices continuarem a baixar, mas isso não vai abrandar a nossa acção. Em Abril não registámos mesmo qualquer roubo a estabelecimentos. 
.
– O crime violento baixou?
– O esforço que temos feito na investigação tem dado frutos. No ano passado prendemos vários membros perigosos e isso ajudou. A colaboração com GNR e PJ também funciona. 
.
"NO COMBOIO VOU COM O CORAÇÃO NAS MÃOS"
Os transportes públicos, em especial as linhas de comboio que atravessam Amadora, Sintra, Cascais e Oeiras, são das áreas mais vigiadas pelas autoridades, devido à elevada concentração de pessoas. "No comboio nunca vou descansada, estou sempre com o coração nas mãos. Vou sempre atenta e se entrar algum grupo mais suspeito deixo o comboio e espero pelo próximo", adiantou ao CM Mariana Barradas, de 64 anos, que utiliza diariamente os comboios da Linha de Sintra.
.
DUPLA ARMADA ATACA JOSÉ CID
Em Janeiro, o cantor José Cid foi sequestrado por dois homens armados, que lhe apontaram duas pistolas à cabeça. Foi surpreendido no Alto do Estoril e levado para a zona de Almada: "Disseram que me matavam se apresentasse queixa". 
.
CHAMPALIMAUD SEQUESTRADOS
Em Outubro passado, Mafalda – neta do falecido milionário António Champalimaud –, o marido e quatro filhos menores foram sequestrados na sua vivenda, em Cascais, durante uma hora. Assaltantes roubaram 30 mil euros e jóias
.
.

Sem comentários: