Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 25 de março de 2010

Jornal britânico “The Independent” foi vendido a milionário russo


Empresa vai pagar 10,3 milhões de euros a Alexander Lebedev

Jornal britânico “The Independent” foi vendido 

a milionário russo

25.03.2010 - 21:18 Por PÚBLICO
.
Os jornais britânicos “Independent” e “Independent on Sunday” foram hoje vendidos ao milionário russo Alexander Lebedev, que já era proprietário do “London Evening Standard”.
O "Independent" vende 185 mil exemplares 
O "Independent" vende 185 mil exemplares (Luke MacGregor/Reuters)


.
O “Independent” tem dado prejuízo e Lebedev comprou-o por uma libra, pouco mais do que um euro, o preço de uma edição do jornal. A Independent News and Media (INM) concordou pagar a Lebedev 9,25 milhões de libras (10,3 milhões de euros) ao longo dos próximos 10 meses.
.
As negociações demoraram meses, adiantou a BBC. O pagamento da INM será para pagar dívidas. Em comunicado, a empresa do milionário russo, a Independent Print Limited, salientou o “empenho de Lebedev em investir nos jornais, que actualmente dão prejuízo, e dar-lhes uma nova energia”.
.
“Não encaro os jornais como um mero negócio, mas como uma responsabilidade”, disse Lebedev à AFP pouco depois de ter sido anunciado o acordo. “Penso que os jornais são o único instrumento que, com trabalhos de investigação, podem combater a corrupção internacional”, adiantou.
.
Gavin O´Reilly, o director-executivo da INM, adiantou, por outro lado, que esta foi “a solução mais positiva para os títulos, os trabalhadores e os accionistas”. O negócio, no entanto, terá ainda de ser aprovado pelas autoridades da concorrência, mas as expectativas apontam para que esteja concluído em Maio.
.
Lebedev é um antigo agente do KGB e já tinha comprado o “Evening Standard” por uma libra, há um ano.
.
A empresa de Lebedev é também proprietária, juntamente com o ex-líder da então União Soviética Mikhail Gorbatchov, do diário russo "Novaya Gazeta", onde trabalhava a jornalista Anna Politkovskaya, assassinada em 2006 depois de ter publicado vários trabalhos sobre a guerra na Tchetchénia.
.
O “Independent” é considerado um jornal de esquerda e foi fundado em 1986, mas nunca conseguiu impor-se perante outros jornais já devidamente estabelecidos, como o “Daily Telegraph”, o “Times” ou o “Guardian”. Vende cerca de 184 mil exemplares por dia. 
.
.

Sem comentários: