Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quarta-feira, 10 de março de 2010

Os graffitis são indesejáveis para os proprietários dos prédios, mas há produtos que facilitam a sua remoção


Quem quer graffitis na fachada? Mesmo quando são criativas obras de arte e recebem a aprovação de alguns moradores...
Terça, 3 de Março de 2009 às 12:40
Texto de Marisa Antunes
.
Quem quer graffitis na fachada? Mesmo quando são criativas obras de arte e recebem a aprovação de alguns moradores, a verdade é que dificilmente se encontram senhorios que queiram ver as paredes do seu prédio transformadas em telas de pintura alternativa. Sejam gatafunhos ou inspirados desenhos, os graffitis enfurecem os proprietários das casas onde são pintados, impulsionando um mercado paralelo de produtos e serviços anti-graffitis sejam estes tintas, vernizes ou empresas de limpeza de paredes.
.
Especialista em particularizar e aperfeiçoar os seus materiais consoante as necessidades do mercado, a Dyrup Portugal lançou uma tinta desenvolvida especificamente para proteger as fachadas dos prédios.
,
O sistema ANTI-GRAFFITI da Dyrup permite proteger vários substratos, tais como betão, cimento, pedra natural, assim como algumas superfícies já pintadas e é composto por um verniz aquoso, de dois componentes (verniz e endurecedor) à base de resinas acrílicas e poliuretano. Na prática, o produto actua ao resguardar a estrutura-base da parede que, a ser sujeita a pinturas indesejáveis, pode mais facilmente ser limpa. "A aplicação do verniz sobre uma parede protege a sua superfície da acção directa do graffiti e funciona como uma preparação para a fase da remoção. O processo de remoção do graffiti é extremamente simples, sendo apenas necessário aplicar o removedor da Dyrup com trincha ou brocha, esperar cerca de 3 minutos e lavar com água", explica Pedro Mendes, do departamento de marketing da Dyrup.
.
Segundo este responsável, o sistema tem ainda a vantagem de garantir uma protecção a longo prazo: "Este produto apresenta uma elevada durabilidade, com resistência até cinco ciclos de limpeza/remoção do graffiti".
.
A gama Anti-graffiti Dyrup abrange o verniz Componente A (2,1 e 4,2 litros, com preços a variar entre os 19,45 e os 40,20 euros), endurecedor para verniz Componente B (0,4 e 0,8 litros, e preços entre 3,48 e os 6,60 euros) e o removedor de graffitis (2,5 litros - 60 euros, com IVA incluído).
.
Acrescente-se ainda que existem no mercado de conservação e reabilitação de edifícios, empresas de limpeza que são especializadas em remover tintas e graffitis, de forma a tentar recuperar a cor original da fachada do edifício.
.
Para os proprietários de edifícios que acabaram de ser construídos ou reabilitados, e cuja localização seja em zonas onde existe uma propensão a este tipo de actos, aconselha-se então a  um tratamento protector que permita fechar os poros da parede, facilitando assim uma remoção mais fácil dos graffitis.
.
www.dyrup.pt
.
.

Sem comentários: