Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Criador de Calvin and Hobbes dá primeira entrevista em 20 anos

Bill Waterson

Criador de Calvin and Hobbes dá primeira entrevista em 20 anos

Público - 01.02.2010 - 19:13 Por Lusa

O cartoonista norte-americano Bill Waterson, o criador de Calvin and Hobbes, afirmou, numa rara entrevista, publicada hoje, que não se arrepende de ter deixado de desenhar aquelas tiras de banda desenhada.
 (DR)


A entrevista foi publicada hoje no Cleveland Plain Dealer, jornal da cidade onde Bill Watterson vive, e terá sido a primeira que o autor concedeu a um jornalista em 20 anos, ainda que tenha sido por correio eletrónico.
.
Bill Watterson, 51 anos, é o autor de uma das mais amadas tiras de banda desenhada dos anos 1980 e 1990, protagonizada por Calvin, um temperamental miúdo de seis anos, e por Hobbes, um tigre de peluche, inseparável companheiro de aventuras.
.
As tiras, compiladas em vários álbuns, foram publicadas entre Novembro de 1985 e Dezembro de 1995 em vários jornais norte-americanos e também um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal, no jornal PÚBLICO.
.
Em 1995, então com 37 anos, Bill Watterson anunciou que no final desse ano deixaria de desenhar aquelas histórias, mesmo que a série gozasse na altura de uma boa popularidade junto do público, tanto pela via dos jornais como pela edição em álbum.
.
A propósito dos 15 anos do fim da série, o autor disse na entrevista publicada hoje no Cleveland Plain Dealer que nunca se arrependeu de ter deixado de desenhar.
.
"Se me tivesse deixado levar pela popularidade das tiras e me repetisse por mais cinco, dez ou 20 anos, as pessoas que estão agora tristes com Calvin and Hobbes se calhar desejavam a minha morte e amaldiçoavam os jornais por publicarem tiras aborrecidas e antigas como as minhas", referiu o autor.
.
Apesar da importância e do sucesso da banda desenhada que criou, Bill Watterson diz que não pensa no legado que deixou.
.
"Os leitores é que decidem sempre se o trabalho tem importância para eles e eu vivo bem com qualquer das conclusões a que eles cheguem. O meu contributo para isso terminou assim que a tinta secou", disse.
.
Avesso a qualquer exposição mediática, Bill Watterson admitiu que os seus "dias de estrela rock" com Calvin and Hobbes terminaram rapidamente depois do fim da série.
.
"Estou muito orgulhoso pelas tiras, extremamente agradecido pelo seu sucesso e genuinamente lisonjeado que as pessoas ainda as leiam, mas eu escrevi Calvin and Hobbes nos meus trinta [anos] e já estou a milhas disso".
.
À pergunta "como é que gostava que as pessoas recordassem aquela criança de seis anos e o seu tigre", Bill Watterson responde: "Eu voto 'Calvin and Hobbes, oitava maravilha do mundo'".
.
Em Julho, Calvin e Hobbes aparecerão numa série de selos nos Estados Unidos.
.
.

Sem comentários: