Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

quinta-feira, 25 de março de 2010

II Guerra Mundial - (Alguma) Filmografia

5.10 filmes

No passado selecionou dez grandes filmes em que a II Guerra Mundial e seus desdobramentos são contados dss mais diferntes maneiras. São eles:

2008 – Operação Valquíria

 
A trama se desenvolve na Alemanha nazista. Claus Von Stauffenber (interpretado por Tom Cruise) é um coronel que após ferido em batalha retorna ao seu país para executar tarefas administrativas. Insatisfeito com o rumo dado por Hitler à nação, Claus se envolve com outros homens numa conspiração a fim de pôr em prática a ‘Operação Valquíria’. Plano que prevê a instituição de um governo para susbtituir Hitler após sua morte.
~.
EUA, 2008.
___________________________________________________________

2006 – Cartas de Iwo Jima

 
Dirigido por Clint Eastwood, Cartas de Iwo Jima narra a história do tentente-general do exército imperial japonês, Tadamichi
.
Kuribayashi, enviado à ilha de Iwo Jima para defender aquela que era a última linha de defesa do Japão. Fora escolhido para desempenhar tal tarefa por ser considerado conhecedor do inimigo – ele estudara nos Estados Unidos –, além de hábil estrategista.
.
Uma curiosidade muito comentada sobre o filme é que o mesmo narra esta passagem da II Guerra Mundial sob a perspectiva dos japoneses.
.
EUA, 2006.
___________________________________________________________

2004 – A queda! As últimas horas de Hitler

 
Considerado por muitos críticos como o melhor filme já produzido  sobre o líder nazista, A queda! situa-se entre os dias 30 de abril e 8 de maio de 1945, os últimos de sua vida, em que ficar confinada num prédio de segurança máxima. Todos os detalhes – fiéis à história – foram reproduzidos com base nos depoimentos de Traudi Junge, secretária particular do Reich. O clima do filme oscila entre obra cinematográfica e documentário, e apesar de exibido em poucas salas, foi sucesso de bilheteria
.
Alemanha/Itália, 2004.
___________________________________________________________

2002 – O Pianista

 
Baseado na autobiografia de Wladyzlaw Szpilman, pianista judeu-polonês, o filme narra toda a trajetória dele e de sua família pautado pelo começo da II Guerra Mundial, as perseguições nazistas, a criação do Gueto de Varsóvia – onde morou – e o embarque de judeus para os campos de extermínio – do qual conseguiu fugir. Szpilman viveu por anos entre prédios abandonados e/ou escondendo sua origem. A música também foi outro fator imprescindível para sua sobrevivência.
,
França, 2002.
___________________________________________________________

2001 – Círculo de Fogo

 
O filme se passa em Stalingrado e retrata a invasão nazista à cidade hoje conhecida como São Petesburgo. A trama se desenvolve em torno de Vassili Zaitsev, considerado o melhor atirador de toda a Rússia. Esse status o torna alvo do exército alemão, mais precisamente do major Konig, o melhor atirador da Alemanha.
.
Círculo de fogo vai além da II Guerra. Mostra a rivalidade entre países, entre regimes, e principalmente entre egos.
.
EUA, 2001.
___________________________________________________________

1998 – Além da linha vermelha

 
Além da linha vermelha traz a história de um grupo de soldados americanos enviados à Guadalcanal para a batalha de mesmo nome contra os japoneses.
.
Traz consigo uma série de reflexões sobre o real valor da guerra, sobre a existência humana e sua individualidade e insignificância se comparada aos interesses daqueles que dão as ordens. A amizade entre os soldados é outro fator bastante abordado.
.
EUA, 1998
___________________________________________________________

1998 – O resgate do soldado Ryan

 
O filme parte do Dia D, 06/0dia da invasão da praia de Omaha, na Normandia, e traz como pano de fundo para a trama a incansável busca pelo soldado James Francis Ryan. A busca por este soldado em especial se dá após o chefe de estado -maior tomar conhecimento de que ele era o último dos irmãos Ryan ainda vivo – os outros três foram mortos em combate.
.
Com ótimo elenco e direção de Steven Spielberg, o filme leva à reflexão de quão importante é uma vida a ponto de arriscar outras para salvá-la.
.
EUA, 1998.
___________________________________________________________

1998 – Trem da vida

 
De viés poético e até humorístico, Trem da vida narra a história [fictícia] de um pequeno vilarejo judeu que esté prestes a ser atacado pelos nazistas. O bobo da vila, Schlomo, é quem dá a notícia e sugere um plano ao mesmo tempo louco e infalível: construir um trem nazista e fingir-se de capturados e alemães para poderem passar tranquilamente sem serem notados rumo à Palestina, a Terra Prometida.
.
O problema é que durante a viagem, os “atores’” começam a incorporar de fato suas personagens, gerando entre eles total confusão.
.
França, 1998.
___________________________________________________________

1997 – A vida é bela

 
Outro filme que divide opiniões pois satiriza e poetiza assuntos tão trágicos e sérios como a Segunda Guerra Mundial, A vida é bela narra a história de um pai que com o intuito de preservar o filho da complicada situação que vivem enquanto presos em campos de concentração o convence de que participam de uma grande gincana, cujo prêmio final é um tanque de guerra. A pouca comida, o muito trabalho e todas as delicadas situações pelas quias vivem viram brincadeira aos olhos do menino.
.
Itália, 1997.
___________________________________________________________

1993 – A lista de Schindler

 
Considerado um dos melhores filmes da década de 1990 e ocupando atualmente a 6ª posição no ranking do IMDb, A Lista de Schindler é também considerado por muitos o melhor filme de Steven Spielberg. Ele narra a história do tcheco Oskar Schindler, que sozinho salvou mais de mil judeus do extermínio, usando dinheiro, influência política e quaisquer outras ferramentas de que dispunha. Sucesso de público e crítica, o filme é considerado o maior expoente quando se fala em sentimentos e vida durante o holocausto.
.
EUA, 1993.

.http://nopassado.wordpress.com/10filmes/
.
.

Sem comentários: