Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 8 de março de 2010

Serralves - Museu e Casa (Porto-Portugal)


.
.
Ícone de canal
jorgetavaresmsn



http://jorgetavares.planetaclix.pt
.
.
Siza Vieira
.
Casa de chá, as Piscinas de Matosinhos, o Museu Serralves, a igreja de Marco de Canavezes, ou mais recentemente, o Museu para a Fundação Iberê Camargo no Brasil.
.
Serralves Foundation (Fundação de Serralves) is an art foundation in Porto, Portugal. The building of the Serralves Foundation (Fundação de Serralves) is a project designed by the Portuguese architect Marques da Silva. The House of Serralves is considered to be one of this architect greatest achievements. It is an elegant Art Déco building with magnificent gardens surrounding it, one of which was designed by French architect Jacques Gréber.
.
A Fundação de Serralves está localizada no Parque de Serralves na cidade do Porto, em Portugal, onde está instalado o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Casa de Serralves.
.
A Fundação de Serralves foi criada em 1989, sendo o resultado de uma parceria entre o Governo Português, instituições públicas e privadas e particulares.
.
Originalmente espaços de habitação, privados e exclusivos, a Casa e o Parque são a expressão do desejo e a realização do sonho de Carlos Alberto Cabral (1895-1968), 2º Conde de Vizela.
.
Casa
.
Concluída em 1940, a Casa de Serralves foi mandada construir pelo segundo Conde de Vizela, Carlos Alberto Cabral. Até à abertura do Museu de Arte Contemporânea, em 1999, a Casa de Serralves acolhia as exposições realizadas pela Fundação. O edifício, cujo projecto final é da autoria do arquitecto português Marques da Silva, é considerado um exemplo único da arquitectura Art Déco em Portugal.
,
Em 1996, a Casa de Serralves foi classificada como "imóvel de interesse público" devido ao seu interesse arquitectónico.
.
O Parque de Serralves resulta de processos de desenho de uma paisagem ao longo de mais de um século, constituindo uma unidade temporal e espacialmente complexa: vestígios de um jardim do século XIX, Quinta do Mata-Sete, Jardim da Casa de Serralves, paisagem do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
.
O projecto para o jardim da Casa de Serralves foi encomendado pelo Conde de Vizela ao arquitecto Jacques Gréber em 1932.
.
Museum
.
The Serralves Museum, the first large-scale contemporary art museum in Portugal, is located in the Quinta de Serralves; a large property close to the center of Porto that includes a main house built in the 1930s for the Count of Vizela. The landscaped gardens designed by Siza Vieira, on the approximately 3 hectars of land, preserved the most important species already existing on the site. The public access to the Museum's ground is made at the highest level of the terrain through an opening in the existing wall that surrounds the property. 
.
.

Sem comentários: