Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Portimão tem o museu europeu do ano


Eleito pelo Conselho Europeu
Público - 27.04.2010 - 16:28 Por Lusa
O Museu de Portimão foi eleito o melhor do ano pelo Conselho da Europa, sendo o primeiro espaço museológico português distinguido em duas décadas com o prémio que é hoje entregue em Estrasburgo, França.
O museu é instalado numa fábrica de conservas 
O museu é instalado numa fábrica de conservas (Vasco Célio)

O prémio, que dará ao museu um valor cinco mil euros e uma estatueta em bronze, “A mulher com belos seios”, de Joan Miró, “é muito importante porque reconhece um trabalho realizado desde os anos 80”, disse o presidente da câmara de Portimão, Manuel da Luz. “Este prémio é muito importante, porque se trata do prémio museu do ano do conselho da Europa. Há 20 anos que este prémio não era atribuído a um museu português e [o museu de Portimão] concorreu a par de vários outros museus, incluindo portugueses também”, afirmou o autarca.

Manuel da Luz acrescentou que “é o reconhecimento de um trabalho, de um projecto, que desde os anos 80 que vinha sendo acalentado” pela autarquia e o prémio vem agora “reconhecer a qualidade desse projecto, porque o museu de Portimão tem características muito próprias”. “Além do seu conteúdo, é um museu instalado numa fábrica de conservas, que representa uma actividade que durante muitos e muitos anos representou o sustento de vida de muitas pessoas e de largas centenas de famílias”, afirmou.

O autarca disse que não estará em Estrasburgo para receber o prémio, mas enviou uma mensagem através da delegação da cidade “a dizer que é uma honra ser o museu do ano do conselho da Europa”, sobretudo por Portimão “ser um município que está longe de Lisboa”.
.
.

Sem comentários: