Discurso de Lula da Silva (excerto)

___diegophc

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Última década deverá ser a mais quente já registrada



 

Geral

Vermelho - 8 de Dezembro de 2009 - 17h38

.

Relatório da Organização Meteorológica Mundial mostra que o ano 2009 deve figurar entre os dez mais quentes desde 1850; alterações extremas provocaram inundações devastadoras, secas severas, tempestades de neve, e ondas de calor e de frio.

.

O ano 2009 deve figurar entre os dez mais quentes desde 1850, quando começaram os primeiros registros do clima analisados pela Organização Meteorológica Mundial.
.
Trata-se até agora do 5º ano de maior calor dos últimos 160 anos, segundo relatório parcial da OMM divulgado nesta terça-feira que será usado nos debates da Conferência da ONU sobre Mudança Climática.
.
A década entre 2000 e 2009 também deverá ser a mais quente já registrada. As temperaturas acima da média foram sentidas na maior parte das regiões, com exceção dos Estados Unidos e Canadá, que tiveram mais frio do que a média.
.
Alterações extremas provocaram inundações devastadoras, secas severas, tempestades de neve, e ondas de calor e de frio.
.
O relatório indica que o sul da Ásia e da América do Sul e a Austrália foram os mais afetados por períodos quentes e intensos, principalmente entre os meses de março e maio.
.
Países como o Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina tiveram temperaturas diárias no outono entre 30ºC e 40ºC, números recordes para a estação. A OMM também cita o nordeste e o sul do Brasil como as regiões mais afetadas por chuvas pesadas e inundações no mesmo período.
.
Na África Oriental houve forte escassez de alimentos devido às secas, e no Quênia, prejuízos na colheita de milho e mortes de animais. Já na África Ocidental as tempestades em setembro afetaram mais de 100 mil pessoas.
.
Os dados foram coletados com informações preliminares de estações climáticas, navios, bóias e satélites. O relatório completo será publicado em março de 2010.

Fonte: Rádio das Nações Unidas

.
.

.
.
 

Sem comentários: