Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Tromba de água assusta zona ribeirinha de Lisboa

 

14.04.2010 - 19:09 Por PÚBLICO

Uma tromba de água, um fenómeno atmosférico semelhante a um pequeno tornado, ocorreu hoje cerca das 17h00 no rio Tejo, na zona de Santa Apolónia, Lisboa, segundo confirmou fonte do Instituto de Meteorologia (IM).
Fenómeno atmosférico foi filmado quando se formava sobre as águas 
do rio Tejo  
Fenómeno atmosférico foi filmado quando se formava sobre as águas do rio Tejo (DR)


“Foi um fenómeno que se formou e dissipou sobre a água”, afirmou Cristina Simões, do IM, explicando que, pelo facto de os ventos não terem evoluído para terra e se terem confinado ao Tejo, o pequeno tornado assumiu a designação de “tromba de água”.

O fenómeno, muito localizado, resultou de uma depressão estacionária situada entre o arquipélago da Madeira e o continente, pelo menos até domingo.

Segundo um responsável do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, ventos fortes arrancaram os telhados de lusalite de cinco prédios no Bairro Belo Horizonte, nas Olaias. Para além de elementos da Polícia Municipal, os Sapadores deslocaram para o local cinco viaturas e 22 bombeiros, mas não se registaram quaisquer danos pessoais.

Quem viu, conta que parecia um tornado. “O céu ficou bastante escuro, parecia um cogumelo, um funil, só me fazia lembrar os filmes americanos”, conta Nuno Grade, que estava a almoçar num dos muitos restaurantes com vista para o Tejo.

Para Margarida Cruz, empregada da pizzaria Casa Nova, o acontecimento deu um filme. “Todos estávamos a filmar”, afirma. “Apenas pensávamos que ia chover, começámos a arrumar a esplanada quando vimos o tornado”. Um colega desta empregada ficou com o vidro do carro partido.

Na Escola António Arroio, duas chapas das obras em curso naquele estabelecimento voaram com a força do vento, tendo os responsáveis escolares optado por mandar evacuar parte do edifício. Não se registaram danos físicos, e fonte da escola disse ao PÚBLICO que as aulas do período nocturno deverão prossseguir normalmente.
.
.,


.
.meteomoita 14 de Abril de 2010Tornado no Tejo - Lisboa em 14-04-2010
.

Sem comentários: